Présentation

O Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais está inserido no contexto regional amazônico, mais especificamente na região Oeste do Estado do Pará.

A região amazônica configura-se como área de maior floresta tropical do mundo, com uma grande diversidade de povos originários, atores sociais com diferentes parâmetros culturais, tais como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, agricultores, além d e uma população urbana diversificada, constituída de pessoas oriundas de todas as regiões de Brasil. Essa região, cujo histórico de ocupação sempre esteve pautado da exploração de recursos naturais e uso predatório do território, as custas de usurpação dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais. Tal configuração socioambiental e cultural deste ecossistema, reflete-se em intimas e relações sociedade – natureza, resultado em grandes conflitos socioambientais. Neste sentido, a criação do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, se justifica na necessidade de formação de profissionais que compreendam toda essa dinâmica, que possuam uma abordagem interdisciplinar e estejam aptos atuarem par aa contrição de meios de vida sustentáveis na Amazônia.

A sede do Bica é a Ufopa, Campus de Santarém. Esse município paraense em forte desenvolvimento, está situado na região do oeste paraense, na mesorregião do Baixo Amazonas, na microrregião de Santarém e localizado na margem direita do rio Tapajós, na sua confluência com o rio Amazonas. Distante aproximadamente 807 quilômetros, em linha reta, da capital do Estado. Santarém foi fundada em 22 de junho de 1661 e elevada à categoria de cidade em 24 de outubro de 1848. O acesso a Santarém ocorre por vias terrestres (BR 163 Santarém- Cuiabá), aéreas e hidroviárias.

A cidade se encontra com parte de sua infraestrutura implantada, embora ainda haja nela demandas da contemporaneidade como: visão sustentável, acesso às tecnologias de ponta, infraestrutura adequada e saneamento em 100% de sua planta geográfica. Nela se verificam os transtornos típicos das metrópoles contemporâneas, como transporte urbano deficiente, principalmente nos momentos de pico, problemas na área de segurança pública, atendimento à saúde e falta de compreensão coletiva quanto ao uso de espaços públicos, sistema educacional incipiente às demandas contemporâneas, entre outros.

A cidade de Santarém representa ainda grande influência para o contexto regional, com uma população de 331.937 mil habitantes (IBGE, 2022), Santarém é um pólo de importância referência para todos os municípios do Oeste do Pará, o qual juntos, conferem uma população de 1.054.779 habitantes (IBGE, 2022). Toda a região é área de influência da Ufopa, com população superior a de alguns Estados da região norte, dentre eles Roraima com 636.303 habitantes, Amapá (733.508 habitantes) e o Acre (733.508 habitantes) (IBGE, 2022).

Neste contexto, o curso de Bica visa atender a demanda pela formação de bacharéis capacitados para a compreensão sobre o desenvolvimento da região amazônica em especial para o Oeste do Pará, uma área de intensa dinâmica socioambiental na Amazônia, com uma população expressiva que necessita de profissionais com essa formação. O curso atende não apenas de Santarém, como também as demais cidades dessa região.

Coordination du Programme: AMANDA ESTEFANIA DE MELO FERREIRA

Téléphone/Extension: (93) 2141-4982

E-mail: bica.cfi@ufopa.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS Domaine de Connaissance CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Accord Académique: Indisponible Pour le Moment Cours Modalité: Presencial
Calendrier Restez sur les événements liés à notre calendrier académique.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Les frais de scolarité pour la période 2023.2.
  • 15/01/2024 · Début du mandat 2023.2.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Les frais de scolarité pour la période 2023.2.
Nouvelles Vedi sotto le notizie disponibili per il nostro corso.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa