O novo curso de Licenciatura em Física, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Ufopa em 6 de dezembro de 2023. O curso começou a ser pensado em abril de 2022, quando o Colegiado da Licenciatura Integrada em Matemática e Física aprovou a separação do curso em duas licenciaturas distintas. O grupo de trabalho do projeto pedagógico foi composto pelos professores Nilzilene Gomes de Figueiredo, Alex Júnior de Freitas Cabral, Wagner Pinheiro Pires e Lilian Cristiane Almeida dos Santos.
O objetivo geral da Licenciatura em Física é formar professores de Física para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio com conhecimentos teóricos e práticos, visão interdisciplinar e comprometidos com a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da educação básica, em especial da região Amazônica, mas com potencial para atuação em diversos contextos e regiões do Brasil.
Justificativa – O curso de Licenciatura em Física da Ufopa surge como uma proposta que busca atender tanto à demanda de professores de Ciências da Natureza, habilitados em Física para os anos finais do ensino fundamental, quanto à de Física para o ensino médio, o que vai ao encontro das atuais mudanças do currículo da educação básica, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também busca valorizar aspectos interdisciplinares com as outras Ciências da Natureza, como a Biologia e a Química, assim como a Astronomia, que vem ganhando cada vez mais espaço no currículo escolar.
Demanda histórica – Por outro lado, o curso também busca atender a uma demanda histórica de formação de professores de Física, em especial na região Norte do País, que tem apenas 18% dos professores atuantes que são formados em Física, possibilitando que professores sejam formados com conhecimentos sólidos na área e no menor tempo possível para contribuir com o processo de alfabetização científica de estudantes de nossa região. Na estrutura curricular busca-se articular teoria e prática desde o início da formação, bem como valorizar aspectos da região Amazônica para abordagem dos fenômenos físicos.
Número de vagas anuais - São oferecidas 40 vagas anuais desde 2024 nos processos seletivos da Ufopa, em turnos alterados a cada ano (nos anos pares as vagas são para o NOTURNO e nos anos ímpares para o turno MATUTINO). A primeira turma ingressou em 2024 no período NOTURNO e a segunda turma em 2025 no período MATUTINO.
Telefone/Ramal: (93) 2101-3609
E-mail: fisica.iced@ufopa.edu.br