Apresentação

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFOPA tem como objetivos:

Geral:

Formar professores/profissionais em nível superior para a docência no campo da gestão e nos diferentes níveis e modalidades de ensino, atuando na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio Modalidade Normal, na Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam exigidos conhecimentos pedagógicos para organizar, gerir e avaliar as diferentes dimensões do trabalho pedagógico em âmbito escolar e não-escolar, bem como na produção e difusão do conhecimento do campo educacional.

Específicos:

 

- Realçar o comprometimento profissional do pedagogo com sua área de atuação, tanto na educação básica como em espaços em que sejam necessários acionar conhecimentos pedagógicos;

- Capacitar profissionais para trabalhar com a educação formal e informal, integrando-se à sociedade através dos movimentos sociais, da educação não escolar, das ações comunitárias e empresariais, além de outros espaços.

- Oportunizar o conhecimento sobre a complexidade educacional e sociocultural do Brasil e da região Oeste do Pará.

- Estimular a criação de atividades investigativas que instiguem à produção de pesquisas educacionais regionais.

- Proporcionar o entendimento das políticas de inclusão no contexto institucional educativo, promovendo a valorização diferença e diversidade social.

- Desenvolver habilidades profissionais para atuar nas diferentes modalidades de ensino, tornando-os capazes de acionar soluções para problemas relativos à determinadas realidades educacionais.

- Fomentar o pensamento crítico reflexivo desses profissionais pautados em uma consciência ética da profissão.

- Constituir integração com a rede pública de ensino de Santarém e região, criando oportunidades de vínculos entre Universidade e Comunidade.

Coordenação do Programa: EVERALDO ALMEIDA DO CARMO

Telefone/Ramal:

E-mail: everaldo.carmo@ufopa.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM PEDAGOGIA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
  • 15/01/2024 · Início do período letivo 2023.2.
  • 02/01/2024 - 09/01/2024 · Matrícula para o período 2023.2.
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa