Notícias > “NEOEXTRATIVISMO E GRANDES PROJETOS ESPACIAIS: CONFLITOS E RESISTÊNCIAS NOS TERRITÓRIOS” SERÁ O TEMA DA “QUINTA GEOGRÁFICA” DESTA EDIÇÃO DE JULHO/2024

O evento ocorrerá na quinta-feira, 18 de julho de 2024 a partir das 08h30min no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon – Ufopa/Santarém

O evento “Quinta Geográfica” apresenta a sua programação deste mês de julho de 2024, com debate sobre os conflitos e lutas que surgem da eminência e execução de grandes empreendimentos no país. A proposta de realização é do Curso de Geografia do Iced/Ufopa (Instituto de Ciências da Educação / Universidade Federal do Oeste do Pará), e será realizado no Auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon, campus de Santarém, a partir das 08h30min na quinta-feira, 18/05.

Nesta edição, o evento terá o debate sobre o tema “Neoextrativismo e grandes projetos espaciais: conflitos e resistências nos territórios”, e contará com os palestrantes: Gislaine Carolina Monfort (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados) e Lucas Felipe Echer Araújo (Mestrando em Geografia na Universidade Federal da Grande Dourados). A mediação da fala do palestrante será conduzida pelo docente do curso de Geografia da Ufopa, Rafael Zílio Fernandes.

O evento tem como objetivo construir um diálogo sobre o avanço do neoextrativismo e dos megaprojetos na América Latina e no Brasil, destacando dois grandes empreendimentos em debate no país: a Ferrogrão e a Nova Ferroeste, e seus impactos territoriais e socioambientais em Terras Indígenas, territórios de povos tradicionais e áreas de proteção ambiental. Os grandes empreendimentos têm sido conduzidos ao longo das últimas décadas para atender às dinâmicas do capital financeiro internacional e do mercado de commodities, sendo promovidos por meio de violações contra os direitos territoriais indígenas e de povos tradicionais, além de seu direito à consulta prévia, livre e informada, garantido pela Convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Diante desse cenário, movimentos indígenas e organizações políticas de povos tradicionais têm denunciado, em âmbito nacional e internacional, a ascensão dos grandes empreendimentos como “projetos de morte”. Nesse sentido, o diálogo abordará, a partir da Geografia, questões sobre tensões, resistências e lutas territoriais.

As inscrições são gratuitas e feitas através do link: https://forms.gle/A4anTNtNHhyZGaN77. Haverá certificado com carga horária de 4 horas. O preenchimento deste formulário não garante a emissão de certificado. As inscrições serão confirmadas no evento a partir da assinatura em “Lista de Frequência”.

A organização do evento “Quinta Geográfica”, nesta edição de julho de 2024, será de responsabilidade da Turma 2021 do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa, que propuseram o tema, além de convidar os palestrantes.

 

SERVIÇO:

Título do Evento: QUINTA GEOGRÁFICA – Edição de julho/2024

Tema: “Neoextrativismo e grandes projetos espaciais: conflitos e resistências nos territórios”

Palestrantes:

Gislaine Carolina Monfort (Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados);

Lucas Felipe Echer Araújo (Mestrando em Geografia na Universidade Federal da Grande Dourados).

Mediador: Rafael Zílio Fernandes (docente do curso de Geografia/Ufopa).

Local: Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa/Santarém

Data e horário: 18 de julho de 2024 – quinta-feira – das 08:30h às 11:30h

Inscrições: https://forms.gle/A4anTNtNHhyZGaN77

Certificado com carga horária de 4 horas.

Observação: O preenchimento deste formulário não garante a emissão de certificado. As inscrições serão confirmadas no dia do evento a partir da assinatura em "Lista de Frequência".

 

Informações:

93-99130-6555 / 93-2101-3644 – E-mail: geografia@ufopa.edu.br

http://graduacao.ufopa.edu.br/geografia


Notícia cadastrada em 12/07/2024 19:47  
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa