Presentación

O Programa de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), recomendado pela CAPES, com área de concentração INTERDISCIPLINAR, tem por missão promover investigações da complexidade das dinâmicas entre sociedade-natureza, nos cenários epistemológicos de desenvolvimento sustentável que buscam subsidiar a relação humana com o ambiente natural e a sua transformação, visando a integração das múltiplas dimensões da sustentabilidade, conservação dos recursos naturais, saúde ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações humanas e gerações futuras.

O PPGSAQ está organizado em duas linhas de pesquisa, a saber:

I. Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Amazônico. Voltada para estudos e pesquisas interdisciplinares com ênfase nas realidades e diversidades amazônicas no que se refere: a) Investigações sobre políticas públicas e formas de organização social voltadas para o desenvolvimento regional; b) Análises das políticas públicas com ênfase em educação, saúde e meio ambiente, subjacentes ao planejamento, financiamento, avaliação e gestão de sistemas, bem como a formação de recursos humanos; c) Pesquisas sobre sistemas de conhecimentos, patrimonialidades de cultura e história, natureza, memória, território, sua relação com a educação ambiental e o desenvolvimento regional.

II - Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade. Voltada para estudos e pesquisas interdisciplinares sobre estrutura, processos ecológicos e dinâmica dos ecossistemas naturais e/ou antropizados no que se refere: a) Investigações dos impactos das atividades humanas sobre biodiversidade, serviços ambientais, capacidade de resiliência dos ecossistemas e/ou saúde e sua relação com a qualidade de vida; b) Pesquisas da relação entre o conhecimento ambiental, questões de organização social e governancia; c) Análises das interrelações entre comunidades e o meio natural através do uso/manejo sustentável dos recursos naturais do ponto de vista ecológico e socio-econômico.

O curso caracteriza-se pela pluralidade de abordagens teóricas e metodológicas que visa à formação de pesquisadores capazes de investigar, refletir e gerenciar as complexidades, desafios e conflitos ligados às mediações ser humano-natureza, sob a égide da sustentabilidade, saúde ambiental e qualidade de vida. Objetivos do curso:
• Formar docentes para a educação superior e pesquisadores capazes de investigar, refletir e gerenciar as complexidades, desafios e conflitos ligados as interrelação entre ser humano-natureza, sob a égide da sustentabilidade, saúde ambiental e qualidade de vida;
• Produzir conhecimentos a partir de análises de situações concretas, desenvolvendo pesquisas interdisciplinares com rigor metodológico e respeitando os princípios éticos;
• Contribuir de forma qualificada na concepção, implantação e avaliação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia;
• Identificar, compreender e atuar de forma propositiva, e inovadora, nas soluções de problemas socioculturais, ambientais e de saúde, decorrentes das intervenções humanas sobre os ecossistemas.

Desta forma, compromete-se a:
• Propiciar condições teóricas, metodológicas e epistemológicas para a formação e qualificação de pesquisadores, docentes e gestores na área interdisciplinar desenvolvendo autonomia, criatividade, criticidade e cooperação;
• Formar profissionais que atuem no ensino, pesquisa, extensão e em atividades produtivas, respeitando os princípios de sustentabilidade sociocultural, ambiental e econômica, nas esferas do Estado, da sociedade civil organizada e do mercado;
• Contribuir para criação e fortalecimento de grupos de pesquisas e massa crítica qualificada, comprometidos com o desenvolvimento sustentável em suas múltiplas dimensões.

Historico do Programa
A criação da proposta de mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) foi uma iniciativa de docentes do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Para (Ufopa) submetida a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2015. A aprovação da proposta de mestrado acadêmico foi divulgada em 25/04/2016. A equipe do programa é diversificada e abrangente, envolvendo docentes com formação variada (Administração; Agronomia; Ciências Biológicas; Comunicação Social/Jornalismo; Engenharia Florestal; Farmácia e Bioquímica, Análises Clínicas e Toxicológica; História; Matemática; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Química Industrial e Teologia). Do ponto de vista da Pós-graduação e produção acadêmica, o corpo docente também apresenta rica diversidade (Agricultura Tropical; Botânica; Ciências; Ciências Agrárias; Ciências Ambientais; Ecologia; Educação; Educação Escolar; Epistemologia do Romance; Medicina Veterinária; Oceanografia; Psicobiologia; Psicologia; Sociologia; Toxicologia e Zoologia). Tal configuração mostra, conforme avaliação da Capes, “forte potencial para formação e produção interdisciplinar, evidenciada especialmente a partir dos textos ja produzidos pelos docentes nos quais buscam aproximações e interfaces entre campos de saber distintos”.

Coordenação Prof. Dr. Itamar Rodrigues Paulino (Coordenador) Prof. Dr. Bruno Apolo Miranda Figueira (Coordenador Adjunto) Estelina da Silva Bento (secretária) E-mail: ppgsaq@gmail.com Fone: (93) 2101-6506

Dirección Alternativa

Coordinación del programa