O Curso de Bacharelado em Geologia da Universidade Federal do Oeste do Pará, criado em 2011, é classificado como um curso de Excelência no INEP/MEC, com Conceito 4 (Acesse AQUI), e desempenha um papel fundamental para a sociedade, tendo como objetivo a formação de profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado, comprometidos com o desenvolvimento regional sustentável e com a pesquisa científica, frente às novas tecnologias e dentro de uma visão globalizada, sem perder a sua identidade Amazônica.
O curso de Geologia permite a formação de um profissional capaz de atuar em uma área bastante diversa, como por exemplo: na busca e exploração de depósitos minerais e energéticos; conservação, gerenciamento e exploração dos recursos hídricos; na prevenção e mitigação de desastres naturais; execução de mapeamento geológico; preservação ambiental; avaliação de fundações e estabilidade de encostas no planejamento e construção de obras de engenharia; Geologia forense; Geotecnologias entre outras.
O Geólogo pode trabalhar em empresas de mineração, petroquímica, construção civil, consultoria ambiental entre outras. Também pode atuar em órgãos públicos, como agências reguladoras (p. ex.: Agência Nacional de Mineração; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), autarquias (p.ex.: Serviço Geológico do Brasil), empresa estatal de economia mista (p.ex.: Petrobras) e institutos de pesquisa (p.ex.: Museu Paraense Emilio Goeldi; Museu Nacional). Além disso, pode se dedicar à pesquisa acadêmica e ao ensino em diferentes níveis.
Para isso, a Geologia utiliza ferramentas e tecnologias que permitem analisar os materiais que constituem a Terra, como as rochas, os minerais, os solos, fósseis, recursos hídricos e os processos internos e externos que afetam a sua estrutura e superfície, como os movimentos das placas tectônicas, os vulcões, os terremotos, a erosão e o clima.
A Geologia também contribui para a construção civil, a engenharia ambiental e a agricultura. Parte importante dos materiais inorgânicos presentes na sociedade moderna tem em sua origem, a atuação de um Geólogo. Metais, plásticos, tintas, combustíveis fósseis, componentes eletrônicos, construção civil, joalherias, borrachas e tecidos sintéticos são exemplos de matérias primas que possuem na sua indústria, a participação deste profissional em diversos níveis. Na sua mesa de escritório, por exemplo: do clipe à caneta, da grafite ao computador, do papel ofício à borracha... tem materiais obtidos por meio da atuação de um Geólogo.
Geologia é vivenciar a cada dia, um planeta repeleto de supresas e aventuras!
Telefone/Ramal:
E-mail: rick.oliveira@ufopa.edu.br