Notícias > Esclarecendo as principais dúvidas para o retorno do semestre 2020.1

Informações Importantes (em forma de perguntas e resposta) para a retomada do semestre 2020.1.

 

1. Serão disponibilizados chips para uso de dados dos alunos? Se sim, quantos? Quando?

A Ufopa receberá 4.980 chips com pacote de dados mensal de 20GB de internet. Conforme informado pela RNP, os chips serão entregues para a Ufopa até a primeira quinzena de janeiro de 2021. Tão logo essa entrega seja realizada, a Proges providenciará o repasse aos estudantes mediante edital de adesão e concessão. A quantidade de chips será suficiente para atender a quase a totalidade dos estudantes de graduação matriculados no período letivo 2020.1, haja vista que o públicoalvo desse projeto constitui-se de estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita.

 

2. Serão disponibilizados chromebooks? Se sim, quantos? Quando?
A Proges, com recursos orçamentários do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) de 2020, já adquiriu 103 notebooks (chromebooks), com previsão de entrega para a primeira quinzena de 2021, para implementar política semestral de empréstimo aos estudantes público-alvo do Pnaes/ações afirmativas que não possuem notebooks, a fim de auxiliar nas atividades acadêmicas. No momento, a Proges está em processo de aquisição de mais 100 (cem) notebooks (chromebooks). Dessa forma, a estimativa é para o fornecimento de 203 notebooks.

 

3. Será possível o uso dos recursos do G-Suíte por parte dos docentes? Se sim, quando? Como?
A adesão ao GSuiteForEducation foi concluída. O Ctic está fazendo a integração com nossa base de usuários para que os servidores e discentes consigam entrar com usuário e senha da Ufopa. A previsão é de que até o final deste ano esteja disponível aos usuários.

 

4. Quantitativo de computadores que estão disponíveis e/ou serão disponibilizados aos discentes.
Serão disponibilizados, via edital de seleção, 203 notebooks (chromebooks) aos estudantes público-alvo do Pnaes.

 

5. Como solicitar instalações de softwares a esses computadores?
A instalação de softwares deve ser solicitada ao Ctic via GLPI.

 

6.Quais os horários em que serão disponibilizados os computadores no Restaurante Universitário a partir de fevereiro de 2021?
a partir de 1º de fevereiro de 2021, no horário das 8h às 18h, para acesso à internet via rede wi-fi, a fim de realizarem atividades acadêmicas. Ressalta-se que o RU terá suas atividades suspensas a partir de 18 de dezembro de 2020, com previsão de retorno em 1º de fevereiro de 2021.

 

7. Como podemos auxiliar os nossos alunos com necessidades educacionais específicas?
A Proges, por meio do Núcleo de Acessibilidade, atende aos estudantes com deficiência auditiva com atuação de 4 (quatro) tradutores e intérpretes da Libras (TILs) e 13 (treze) estudantes de graduação que atuam com monitores de acessibilidade. O atendimento educacional especializado aos estudantes perpassa por: a) capacitação do corpo docente e técnico-administrativo das Unidades Acadêmicas; b) contratação de mais servidores especializados (TILs, brailista etc.).
As ações e atividades dos bolsistas do Programa de Monitoria Acadêmica do Núcleo de Acessibilidade (Proges/Ufopa) se mantêm em funcionamento, e estes irão dar o apoio pedagógico aos alunos PcD, observando as condições de orientação remota. Nesse sentido, pedimos que os cursos enviem com antecedência o material didático que poderá ser utilizado para que estes possam ser transcritos/traduzidos/adequados para os alunos PcD.

 

8. Quais as adequações de infraestrutura estão sendo viabilizadas em caso de atividades presenciais?
- Foram instaladas pias na entrada das Unidades Tapajós e Rondon em parceria com o Projeto Escola das Águas. Estão sendo instalados dispensers com álcool em gel em pontos estratégicos, conforme estabelece o plano de biossegurança da Ufopa;
- Kits individuais de biossegurança (máscaras descartáveis, face shield e álcool em gel) estão sendo disponibilizados aos servidores e alunos que precisarem desenvolver atividades presenciais. Estamos sem estoque de máscaras descartáveis, aguardando a chegada das máscaras reutilizáveis;
- Kit de proteção individual (álcool em gel 70% e máscara facial reutilizável) para os alunos: a Proges atuou em processo de aquisição de máscaras reutilizáveis para estudantes e servidores da Ufopa que necessitarem realizar atividades semipresenciais ou presenciais. Nesse sentido, será montado um kit com máscara e álcool em gel, adquirido pela RIDH, para cada estudante. Cada aluno receberá duas máscaras
reutilizáveis. A distribuição do álcool será feita até findar o estoque. Dispensers para álcool em gel estarão distribuídos em pontos estratégicos;
- A Universidade passará por uma sanitização 15 dias antes do retorno do semestre letivo;
- Docentes e discentes poderão utilizar as salas de aula para realizar/acompanhar as aulas remotas ou gravar/buscar material. Serão implantadas, as "Salas inteligentes". Estas salas possuem computador, webcam, mesa digitalizadora e TV. As salas terão marcações conforme estabelece o Plano de Biossegurança da Ufopa - 3 m de distanciamento entre a mesa do professor e do aluno e 1,5 m entre as carteiras;
- O treinamento para utilização da sala será realizado pela Progep/Proplan no período de 20 a 31 de janeiro de 2021. Em breve, as inscrições estarão disponíveis no site da Progep;
- O agendamento para utilização das salas deverá ser feito ao setor administrativo do Instituto, que entrará em contato com a seção de Gestão de Espaço da Sinfra para a viabilização.

 

Qualquer dúvida, entrar em contato com a coordenação de BSI através do email: coord.bsi@ufopa.edu.br


Notícia cadastrada em 21/12/2020 18:45  
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