Presentación

No atual contexto educacional, onde o ensino de Matemática enfrenta constantes desafios, tanto em termos de engajamento quanto de eficácia, a necessidade de inovação e aprimoramento metodológico se faz cada vez mais presente. O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) surge como um marco importante neste cenário, visando a formação de professores altamente qualificados e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Este programa não apenas reconhece a importância crucial da Matemática na formação básica dos estudantes, mas também se dedica a explorar novas metodologias e tecnologias que possam tornar o aprendizado mais significativo e atrativo.

Neste contexto, apresentamos as principais linhas de pesquisa abordadas pelo PROFMAT, refletindo a amplitude e a profundidade com que o programa busca impactar a educação matemática no Brasil. As linhas de pesquisa abrangem desde a integração da Matemática na educação básica, utilizando tecnologias educacionais inovadoras, até a formação e capacitação continuada de professores, sem esquecer da importante missão de popularizar e divulgar a Matemática de maneira ampla e inclusiva. A seguir, detalharemos cada uma dessas linhas, evidenciando seus objetivos, métodos e impactos esperados na comunidade educacional e na sociedade como um todo.

Linhas de Pesquisa

Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias

Essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

Formação de Professores de Matemática da Educação Básica

As pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira.

Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica

Essa linha de pesquisa se concentra na divulgação científica, com foco na Matemática, e em seu impacto no aprendizado e interesse na área. Ela explora tópicos como a comunicação científica na internet e sua relação com a tecnologia digital, a criação de Laboratórios de Matemática nas Escolas, e como visitas guiadas a museus e institutos de pesquisas científicas relacionadas à Matemática influenciam no interesse pela área. O objetivo é tornar a Matemática mais acessível para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Através dessas linhas de pesquisa, o PROFMAT se estabelece como um vetor de transformação na educação matemática, promovendo não apenas a excelência acadêmica, mas também a inovação pedagógica e a inclusão social.

Dirección Alternativa

Coordinación del programa