Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ISCO - PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (11.01.45.04)
Código: PCSA0045
Nome: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 25 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos da Comunicação Científica; Conceito e tipos de Comunicação Científica; Estruturação de um artigo científico e de um projeto; Editoração Ética e Relevância da Comunicação Científica; Aula (Laboratório de Informática), ferramentas-Mendeley e EndNote; Busca em base de dados (Banco de dados); Ferramentas para uso e adequação dos manuscritos às normas de uma revista; Comunicação Editorial: Carta de apresentação (Cover Letter); Revisão de manuscritos; Resposta a revisores. Comunicação nas Produções: Redação de Manuscritos (Pontos gerais); Escolha de Periódicos. Comunicação Visual: Mapas de distribuição; Figuras com fotos; Ilustração Científica.
Referências: 1. Bourne PE (2005) Ten simple rules for getting published. PLoS Comput Biol 1(5): e57 2. Farji-Brener, A. G. 2003. Uso correcto, parcial e incorrecto de los términos “hipótesis” y “predicciones” en ecologia. Ecologia Austral 13:223-227. 3. Farji-Brener, A. G. 2004. ¿Son hipótesis las hipótesis estadísticas? Ecologia Austral 14:201-203. 4. Farji-Brener, A. G. 2009. ¿Ecólogos o Ególogos? Cuando las ideas someten a los datos Ecologia Austral. 19:167-172. 5. Horn, K. 2001. The consequences of citing hedged statements in scientific research articles. Bioscience. 51(12).1086-1093. 6. Kinne, O. 1988. The sientific process – its links, functions and problems. Naturwissenschaften. 75: 275-279. 7. Luukkonen, T.; Persson, O.; Sivertsen, G.; 1992. Understanding patterns of international scientific collaboration. Science, Tecnology & Human Values. 17(1). 101-126. 8. Mackay, R. J. 1995. Writing readable papers: how to tell a good story. Bulletin of the North American Benthological Society 12(3): 381-388. 9. Sayer, E. 2016. The Functional Ecology short guide to scientific writing at http://www.functionalecology.org/view/0/guidetowriting.html. 10. Schofleld, E. K. 2002. Quality of graphs in scientific journals: an exploratory study. Science Editor. 25(2). 39-41. 11. Toft, C. A. 1998. Oral presentations at scientific meetings. Herpetologica 54(suppl.) s67-s75. 12. Volpato, G. L. 2011. Método lógico para redação científica. Editora Best Writing. 320p. 13. Volpato, G. L. 2015. Guia prático para a redação científica. Editora Best Writing. 268p. Volpato, G. L. 2016. Dicas para redação científica – 4ª. edição – revisada e ampliada. Editora Cultura Acadêmica. 288p.

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