Discutindo e apresentando caminhos, a professora da Ufopa e ex-reitora da Universidade, Raimunda Monteiro, se prepara para lançar o livro Amazônia: espaço-estoque, a negação da vida e esperanças teimosas. O lançamento está marcado para sábado, 7 de agosto, a partir das 17h, no canal do Instituto de Ciências da Educação (Iced) no YouTube.
A obra trata do modelo de integração da Amazônia ao Brasil e ao mundo, e das consequências para os seus povos, no contexto dos 50 anos de construção da Rodovia Transamazônica. Exploração, ocupação desordenada, violência contra os povos, devastação e destruição ambiental ocupam muitas das páginas, que abrem espaço também para falar de esperança.
O livro de Raimunda Monteiro, docente lotada no curso de Gestão Pública e Des. Regional, produzido no âmbito de estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, tem a orientação de Boaventura de Sousa Santos, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, "Distinguished Legal Scholar" da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin/Madison e diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Lançamento – A transmissão ao vivo contará com convidados, como o jornalista Manoel Dutra, o indigenista Sidney Possuelo, o produtor rural e sindicalista Avelino Ganzer, o jornalista Rubens Valente, as lideranças indígenas Cacique Mobu Udo (Arara de Cachoeira Seca), Lorena Curuaia, a pesquisadora Ana Paula Souza e o físico Ennio Candotti, ex-diretor do Museu da Amazônia e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que assina o prefácio da obra.
Comunicação/Ufopa