Notícias > Projeto de Extensão: GESTÃO DE FLORESTAS NA FLONA DE SARACÁ - TAQUERA em Faro, Oriximiná e Terra Santa, Pará

A implementação de projeto de extensão para os municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa, é de fundamental importância no fortalecimento da capacidade de gerenciar os recursos destinados ao uso das florestas públicas para produção sustentável, conforme os princípios da Lei nº 11.284/2006. Nesse percurso, o Sistema Florestal Brasileiro (SFB) associada a Política Nacional do Meio Ambiente, assume proeminência nas diretrizes sobre o planejamento para gestão das concessões florestais (BRASIL, 2006). O projeto tem como objetivo maior: Assessorar, capacitar e instrumentalizar as Prefeituras e Conselhos Municipais de Meio Ambiente dos Municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa no estado do Pará, na aplicação dos recursos financeiros advindos das concessões florestais da Flona de Saracá - Taquera (PA) para desenvolvimento florestal nos municípios.

O presente projeto tem como recorte as prefeituras e Conselhos Municipais de Meio Ambiente dos Municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa. Os três municípios estão localizados na Floresta Nacional (Flona) de Saracá-Taquera, situada no noroeste do estado do Pará. Localiza-se entre os municípios de Terra Santa, Oriximiná e Faro, na fronteira com o estado do Amazonas.

A estratégia metodológica segue as instruções da Resolução n. 141 de 29 de dezembro de 2015 (BRASIL, 2015), que estabelece a relação entre as Fundações de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional e a UFOPA. Nesse sentido segue abaixo: o cronograma de execução, previsão orçamentária, cronograma físico-financeiro, plano de aplicação financeiro, Equipe Técnica Proposta e Relação dos Bens Móveis e Imóveis da UFOPA. 

No projeto temos professoras do curso de Gestão Pública: Franciclei Maciel (coordenadora), Izaura Costa, marcia Costa (vice-coordenadoras), além de estudantes bolsistas do curso GPDR. 

 

Notícia cadastrada em 28/11/2022 16:33  
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa