CONCEPÇÃO DO CURSO O Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra tem em sua concepção uma formação flexível e interdisciplinar, respaldada nas ações integradoras de ensino, pesquisa e extensão. A partir desta concepção, o presente Projeto de implantação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra (BICdT) da UFOPA, procura atender uma demanda regional por profissionais com formação geral e sistêmica dos principais problemas da Amazônia, nas áreas da Geociências com ênfase em Geologia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. O percurso acadêmico do BICdT está alinhado ao modelo acadêmico dos Bacharelados Interdiscilplinares da UFOPA e aos Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares (2010), que adota uma formação em ciclos: Ciclo de Formação Graduada Geral (FGG) e um Ciclo de Formação Graduada Profissional (FGP). O primeiro ciclo corresponde ao Bacharelado Interdisciplinar, uma formação geral, o qual confere grau acadêmico em nível de graduação na grande a´rea de conhecimento das Geociências. Na sequencia, o segundo ciclo, de caráter opcional, permitida somente aos alunos que concluíram o curso de BICdT, consta da progressão acadêmica, efetivada de acordo com o Regimento de Graduação (Resolução 177/CONSEPE/UFOPA), capítulo I, Seção II, que trata acerca “Das Formas de Ingresso nos Cursos”. Ao ingressar no segundo ciclo, o aluno estará dedicado à formação profissional (FGP) e proporcionará ao discente formação em área do conhecimento específica, de acordo com as profissões estabelecidas pelo Ministério da Educação – MEC, que para o Programa de Ciências da Terra (PCdT) corresponde às profissões: Geólogo, Meteorologista e Geofísico. O discente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra, cursa os conteúdos cujo percurso conta com um núcleo comum de disciplinas obrigatórias e um elenco de disciplinas eletivas dos bacharelados profissionais em Ciências da Terra, possibilitando ao aluno direcionar sua formação para as áreas de geologia, geofísica e ciências atmosféricas ou ainda, compor seu currículo com disciplinas de outras áreas afins. Esta flexibilidade se reflete na possibilidade do discente realizar um percurso acadêmico entre estas três citadas ênfases. E, portanto, abarcar uma formação acadêmica com visão sistêmica, integrada e composta por eixos temáticos essenciais à compreensão e resolução de problemas regionais, tais como: geologia, geofísica e o clima regional. Ademais atividades complementares e de estágio não obrigatório complementam a formação do aluno para um perfil que o direcione para temáticas ambientais.
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