Entre os dias 1 e 3 de março, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, abrigará o seminário de pesquisa Territórios tradicionais, conservação e políticas públicas: conflitos e proposições. O encontro, que será aberto ao público geral, reunirá dezenas de participantes, com ampla participação de povos e comunidades tradicionais nos espaços.
O objetivo do evento é debater pressões e ameaças a territórios tradicionalmente ocupados, buscando promover reflexões sobre o campo das políticas públicas ambientais e territoriais que afetam os grupos em questão. Mais especificamente, as mesas do seminário abordarão temas como sobreposições territoriais com unidades de conservação, organização social e gestão de territórios, políticas de educação e geração de renda, ecologia histórica, reforma agrária, parcerias científicas, entre outros.
O seminário é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), por meio de um acordo de cooperação que apoia o projeto de pesquisa intitulado “Comunidades tradicionais, conservação ambiental e políticas territoriais”, que se debruça sobre esses tópicos a partir de quatro situações, principalmente: o território caiçara na Jureia, no litoral de São Paulo, e territórios situados nas bacias dos rios Xingu, Trombetas e Tapajós, no Pará.
Contaremos com uma extensa programação que inclui uma sessão inaugural com presença das instâncias superiores da UFOPA, assim como os coordenadores do projeto dos estados de São Paulo e Pará, e palestra de abertura conduzida por Manuela Carneiro da Cunha, antropóloga e professora da USP, e Adriana Souza Lima, liderança caiçara, educadora popular e representante junto ao Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). Nos dias 2 e 3 de março acontecerão mesas com representação de diferentes lideranças de povos tradicionais com mediação e comentários de especialistas e professores das diferentes universidades.
No primeiro dia (01/03) a programação terá início à noite, a partir das 19:00, se estendendo até às 21:30.
No segundo e terceiro dia (02-03/03) a programação terá início às 09:00 e se estenderá até às 19:00, com intervalo para almoço entre 12:00-14:00.
Docentes, discentes, pesquisadores
Comunidades tradicionais, autoridades públicas, pesquisadores
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa v4.9.7_2024.11.21