Presentation

Aprovado pela Capes em 05/04/2019, o primeiro Doutorado em Educação em Rede do País, denominado Educação na Amazônia – EDUCANORTE, articula 40 pesquisadores de 08 Universidades Federais e uma Universidade Estadual da Região Norte: UFPA, UFAM, UFOPA, UFT, UFAC, UNIFAP, UFRR, UNIR e UEA, para a formação de novos doutores que devem estudar, prioritariamente, a educação na Região, cujos objetivos são:

- Contribuir para a produção integrada de conhecimentos acadêmico-científicos sobre a Educação na Amazônia e áreas correlatas, por meio da execução de projetos de pesquisa, guardando coerência com as linhas propostas no Programa.

- Atender, em rede, à demanda de formação e capacitação de recursos humanos em nível de doutorado para o ensino superior e para a pesquisa na Educação e áreas correlatas na Região Amazônica

- Contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa nas diferentes instituições envolvidas e da qualidade acadêmico-científica nas publicações e outras contribuições, buscando a excelência da produção sobre Educação e Educação na Amazônia, na qualidade de área de conhecimento

- Colaborar para a qualificação das políticas e práticas educativas implementadas na Amazônia e, especialmente, no enfrentamento da baixa qualidade da educação básica na Amazônia, revelada em seus diferentes indicadores oficiais.

- Fortalecer as diferentes ações formativas desenvolvidas por comunidades tradicionais da Amazônia, escolares ou não, promotoras do reconhecimento e da valorização dos povos e das culturas tradicionais.

- Disseminar conhecimentos, por meio de eventos técnico-científicos nacionais e internacionais, relacionados às áreas da Educação e da Educação na Amazônia, buscando articulação consistente entre pesquisadores e profissionais da educação das diferentes instituições envolvidas.

O Curso de Doutorado em Educação na Amazônia – EDUCANORTE tem a Educação como área de concentração e está estruturado em torno de três linhas de pesquisa, que consolidam subáreas específicas da área de educação:

1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo;

2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação;

3) Saberes, Linguagem e Educação.

O Programa tem o seu funcionamento através da oferta de vagas em 04 polos: Belém (UFPA), Santarém (UFOPA), Palmas (UFTO) e Manaus (UFAM), aos quais as IES associadas se integram no desenvolvimento das atividades regulares do Programa em Rede.

O fluxo curricular estabelecido no Regimento do Curso está distribuido em 08 semestres, a saber:

- 1º semestre letivo: Disciplina Obrigatória do Programa; Atelier de Pesquisa I e Vivência no Grupo de Pesquisa I.

- 2º semestre letivo: Disciplina Obrigatória de Linha de Pesquisa; Atelier de Pesquisa II; Vivência no Grupo de Pesquisa II; Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual  I e Validação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.

- 3º semestre letivo: Atelier de Pesquisa III e a Vivência no Grupo de Pesquisa III.

- 4º semestre letivo: Atelier de Pesquisa IV, Vivência no Grupo de Pesquisa IV e Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual II.

- 5º semestre letivo: Qualificação da Tese correspondendo.

- 6º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

- 7º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

- 8ºsemestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

Neste percurso acadêmco, o doutorando deverá cumprir 08 créditos de disciplinas obrigatórias; 04 créditos de disciplinas optativas; 14 créditos de atividades práticas e 12 créditos de defesa de Tese, perfazendo o total de 38 créditos, desenvolvidos em 960 horas. Nas disciplinas práticas 1 crédito equivale a 30 horas.

A Coordenação Geral do Doutorado em Educação na Amazônia-EDUCANORTE (PGEDA), localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA) está sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Matos de Souza (UFPA) – Coordenadora Geral, Prof.ª Dr.ª Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA) – Vice Coordenadora Geral e Prof. Dr. Mark Clark Assen de Carvalho (UFAC) – Representante da Associação UFAC

A Coordenação do Polo Santarém do Programa de pós-graduação em Educação na Amazônia-EDUCANORTE (PGEDA) está sob a responsabilidade da Profa Dra Tania Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA) e da servidora técnica Daniele Perreira, como secretaria do programa no ICED/UFOPA. O Polo Santarém conta com a participaçõ da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como instituição Associada na Rede Educanorte, e seu representante institucional é o Prof. Dr. Antonio Carlos Maciel (UNIR).

Alternative Address

Program Coordination

• - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA

Telephone number: Not available at this moment