Presentation

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA) foi criado em 2012, sob a coordenação do Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares. A junção de esforços dos doutores em educação e de áreas afins possibilitou naquele mesmo ano a submissão de proposta de criação do curso, porém, sua aprovação pela CAPES ocorreu em 2013, para a oferta de 25 vagas anuais. A primeira seleção ocorreu em novembro de 2013 e as atividades letivas iniciadas em março de 2014. O Mestrado tem como área de concentração a EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA e três linhas de pesquisa interdependentes: 1) História, Política e Gestão Educacional na Amazônia; 2) Conhecimento e Formação na Educação Escolar e; 3) Formação Humana em Contextos Formais e Não Formais na Amazônia.

A linha de pesquisa 1, História, Política e Gestão Educacional na Amazônia, tematiza a história, a política e a gestão da Educação, com ênfase na realidade e na diversidade da região amazônica, mediante: 1. Pesquisas centradas na educação escolar na perspectiva histórica; 2. Investigações e análises de aspectos constitutivos das políticas públicas e das formas de organização e gestão educacional, em espaços escolares; 3. Pesquisas que examinem os processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais, tendo em vista as especificidades da Amazônia; 4. Pesquisas sobre políticas de formação de professores e desenvolvimento profissional docente no contexto amazônico.

A linha de pesquisa 2, Conhecimento e Formação na Educação Escolar, justifica-se face ao mundo contemporâneo, em que se verifica intensa ampliação das formas de produção e difusão de informação e de disseminação de valor fragmentado, ganham relevo os processos de educação sistemática e intencional que, transcendendo o imediatismo e o pragmatismo, invistam no desenvolvimento das faculdades psíquicas humanas superiores e das habilidades operacionais correspondentes. Com base nessa compreensão, propõe-se o estudo dos processos de produção, circulação e aquisição do conhecimento e de desenvolvimento omnilateral do sujeito no âmbito da Educação Escolar – da Educação Infantil à Educação Superior –, implicando: teorias e métodos de ensino-aprendizagem; conteúdos escolares e currículos; avaliação; dimensões da prática pedagógica; e processos de gestão escolar. As investigações atuais desenvolvidas por essa linha compreendem: 1. O desenvolvimento infantil escolar em suas múltiplas dimensões; 2. As relações entre leitura, escrita e conhecimento e suas implicações no processo formativo escolar; 3. A educação de surdos; 4. A educação matemática; 5. As implicações da variação linguística no ensino escolar de Língua Portuguesa; 6. A compreensão dos processos de aprendizagem e ensino de inglês e de formação inicial e contínua de professores de língua estrangeira.

A linha de pesquisa 3, Formação Humana em Contextos Formais e Não Formais na Amazônia, realiza estudos sobre as diferentes dimensões de ensino e aprendizagem, privilegiando o exame dos espaços e dinâmicas que têm por base ações educacionais organizadas e sistemáticas dentro ou fora do sistema de ensino na região amazônica. Para tanto, investe-se no estudo e na pesquisa de: 1. Propostas de aperfeiçoamento no ensino, considerando as dimensões formais e não formais de educação, abarcando temáticas como jogos, games, vídeos, músicas, corporeidade e outras; 2. A cognição docente e sua relação com metas e práticas docentes, desenvolvimento e aprendizado do sujeito em áreas que abarcam saúde, socialização econômica e habilidades de vida e sociais, dinâmicas e fenômenos esportivas e culturais; 3. Sentido e significado da educação em ambientes e situações interativas construídas coletivamente, marcadas pela intencionalidade na ação de aprender, participar e transmitir saberes; 4. A educação musical, seus atores e espaços e os processos de ensino-aprendizagem; 5. Relações entre tecnologias da informação e comunicação (TIC) e educação; e 6. Relações entre educação e saúde, com foco nos processos de formação para a prevenção e promoção da saúde e da autonomia dos sujeitos.

O PPGE/UFOPA ganha relevância se considerarmos que ainda são poucos os Programas de pós-graduação stricto sensu em Educação na Amazônia. Fica localizado em Santarém, cidade onde está a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), primeira universidade pública com sede no interior da Amazônia, que fica distante 710 km de Belém, a capital do Estado do Pará (1h05 de avião jato, 3 dias de embarcação fluvial e 5 dias de estrada, quando se torna possível o tráfego durante o verão!) e, a distância para Manaus é similar, sendo ainda mais difícil o acesso terrestre. Estes são os dois locais mais próximos para os quais os egressos dos cursos de licenciatura e áreas afins se dirigem no afã de prosseguirem seus estudos. A qualificação, além de promover melhorias salariais, gera o desenvolvimento profissional necessário para fazer frente ao quadro desfavorável em que as escolas se encontram no que diz respeito ao IDEB.

Sabemos que um novo Programa de Pós Graduação não garante, isoladamente, a reversão deste quadro, mas junto com outras políticas públicas e com o empenho de profissionais comprometidos com a Educação socialmente referenciada, pode contribuir decisivamente para o enfrentamento de vários problemas para os quais hoje nos vemos impotentes e, de certa forma, isolados.

A criação da UFOPA, e, nesta, o PPGE/UFOPA, simbolizam esperanças de que, mesmo com as dificuldades de romper o colonialismo no campo político e econômico, podemos gradativamente romper com o isolamento acadêmico e construir oportunidades para que os melhores egressos das licenciaturas – geralmente pessoas sem poder aquisitivo para se deslocar a outros centros mais distantes – realizem seus sonhos de qualificação e, desta forma, contribuam para que a Educação no Oeste do Pará alcance níveis similares a média nacional.

Alternative Address

Program Coordination