Projet Pédagogique de Cours

O egresso do Bacharelado em Saúde Coletiva deverá ser um indivíduo dotado de uma compreensão holística da problemática de saúde nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender e contribuir no campo científico, das humanidades e das Ciências Sociais na análise das múltiplas dimensões dos determinantes sociais do 18 processo saúde e adoecimento. O Bacharel em Saúde Coletiva terá formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, ética e transformadora, comprometida com a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, capaz de atuar na análise, monitoramento e avaliação de situações de saúde, formulação de políticas, planejamento, programação e avaliação de sistemas e serviços de saúde, no desenvolvimento de ações intersetoriais de promoção de saúde, educação e desenvolvimento comunitário na área de saúde, bem como na execução de ações de vigilância e controle de riscos e agravos à saúde e no desenvolvimento científico e tecnológico da área de Saúde Coletiva com responsabilidade social e compromisso com a dignidade humana, cidadania e defesa da democracia, do direito universal a saúde e do Sistema Único de Saúde, tendo como orientadora a determinação social do processo saúde-doença.

O Bacharelado em Saúde Coletiva proporcionará competências específicas e interprofissionais para o exercício profissional nos sistemas, programas e serviços, assim como em outros espaços sociais e intersetoriais em que se desenvolvam ações na perspectiva da integralidade da saúde, e se propõe a formar profissionais com as seguintes competências e habilidades:Compreender as diversas dimensões as quais a população esteja inserida seja ela filosófica, humanística, política, social, biológica e cultural;Conhecer e relacionar os diferentes contextos de saúde local, nacional e internacional;

  • Compreender o processo de investigação multi-inter-transdisciplinar em saúde;
  • Ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de políticas
  • públicas em saúde;
  • Contribuir no levantamento das necessidades em saúde e aplicar os conhecimentos
  • adquiridos no planejamento e gestão dos serviços de saúde;
  • Ser capaz de formular e gerir projetos e programas de saúde;  Relacionar os diferentes modos de olhar, pensar e produzir saúde;  Promover práticas cuidadoras de indivíduos e coletividade, enfocando ações
  • promotoras de saúde e preventivas de doenças;  Compreender a saúde como um campo interdisciplinar, integrando diferentes
  • áreas do conhecimento;  Ser flexível e ter a capacidade de ser adaptar as incertezas; 19  Desenvolver conduta ética e moral com os indivíduos e a comunidade,
  • mantendo a confidencialidade das informações compartilhadas;  Construir um espírito crítico e reflexivo;  Participar de trabalhos em equipe com responsabilidade e respeito às
  • diversidades;  Agir com autonomia na construção do seu conhecimento;  Relacionar o caráter técnico e científico da formação profissional ao sistema de
  • saúde buscando privilegiar a relevância social.


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