Proyecto Pedagógico del Curso

No contiene información todavía

Considerando a missão da UFOPA (PDI 2024-2031), o Artigo 10 da Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024, bem como as questões socioeconômicas da região, o curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do Campus Rurópolis, deverá formar egressos aptos a: I - Demonstrar conhecimento e compreensão da organização epistemológica dos conceitos, das ideias-chave, da estrutura da(s) área(s) e 21 componentes curriculares para os quais está sendo habilitado para o exercício da docência; II - Compreender criticamente os marcos normativos que fundamentam a organização curricular de cada uma das etapas e modalidades da Educação Básica e, em particular, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e da Base Nacional Comum Curricular; III - Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária e de relações democráticas na escola; IV - Reconhecer os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos das escolas em que atua e, também os contextos de vidas dos estudantes, propiciando assim, aprendizagens efetivas; V - Identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir, por meio do acesso ao conhecimento, para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras; VI - Compreender como as ideias filosóficas e as realidades e contextos históricos influenciam a organização dos sistemas de ensino, das instituições de Educação Básica e das práticas educacionais; VII - Demonstrar conhecimento sobre o uso da linguagem no desenvolvimento do conteúdo específico de ensino; VIII - Demonstrar conhecimento sobre diferentes formas de apresentar os conteúdos dos componentes e das áreas curriculares para os quais está habilitado à docência, utilizando esse conhecimento para selecionar recursos de ensino adequados que contemplem o acesso ao conhecimento para um grupo diverso de estudantes; IX - Aplicar estratégias de ensino e atividades didáticas diferenciadas que promovam a aprendizagem dos estudantes, incluindo aqueles que compõem a população atendida pela Educação Especial na perspectiva da educação 22 inclusiva, e levando em conta seus diversos contextos culturais, socioeconômicos e linguísticos; X - Estruturar ações pedagógicas e ambientes educativos que promovam a aprendizagem dos estudantes a respeito: a) Das relações étnico-raciais estabelecidas na sociedade brasileira no presente e no passado e que garantam a apropriação dos conhecimentos relativos à história e cultura africana, afrobrasileira e dos povos originários do Brasil, bem como de valores e atitudes orientados à desconstruir e combater todas as expressões do racismo, com a devida valorização da diversidade cultural e étnico-racial brasileiras; e b) Das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira, no passado e no presente, bem como de conhecimentos, valores e atitudes orientados à prevenção e combate a todas as formas de violência contra a mulher. XI - Construir ambientes de aprendizagens que incentivem os estudantes a solucionar problemas, tomar decisões, aprender durante toda a vida e colaborar para uma sociedade em constante mudança; XII - Planejar e organizar suas aulas de modo que se otimize a relação entre tempo, espaço e objetos do conhecimento, considerando as características dos estudantes e os contextos de atuação dos profissionais do magistério da educação escolar básica; XIII - Recontextualizar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem; XIV - Conhecer e utilizar os diferentes tipos de avaliação educacional, bem como os limites e potencialidades de cada instrumento para dar devolutivas que apoiem o estudante na construção de sua autonomia como aprendiz e replanejar suas práticas de ensino de modo a assegurar que as dificuldades 23 identificadas nas avaliações sejam superadas por meio de sua atuação profissional em suas aulas; XV - Reconhecer e utilizar em sua prática as evidências científicas advindas de diferentes áreas de conhecimento, atualizadas e aplicáveis aos ambientes de ensino onde atua profissionalmente, de forma que possa favorecer os processos de ensino e aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes; XVI - Demonstrar conhecimento sobre o desenvolvimento físico, socioemocional e intelectual dos estudantes das etapas da Educação Básica para as quais está habilitado a atuar, utilizando esses saberes para: a) Construir compreensão quanto ao perfil dos estudantes com os quais atua; e b) Para selecionar estratégias de ensino adequadas e levantar hipóteses sobre como determinadas características presentes em seu grupo de estudantes potencialmente podem afetar a aprendizagem e assim, tomar decisões pedagógicas mais adequadas; XVII - Demonstrar conhecimento sobre os mecanismos pelos quais crianças, jovens e adultos aprendem, utilizando esse conhecimento para: a) Planejar as ações de ensino; e b) Selecionar estratégias pedagógicas e recursos que sejam adequados à etapa da Educação Básica a qual seus alunos pertencem; XVIII - Manter comunicação e interação com as famílias para estabelecer parcerias e colaboração com a instituição de Educação Básica, de modo que favoreça a aprendizagem dos estudantes e o seu pleno desenvolvimento; XIX - Dominar conhecimentos relativos à gestão das escolas de Educação Básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica; e XX - Demonstrar conhecimento e, sempre que possível, colaborar com o desenvolvimento de pesquisas científicas no campo educacional de maneira a 24 refletir sobre sua própria prática docente e aplicar tal conhecimento em sua prática.

As reflexões sobre o campo teórico-metodológico no âmbito do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa busca atender à legislação vigente, particularmente a Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; o parecer CNE/CES 492/2001, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Letras; a Resolução CNE/CP N° 4, de 29 de maio de 2024, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada; e a Resolução nº 331 de 28 de setembro de 2020, que aprova o Regimento de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras visa conceber o processo de ensino-aprendizagem como uma relação que envolve três elementos: professores, estudantes e o conhecimento, numa relação de interação, que não é unilateral e sim uma atividade na qual a participação estudantil é fundamental na medida em que ele é o alvo de todo o processo, em vistas de uma formação contínua, levando em consideração estratégias que propiciem ao estudante a realização de tarefas e a resolução de problemas. Como consta no texto da concepção de curso, a metodologia parte da adoção de práticas interdisciplinares integradoras, por se pretender a superação da fragmentação, da linearidade e da artificialidade, presentes tanto no processo de produção do conhecimento quanto no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Os instrumentos de aprendizagem utilizados no curso consideram a heterogeneidade dos discentes como centro do processo ensino aprendizagem, sendo a concepção dialógica a base da relação professor-aluno. Assim, a metodologia proposta contempla ações e atividades diversificadas que, “admitindo a diversidade de meios, promovam a integração com a pesquisa e a extensão, reconhecendo a articulação entre teoria e prática como elemento indissociável do processo de ensino aprendizagem, na perspectiva da relação entre professor, aluno, sociedade e conhecimento” (RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 331/2020, Art. 7º). As metodologias de ensino envolvem, para além de aulas expositivas (ou exposição didática), estudos dirigidos, estudos em grupo, estudos de caso, exercícios práticos de natureza investigativa, seminários para discussão de temas específicos, recursos audiovisuais (vídeos, slides, fotografias, quadro), oficinas e uso de recursos das redes sociais da internet, entre outros instrumentos e recursos pedagógicos. As tecnologias da informação estão presentes não só por meio das redes sociais, como também por plataformas moodles e funcionalidades disponíveis do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e dos mais diversos aplicativos que surgem constantemente e que podem ser diferenciais na formação de futuros professores. Levando em consideração a forma de ingresso, principalmente estudantes advindos de Processo Seletivo Especial, o curso prevê a criação de projetos de ensino para o acompanhamento de estudantes indígenas e quilombolas, bem como a inclusão desses acadêmicos no programa de ajuste de percurso da instituição, conforme disposto na Resolução CONSEPE/Ufopa Nº 278, de 24 de janeiro de 2019. Outro princípio metodológico importante na formação do licenciado em Letras é a pesquisa e a extensão. Ao fazer pesquisa e/ou extensão, o aluno produz novos conhecimentos, podendo intervir na realidade, transformando-a, pois a pesquisa e a extensão devem ser norteadoras da relação entre teoria e prática como elementos indissociáveis da prática profissional. Além disso, há na Ufopa um Núcleo de Acessibilidade, que busca promover em todas as instâncias da instituição a formação de uma cultura de inclusão social e educacional das pessoas público da Educação Especial, produzindo conceitos que legitimem as representações sobre esses sujeitos a partir da diferença política, cultural, ética, estética e linguística. Tal Núcleo oferta atendimentos educacionais especializados aos alunos com deficiência e/ou necessidades específicas: tradução e interpretação em Libras, descrição, materiais didáticos especializados, dentre outros. Em resumo, a metodologia utilizada busca adequar-se à legislação vigente no sentido de propor dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional de língua portuguesa por meio de uma visão ampla do processo formativo, articulando questões relacionadas à ética e à estética, e procedimentos que contemplem a diversidade social e cultural da sociedade brasileira e, de maneira específica, a amazônica, levando em conta as dimensões psicossociais, histórico culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança, a autonomia.

No contiene información todavía Descarga de Archivos
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa