Notícias > RETOMADA DO EVENTO “QUINTA GEOGRÁFICA” NESTE MÊS DE MARÇO TERÁ O TEMA “AMAZÔNIA NA VIRADA DO SÉCULO XX: PROCESSOS E DINÂMICAS NOS RELATOS DE VIAGEM DE MARIE OCTAVIE COUDREAU”

A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim (IFSP), e ocorrerá na quinta-feira, 21 de março de 2024 a partir das 08h30min no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon – Ufopa/Santarém

 

O evento “Quinta Geográfica” retorna a sua programação mensal a partir desta edição de março de 2024. A proposta de realização é do Curso de Geografia do Iced/Ufopa (Instituto de Ciências da Educação / Universidade Federal do Oeste do Pará), e será realizado no Auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon, campus de Santarém, a partir das 08h30min na quinta-feira, 21/03.

Nesta edição o evento terá uma palestra sobre o tema “Amazônia na virada do século XX: processos e dinâmicas nos relatos de viagem de Marie Octavie Coudreau”, e será ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim, que objetivará apresentar as contradições e fundamentos das viagens de Coudreau pelas regiões do Baixo Amazonas no princípio do século XX. Ao investigar e analisar a rica produção dos viajantes que percorreram a Amazônia na virada para o século XX, no boom da economia da borracha, é preciso entender o contexto imperialista em que se inseriam, notando que interesses econômicos, políticos etc. se mesclavam com seus desejos de catalogação zoobotânica, etnográfica e linguística; de levantamentos cartográficos de uma geografia descritiva e comparativa. Por meio de contratos firmados com os governos do Pará e do Amazonas, Marie Octavie Coudreau (1867-1938) percorreu e escreveu sobre os rios Cuminá (1900), Curuá (1900-1901), Mapuera (1901), Maicuru (1902-1903) e Canumã (1905-1906). Os objetivos de seus relatos (fundamentados em pressupostos deterministas, racistas, etnocêntricos) estavam ligados inegavelmente a interesses políticos, econômicos e territoriais das classes dominantes locais. No entanto, aos olhos da geografia contemporânea, demostram que os saberes geográficos revelam – para além daquele território desconhecido pelo estado – migrações, presença de indígenas (e conflitos inerentes ao contato com não originários), desigualdades socioeconômicas; enfim, a dinâmica de uma apropriação do território muito mais complexa e móvel que as instituições estatais imaginavam. Se são escritos datados, como documentos históricos registraram aspectos sociais e econômicos de consequências percebidas até hoje e, principalmente, a presença territorial de povos indígenas e tradicionais. A mediação da fala do palestrante será conduzida pelo docente do curso de Geografia da Ufopa, Gilber Valério Cordovil.

As inscrições são gratuitas e feitas através do link: https://forms.gle/RW5b4TscSWYLWdMA7. Haverá certificado com carga horária de 4 horas. O preenchimento deste formulário não garante a emissão de certificado. As inscrições serão confirmadas no evento a partir da assinatura em “Lista de Frequência”.

A proposta da realização do evento “Quinta Geográfica”, nesta edição de março de 2024, será de responsabilidade da Turma 2021 do curso de Licenciatura em Geografia da Ufopa, que propuseram o tema, além de convidar o palestrante.

 

SERVIÇO:

Título do Evento: QUINTA GEOGRÁFICA – Edição de março/2024

Tema: “Amazônia na virada do século XX: processos e dinâmicas nos relatos de viagem de Marie Octavie Coudreau”

Palestrante: Prof. Dr. Paulo Roberto de Albuquerque Bomfim, Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Local: Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa/Santarém

Data e horário: 21 de março de 2024 – quinta-feira – das 08:30h às 11:30h

Inscrições: https://forms.gle/RW5b4TscSWYLWdMA7

Certificado com carga horária de 4 horas.

Observação: O preenchimento deste formulário não garante a emissão de certificado. As inscrições serão confirmadas no dia do evento a partir da assinatura em "Lista de Frequência".

 

Informações:

93-99130-6555 / 93-2101-3644 – E-mail: geografia@ufopa.edu.br

http://graduacao.ufopa.edu.br/geografia


Notícia cadastrada em 17/03/2024 20:49  
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa