Apresentação

O Bacharelado em Antropologia da UFOPA objetiva preparar o discente para as diversas frentes de atuação profissional como antropólogo, conferindo-lhe competências e habilidades gerais e específicas de caráter teórico-conceitual e de caráter metodológico-instrumental, bem como preceitos éticos para o exercício da profissão. Assim, visa não só a desenvolver habilidades de raciocínio analítico, sintético, interpretativo, especulativo e sistemático, mas também a articulá-las com questões de interesse político, social e cultural no exercício prático do ofício de antropólogo.


Assentado em perspectivas teóricas variadas e voltado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de preparação para um mercado de trabalho que exige sólida capacidade reflexiva e prática, sobretudo para intervenção em realidades específicas das sociedades amazônicas, o curso assume missão inovadora na UFOPA e pretende formar cidadãos e profissionais sensíveis e habilitados para atuar nos contextos local, regional, nacional e transnacional, tendo sempre em vista o princípio do respeito e da valorização da diversidade das populações humanas.


Nesse sentido, o Bacharelado em Antropologia faz um grande investimento na capacitação dos alunos para a pesquisa teórica e aplicada, através de diferentes disciplinas metodológicas, da iniciação em pesquisas científicas e da realização de trabalhos de campo.


A formação em áreas de domínio específico abrange teorias antropológicas clássicas e contemporâneas, bem como as contribuições mais relevantes da produção brasileira nessa área de conhecimento. A formação metodológica envolve o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, bem como experiências de treinamento em campo.


Numa perspectiva interdisciplinar, o curso propicia ainda uma formação humanística mais ampla, em que o aluno entra em contato com áreas afins, tais quais Sociologia, História, Economia, Arqueologia, e tem a oportunidade de interlocução com subáreas conexas das Ciências Sociais, além de transitar por outras áreas de conhecimento dentro e fora do Instituto de Ciências da Sociedade.

Coordenação do Programa: FLORENCIO ALMEIDA VAZ FILHO

Telefone/Ramal:

E-mail: florencio.vaz@ufopa.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL EM ANTROPOLOGIA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.ufopa.edu.br/ics/graduacao/antropologia/
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
  • 15/01/2024 · Início do período letivo 2023.2.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa