Projet Pédagogique de Cours

Considerando a missão da UFOPA de “Produzir e socializar conhecimentos, contribuindo para a cidadania, a inovação e o desenvolvimento na Amazônia” (PDI 2024-2031) e as questões socioeconômicas e ambientais do bioma Amazônico, o curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Rurópolis, a partir da sólida formação científica e de cidadania a ser aportada aos seus egressos, pretende formar profissionais com aptidão para:

 

a) Compreender o contexto sociocultural, econômico, ambiental e político, interpretar adequadamente a complexidade das diferentes situações que se apresentarem, de modo a resolver problemas e transformar a realidade com vistas a uma melhor qualidade de vida para todos;

 

b) Ser capaz de interagir com diferentes grupos sociais, respeitando as diferenças etnoculturais, auxiliando na sua organização e participação social;

 

c) Avaliar, produzir e difundir conhecimentos, integrando, associando saberes e promovendo interfaces com outras áreas do conhecimento;

 

d) Trabalhar em equipe e/ou grupos, compreendendo suas posições e espaços sócio profissionais no mundo do trabalho, articulando parcerias, envolvendo entidades, agregando pessoas e explorando, consequentemente, as potencialidades disponíveis;

 

e) Comunicar eficientemente ideias, argumentos e conhecimentos de forma oral e escrita;

 

f) Atuar com espírito empreendedor, potencializando a geração e aplicação de novas técnicas, produtos, processos e serviços, e respeitando os preceitos de conservação ambiental e com vistas ao desenvolvimento socioeconômico;

 

g) Trabalhar com diferentes racionalidades agronômicas, estilos e modelos de agricultura, concebendo, projetando, manejando e avaliando, sustentavelmente, agroecossistemas e cadeias produtivas, levando em consideração eventuais limitações e potencialidades regionais;

 

h) Estar apto a desenvolver e trabalhar com ferramentas digitais de modernização da agricultura e contribuir com o desenvolvimento agrário regional;

 

i) Desenvolver soluções tecnológicas, científicas e socioambientais para o desenvolvimento humano;

 

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j) Mobilizar conhecimentos para manejo agroecológico de agroecossistemas, adicionalmente com atenção aos conhecimentos tradicionais voltados à agricultura indígena, quilombola e de demais populações tradicionais;

 

k) Contribuir na construção de modelos de desenvolvimento sustentável, com atenção às práticas exitosas dos conhecimentos tradicionais voltados à agricultura indígena, quilombola e de demais populações tradicionais;

 

As atividades formativas contribuem para a formação de lideranças no oeste paraense, uma vez que esses egressos poderão difundir conhecimentos técnicos e científicos, sendo replicadores de informações capazes de qualificar a atuação em suas respectivas comunidades de origem. Além disso, as atividades de extensão, de pesquisa e trabalhos de campo, permitem intercâmbio de experiências entre discentes de Agronomia e produtores rurais da região.

Conforme o art. 6º da Resolução Nº. 01 de 02 de fevereiro de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia, o curso deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

 

a) projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agropecuários e agroindustriais, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;

 

b) realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;

 

c) atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;

 

d) produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;

 

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e) participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;

 

f) exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão;

 

g) enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

 

Assim, o projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Agronomia da UFOPA, deve demonstrar claramente como o conjunto das atividades previstas garantirá o perfil desejado de seu formando e o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas, bem como garantir a coexistência de relações entre teoria e prática, como forma de fortalecer o conjunto dos elementos fundamentais para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários à concepção e à prática da Engenharia Agronômica, capacitando o profissional a adaptar-se de modo flexível, crítico e criativo às novas situações.

