Présentation

O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS / UFOPA faz parte da rede Nacional do PROFLETRAS com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, reunindo 34 universidades, de norte a sul do país. Trata-se de um programa de dimensão extraordinária que tem como finalidade precípua a capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país, por meio da formação qualificada de docentes da rede pública de ensino. Assim, todas as pesquisas e as dissertações que se desenvolvem em seu âmbito devem versar sobre o ensino de Português, procurando a articulação teoria e prática em trabalhos aplicados. Para maiores detalhes visitem a página do programa (www.profletras.ufrn.br) O desenho do curso compreende dez disciplinas, duas de fundamentação, cinco obrigatórias e três eletivas, todas presenciais, sendo que, no caso da UFOPA, são oferecidas semanalmente as segundas e terças-feiras (ver programação). Cabe destacar que, não obstante haver um plano nacional, cada unidade tem autonomia para dentro dos parâmetros estabelecidos, fazer ajustes e complementações apropriadas à realidade local. Para a obtenção do título de mestre, o aluno deve, além de ter a aprovação em todas elas, ser aprovado no exame de qualificação e de proficiência em uma língua estrangeira e ter o trabalho de conclusão aprovado por uma banca constituída por três professores (o orientador, um docente do PROFLETRAS e um docente não vinculado ao programa).

Adresse Alternative

Coordination du Programme