Universidade Federal do Oeste do Pará Santarém, 25 de Abril de 2018


Notícias e Comunicados

Prorrogação de prazo para solicitação matrícula para o período letivo 2018.1 (graduação)

Prezados discentes,

Informamos que o prazo para solicitação de matrícula, via SIGAA (on-line), para o período letivo 2018.1 dos cursos de graduação foi prorrogado até o dia 29 de abril de 2018.

Em casos de dúvidas ou dificuldades para solicitar matrícula, procure a coordenação acadêmica do seu Instituto até o dia 27 de abril de 2018 (sexta-feira).

Aos discentes ingressantes em 2018, informamos que serão matriculados automaticamente pela Coordenação Acadêmica, devendo apenas aguardar comunicado sobre cadastro no SIGAA que será lançado na próxima semana.

Lembramos que as aulas iniciarão em 7 de maio de 2018.

Atenciosamente,

Diretoria de Registro Acadêmico/Proen

PROEN publica retificação do Edital de Monitoria Acadêmica

DIVULGAÇÃO A PEDIDO DA DIRETORIA DE ENSINO DA PROEN/UFOPA

----------------------------------------------------------------------------

 

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através de sua Diretoria de Ensino, torna pública a anexa retificação do edital nº 22/2018, que trata do Programa de Monitoria Acadêmica 2018. A alteração se refere aos prazos de interposição de recursos ao resultado preliminar e demais fases do certame. Mais informações pelo e-mail: projetos.proen@ufopa.edu.br.

 

Atenciosamente,

 

Honorly Kátia Mestre Corrêa

Diretora de Ensino da Proen/Ufopa

Retificação_Edital_Monitoria 2018.1_.pdf

>>MATERIAL INFORMATIVO E DENÚNCIAS DE RACISMO INSTITUCIONAL NA UFOPA<<

Com os nossos cumprimentos, vimos encaminhar à toda Ufopa o Guia “Racismo na Universidade? Orientações para promoção da igualdade étnico-racial e superação do racismo”. O lançamento deste guia foi realizado no dia 22 de setembro de 2017, e foi um evento aberto à toda comunidade acadêmica da Instituição.

 

Como uma Universidade que tem entre os seus valores o respeito, pluralismo e responsabilidade social, chamamos a atenção para a necessidade urgente de discutirmos mais profundamente o racismo e toda e qualquer forma de discriminação. O racismo institucional é justamente o elemento que, quando negado, inviabiliza o seu enfrentamento e erradicação.

 

Em toda a sociedade e, incluindo o espaço universitário, devem prevalecer o diálogo e as discussões democráticas, sempre pautadas pelo respeito mútuo. Atitudes como o racismo constituem não somente um crime (conforme Lei nº 7.716, de 5 janeiro de 1989 e art. 5º - inciso XLLII - da Constituição Federal de 1988), mas também, um ataque à toda a comunidade acadêmica e à própria Ufopa, sendo uma violência à sua tradição e valores. Além da realização de atividades educativas, necessárias para que possamos propiciar um espaço de reflexões e mudanças, não se pode perder de vista também os processos e desdobramentos punitivos. 

 

A função da Universidade é promover o respeito à diversidade e à inclusão social. Assim, é imprescindível que como Instituição possamos trabalhar conjuntamente em prol do combate à  todas as manifestações de ódio, racismo e discriminação, sejam elas perpetradas dentro ou fora da Ufopa. 

 

Em razão do que foi exposto acima, é que convidamos à toda comunidade acadêmica à leitura do guia e solicitamos ampla divulgação do material em anexo. Nele, constam as seguintes informações: "como combater o racismo", "como denunciar ações racistas ou discriminatórias na Ufopa", "a quem recorrer em caso de ações racistas ou discriminatórias fora da Ufopa", dentre outras.

 

Como Diretoria que objetiva o fortalecimento das ações afirmativas, nos colocamos à disposição para o diálogo e apoio aos demais setores nas discussões e no acompanhamento de denúncias desta natureza. Dessarte, atuaremos juntos no combate ao racismo e às demais formas de discriminação.

 

Atenciosamente.

 

Equipe da Diretoria de Ações Afirmativas

 

Paula Nogueira Rabelo

Diretora de Ações Afirmativas em exercício

Portaria nº 2.600/PROGEP-UFOPA, de 22/12/2017.

Cartilha Racismo na Universidade Impressão pgs indiv 2.10.2017.pdf

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (93) 2101-4925 | © UFOPA | vmctic1jboss01.srv1inst2 v3.7.130 25/04/2018 18:38