Presentación

                     

 

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGCS/UFOPA) é um programa de Mestrado Acadêmico (Área Interdisciplinar), reconhecido pela CAPES, contando com bolsas de pesquisa nível mestrado (CAPES/CNPq/FAPESPA). Atualmente oferecemos três linhas de pesquisa:

1. SOCIEDADES AMAZÔNICAS, SISTEMAS CULTURAIS E SOCIABILIDADES: cuja linha de pesquisa trabalha com interfaces entre a Antropologia e a Arqueologia no sentido de estudar sociedades tradicionais e as transformações causadas pelas distintas políticas de desenvolvimento através do tempo. Levantamentos etnográficos, políticas afirmativas, patrimônio material e imaterial também serão consideradas. Os temas abordados pelos grupos de pesquisa refletem um amplo espectro de atuação e estão representados pelos seguintes tópicos: a) Sistemas culturais, territórios e produção de bens materiais/imateriais; b) Religiosidade, representações do sagrado e marcadores de diferença; c) Identidades, relações interétnicas e políticas de reconhecimento social; d) Memória social, patrimônio e sistemas culturais; e) Sociedades pré - coloniais, cultura material e arqueometria.

2. POLÍTICAS PÚBLICAS E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: tem como ênfase a atual economia em contraste com formas tradicionais ainda existentes de extração e construção de bases econômicas que regem a sociedade local e suas especificidades, bem como o impactante processo de transformação econômico-social por meio de políticas governamentais. A temática abrange análise teórica, prática e crítica dos principais paradigmas que envolvem as políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional, a saber: a) Teoria do crescimento e do desenvolvimento; b) Economia urbana e regional; c) Políticas públicas e desenvolvimento regional; d) Modelagem, indicadores do desenvolvimento humano e social; e) Economias tradicionais, sustentabilidade e racionalidade econômica entre povos tradicionais e gestão de territórios tradicionais e participação em conflitos sociais.

3. DIREITOS HUMANOS, SOCIEDADE E CIDADANIA AMBIENTAL: Essa linha de pesquisa visa entender o processo ao qual a população participa nas negociações e na implementação de políticas ambientais, percepção de direitos indisponíveis (individuais e coletivos), e análise do contexto jurídico regional integrando indivíduo e desenvolvimento socioeconômico. O desafio busca compreender como as populações tradicionais da Amazônia são excluídas dos debates sobre cidadania ambiental e vivência em direitos humanos. Busca-se também atrelar estudos sobre desenvolvimento e criminalidade, com o intuito de mapear as transformações sociais impostas por políticas governamentais, dando destaque para: a) Sociedade, criminalidade e mecanismos de controle social; b) Instituições de controle social, indivíduos e práticas normativas; c) Sistemas culturais não hegemônicos, violência e Estado; d) Direitos humanos e conflitos ambientais.

O principal objetivo do Mestrado em Ciências da Sociedade é preparar profissionais com competências e habilidades para atender demandas regionais, bem como estarem aptos a dialogar com as demais regiões amazônicas, fortalecendo a compreensão das dinâmicas sociais, culturais, ambientais e jurídicas e proporcionando a produção de conhecimento, de políticas públicas e o próprio desenvolvimento da região.

 Formar profissionais capazes de investigar e interpretar as inter-relações entre atores sociais e espaço natural, de modo a compreender as dinâmicas, os fluxos e os conflitos emergentes no cenário amazônico, conectado-os aos problemas socioeconômicos, culturais, jurídicos e ambientais que os constituem ao longo do tempo e espaço. Nesse sentido, o egresso em Ciências da Sociedade deverá ser capaz de estreitar os diálogos entre os saberes numa proposta interdisciplinar, com o propósito de atuar de forma inovadora na realidade local, buscando propostas que resultem na proposição de políticas públicas frente às instituições governamentais e dialogar, contrapor e exigir a atuação do Estado na promoção de uma sociedade democrática e cidadã.

 Atualmente, o PPGCS é coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Benassuly. A Secretaria do programa é composta pela Secretária Executiva, Ana Keila Oliveira de Sousa. A sala da Coordenação do Programa está localizada na Unidade Tapajós, Prédio BMT, sala 317 e a secretaria na sala 312, do mesmo prédio.  

E-mail:  ppgcs.secretaria@ufopa.edu.br 

 

 

            

 

 

Dirección Alternativa


Coordinación del programa

  • - MARCIO JUNIOR BENASSULY BARROS

    Teléfono: No contiene información todavía

    Teléfono 2: No contiene información todavía

    Correo electrónico: No contiene información todavía

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa