Apresentação

O curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Universitário de Juruti (CJUR) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) iniciou suas atividades presenciais em novembro de 2017. A expansão da UFOPA como multicampi visa favorecer e ampliar as oportunidades de acesso à universidade pública e gratuita no Baixo Amazonas. Os campi trabalham em sinergia com a UFOPA sede (Santarém), gerando assim, possibilidades para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão nesta região, bem como colaborando para formação de mão de obra qualificada.

Diante desse contexto, e em função da vocação regional para agricultura, da presença de demanda populacional pela produção de alimentos e da necessidade de formação e qualificação técnica de profissionais com nível superior, justificou-se a criação e implementação pela UFOPA do Curso de Agronomia no município de Juruti. Com isso firmou-se um compromisso para o desenvolvimento regional dentro dos preceitos de sustentabilidade, nas diversas áreas em que esse profissional atuará. Dentre as peculiaridades regionais e locais, o curso estabeleceu ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios: i) O respeito à fauna e à flora; ii) A conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; iii) O uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente; iv) O emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e v) O atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais (Resolução CNE/CES Nº 01, de 02 de fevereiro de 2006).

O curso de Bacharelado em Agronomia do CJUR/UFOPA é distribuído em 10 semestres, sendo o tempo mínimo para conclusão de 5 (cinco) anos, e o máximo de 7,5 (sete e meio) anos. A matriz curricular é composta de: i) 3150h de disciplinas obrigatório; ii) 180h de disciplinas optativas; iii) 180h de Estágio Supervisionado Obrigatório; iv) 100h de Atividades Complementares; v) 60h de Trabalho de Conclusão de Curso; e vi) 410h de Atividades de Extensão, totalizando uma carga horária de 4080h para integralização do curso. O objetivo do curso é formar agrônomos com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, aptos a promover, orientar e administrar a utilização e a otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, em consonância com os preceitos de proteção ambiental, além de planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável; inclusive na agricultura familiar, modelo regional predominante, sendo capazes de orientar e solucionar problemas levando em consideração o interesse econômico-social-ambiental, também no contexto amazônico, onde a sustentabilidade do sistema de produção deverá ser prioritária.

Coordenação do Programa: DAYSE DRIELLY SOUZA SANTANA VIEIRA

Telefone/Ramal: (93) 99199-1942

E-mail: dayse.vieira@ufopa.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL EM AGRONOMIA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Agrárias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.ufopa.edu.br/juruti/
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 20/09/2021 - 27/09/2021 · Matrícula para o período 2021.1.
  • 13/09/2021 · Início do período letivo 2021.1.
  • 07/03/2022 - 14/03/2022 · Matrícula para o período 2021.2.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2021 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa