Projet Pédagogique de Cours

O profissional será habilitado para atuar profissionalmente com sensibilidade cultural e política nas aldeias, comprometendo-se com os projetos de seu povo, visando a manutenção de sua cultura e tradições para o fortalecimento étnico.

Deve ainda estar habilitado para a pesquisa, ensino e, intervir em ações práticas, estando em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica, de 29 de maio de 2024 e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas, de 7 de janeiro de 2015, especificamente o art. 7º, na Seção I, os cursos destinados à formação inicial e continuada de professores indígenas devem prepará-los para:

I - Atuação e participação em diferentes dimensões da vida de suas comunidades, de acordo com as especificidades de cada povo indígena;
II - Conhecimento e utilização da respectiva língua indígena nos processos de ensino e aprendizagem;
III - Realização de pesquisas com vistas à revitalização das práticas linguísticas e culturais de suas comunidades, de acordo com a situação sociolinguística e sociocultural de cada comunidade e povo indígena;
IV - Articulação da proposta pedagógica da escola indígena com a formação de professores indígenas, em relação à proposta política mais ampla de sua comunidade e de seu território;
V - Articulação das linguagens orais, escritas, midiáticas, artísticas e corporais das comunidades e povos indígenas no âmbito da escola indígena;
VI - Apreensão dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento escolarizado e sua utilização de modo interdisciplinar, transversal e contextualizado no que se refere à realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades e povos indígenas;
VII - Construção de materiais didáticos e pedagógicos multilíngues, bilíngues e monolíngues, em diferentes formatos e modalidades;
VIII - Construção de metodologias de ensino e aprendizagem que sintetizem e potencializem pedagogias ligadas às especificidades de cada contexto escolar indígena;
IX - Compreensão das regulações e normas que informam e envolvem a política educacional dos respectivos sistemas de ensino e de suas instituições formadoras;
X - Compromisso com o desenvolvimento e a aprendizagem do estudante da escola indígena, promovendo e incentivando a qualidade sociocultural da Educação Escolar Indígena;
XI - Firme posicionamento crítico e reflexivo em relação à sua prática educativa, às problemáticas da realidade socioeducacional de suas comunidades e de outros grupos sociais em interação;
XII - Vivência de diferentes situações de ensino e aprendizagem a fim de avaliar as repercussões destas no cotidiano da escola e da comunidade indígena;
XIII - Adoção da pesquisa como base pedagógica essencial da construção do itinerário formativo, com vistas a uma melhor compreensão e avaliação do seu fazer educativo, do papel sociopolítico e cultural da escola, da realidade dos povos indígenas e do contexto sociopolítico e cultural da sociedade brasileira em geral;
XIV - identificação coletiva, permanente e autônoma de processos educacionais em diferentes instituições formadoras, inclusive daquelas pertencentes a cada povo e comunidade indígena.

1 - COMPETÊNCIAS:

  • Diagnosticar a realidade social, cultural, ambiental e educacional das comunidades indígenas, propondo possíveis soluções para as dificuldades existentes;
  • Dominar o conhecimento científico e metodológico de sua formação;
  • Entender o processo histórico, antropológico e linguístico acerca dos grupos indígenas;
  • Mediar as relações sociais da escola indígena com a comunidade educativa mais ampla;
  • Dialogar com os saberes da academia e das comunidades indígenas;
  • Articular os variados espaços formativos da comunidade indígena, como a família, escola e movimentos sociais;
  • Apropriar-se das legislações que fundamentam sua formação docente, bem como seus direitos e deveres;
  • Promover instrumentos necessários à compreensão das linguagens formais e informais, adequando as situações vividas nas comunidades indígenas;
  • Planejar e executar atividades pedagógicas nas escolas indígenas;
  • Participar da construção do Projeto Político Pedagógico;
  • Estabelecer diálogos interculturais, os quais perpassam as relações sociopolíticas, culturais e pedagógicas das escolas e suas comunidades.

 

2 - HABILIDADES:

  • Atuar e participar em diferentes dimensões da vida de suas comunidades, de acordo com as especificidades de cada povo indígena;
  • Realizar pesquisas com vistas à revitalização das práticas linguísticas e culturais de suas comunidades, de acordo com a situação sociolinguística e sociocultural de cada comunidade e povo indígena;
  • Articular a proposta pedagógica da escola indígena com a formação de professores indígenas;
  • Articular as linguagens orais, escritas, midiáticas, artísticas e corporais das comunidades e povos indígenas no âmbito da escola indígena;
  • Desempenhar atitudes que envolvem os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento acadêmico e sua utilização de modo intercultural, transversal e contextualizado no que se refere à realidade sociocultural, econômica, política e ambiental das comunidades e povos indígenas;
  • Construir materiais didáticos e pedagógicos multilíngues, bilíngues e monolíngues, em diferentes formatos e modalidades;
  • Apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que sintetizem e potencializam pedagógicas ligadas às especificidades de cada contexto escolar indígena;
  • Promover e incentivar a qualidade sociocultural da Educação Escolar Indígena;
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