Présentation

O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Amazônia - PPGRNA é um programa de mestrado acadêmico aprovado pela CAPES com conceito 3, e faz parte da sub área de Ciências Ambientais que está inserida na Grande área Multidisciplinar de avaliação da CAPES. Originalmente foi um programa criado pela Universidade Federal do Pará - UFPA (Campus Santarém) e, logo, incorporado à UFOPA após sua criação. Atualmente, o programa está vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências – IEG da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Objetivo: O PGRNA tem como objetivo central o estudo dos ecossistemas amazônicos, compreendendo seu funcionamento biológico, químico e físico através de pesquisas interdisciplinares, integrando estudos em Ciências Ambientais e gerando recursos humanos locais, novos conceitos e informações científicas que promovam ações e políticas efetivas, a fim de garantir a preservação e a recuperação da biodiversidade e o uso planejado e sustentável dos recursos naturais na Amazônia. Visa, ainda, a racionalizar a utilização ou criar novas estruturas para que, a partir de projetos apresentados pelos pesquisadores comprometidos com esse ideário, instituam-se ações multiplicadoras de formação de recursos humanos e execução de trabalhos coordenados. Área básica: Multidisciplinar/Ciências Ambientais. Área de concentração: Estudos e Manejos de Ecossistemas Amazônicos. Linhas de pesquisa: *Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera; *Bioprospecção de Recursos Naturais da Amazônia; *Genética e Conservação da Biodiversidade. Seleção: Anual, com entrada no primeiro semestre letivo e oferta de 21 vagas por turma.

E-mail: pgrna.ufopa@gmail.com

Corpo Técnico:

• Coordenador: Dr. Gabriel Iketani Coelho, Port. Nº 25 / 2024 - GABINETE , 23 de janeiro de 2024;
  • Coordenadora Adjunta: Dra. Ana Carla dos Santos Gomes, Port. Nº 25 / 2024 - GABINETE , 23 de janeiro de 2024;
  • Secretária: Rose Gleisy Jardim Maia, Port. Nº 336, de 14 de março de 2013.

APOIO E COLABORAÇÃO