 

Segundo a Resolução Nº 218, de 29 de junho de 1973, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), compete ao Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas nos seguintes setores: manejo e exploração de culturas de cereais, olerícolas, frutíferas, ornamentais, oleaginosas, estimulantes e forrageiras; produção de sementes e mudas; doenças e pragas das plantas cultivadas; paisagismo; parques e jardins; silvicultura; composição, toxicidade e aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas; controle integrado de doenças de plantas, plantas daninhas e pragas; classificação e levantamento de solos; química e fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos; manejo e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; controle de poluição na agricultura; economia e crédito rural; planejamento e administração de propriedades agrícolas e extensão rural; mecanização e implementos agrícolas; irrigação e drenagem; topografia e geoprocessamento, pequenas barragens de terra; ambiência e construções rurais; tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem animal e vegetal; beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; criação de animais domésticos; nutrição e alimentação animal; pastagem; melhoramento vegetal; melhoramento animal.

Nos cursos de Agronomia existe a preocupação de se ofertar formação de qualidade baseado na multi e interdisciplinaridade dessa área do conhecimento. A atuação de profissionais da Agronomia deve considerar a complexidade da região amazônica em termos de biodiversidade e população humana, o que realça a relevância de uma formação discente ampla, capaz de atuar em equipes multiprofissionais voltadas para o aproveitamento sustentável desse bioma. Nesse sentido, a aprendizagem deverá ser composta de vivências teóricas e práticas, que levarão discentes a ter domínio técnico sobre as mais diversas áreas da Agronomia, ao mesmo tempo em que refletem sobre as implicações éticas e socioambientais de suas ações enquanto profissionais. Para tanto, a orientação pedagógica deverá ocorrer de forma permanente por meio da socialização das práticas e experiências desenvolvidas por docentes, discentes e demais profissionais envolvidos.

 

Nesse contexto, professores devem ter papel de mediar, provocar e permitir espaços que proporcionem a participação ativa de discentes nas aulas e assim promover um processo de aprendizado mais eficiente que contribua para que discentes do ensino superior possam ter proatividade no seu processo de aprendizagem (GIORDANI; GELOCH; BRAGA, 2023; UFOPA, 2020).

 

Como metodologia, o Bacharelado em Agronomia da UFOPA, utilizará diferentes estratégias didáticas-pedagógicas para promover processos de ensino-aprendizagem, considerando o tripé ensino-pesquisa-extensão e a conexão entre atividades teóricas e práticas, tais como metodologias ativas: Aprendizagem baseada em problemas (PBL), Aprendizagem baseada em projetos (ABP), e recursos didáticos-pedagógicos como seminários, exposições, visitas técnicas, aulas práticas, visitas a laboratórios, pesquisas bibliográficas e de campo, utilização de recursos multimídias e equipamentos de informática. Além disso, será mobilizado como estratégias de ensino-aprendizagem, atividades de iniciação científica e de iniciação em extensão, realização de eventos, como mesas-redondas e simpósios.

 

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Assim, para alcançar a formação acadêmica multi/interdisciplinar utilizar-se-ão das seguintes técnicas e estratégias de ensino: aulas expositivas dialogadas, aulas práticas laboratoriais, aulas práticas de campo, visitas técnicas, dias de campo, demonstrações de métodos, palestras, seminários, estágios de iniciação à pesquisa e extensão, monitorias de disciplinas e de laboratórios, estágios voluntários extracurriculares em ensino, pesquisa e extensão, além do uso de tecnologias de difusão do conhecimento através de plataformas virtuais.

 

A abordagem metodológica de cunho integradora que pretende se praticar no exercício da docência e ao longo do processo de ensino e aprendizado com discentes do curso de Bacharelado em Agronomia do Campus da Ufopa em Rurópolis, tem por finalidade exercitar uma visão Sistêmica acerca dos problemas técnicos científicos relativos à Agronomia, minimizando assim a fragmentação no entendimento e resolução de questões agronômicas em agroecossistemas no Território do Baixo Amazonas.

 

E por último, o estímulo às práticas docentes-discentes de cunho intercultural em cenários Agronômicos, mais um aspecto metodológico a ser praticado, considerando que a troca de experiências técnicas e científicas com outros estudantes, comunidades tradicionais e professores de universidades brasileiras e estrangeiras é fundamental para o desenvolvimento de um profissional em Agronomia.

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