A Amazônia é foco de interesse internacional, com mais de 80% de sua floresta tropical preservada, possuindo a maior rede fluvial e a mais diversificada ictiofauna do planeta. O curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca foi implementado na UFOPA dentro deste contexto, onde a atividade pesqueira é uma das principais atividades econômica tradicionalmente desenvolvida na região e altamente relevante para estrutura socioeconômica da população.
Tanto a pesca quanto a aquicultura são atividades produtivas que vem causando impactos ambientais na região, envolvendo uma forte interação do homem com o ambiente aquático. O curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca, através dos profissionais por ele formados, tem um importante papel no processo de modernização do setor pesqueiro e conscientização da sociedade para a conservação do ambiente e utilização racional desses recursos.
Para tanto, recebem durante o curso, uma formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e ética, para aplicar métodos e tecnologias sustentáveis no cultivo, ordenamento, manejo, captura, transporte, industrialização, inspeção e comercialização de recursos aquáticos e seus derivados. Nesse sentido, a concepção do Curso é fundamentada na pluralidade e na interdisciplinaridade, incorporando um desenho inovador necessário para responder às demandas de uma formação acadêmica pautada em princípios éticos e norteados pela responsabilidade socioambiental, dignidade humana, direito à vida, participação e solidariedade.