Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), homologado pelo Conselho Nacional de Educação (port. MEC 1331 de 08/11/2012, DOU 09/11/2012, seção 1, pág. 10), é constituído por uma Associação de Instituições de Ensino e Pesquisa da Amazônia Legal, tendo por finalidade a formação de Doutores para atuação nos mais variados campos da biodiversidade e biotecnologia, contribuindo assim para o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos e para a conservação do bioma em meio a um desenvolvimento industrial, que garanta a preservação da biodiversidade amazônica.

 

O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE) é composto por duas áreas de concentração e três linhas de pesquisa:

Área 1 :  Biodiversidade e Conservação
Como a base para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade é sem dúvida o seu profundo conhecimento, o programa oferece disciplinas, e estimula trabalhos de tese voltados, por exemplo, para a estimativa da biodiversidade, sua caracterização e o entendimento das relações entre as espécies. Com base nesses conhecimentos, atividades (disciplinas, projetos, workshops e outras)  que visem a compreensão das dinâmicas populacionais, conservação de germoplasmas, manejo de recursos naturais, desenho e implantação de sistemas agroflorestais, biorremediação, recuperação de áreas degradadas, dentre outras, são também priorizadas, sempre visando a conservação do bioma amazônico e o bem estar de suas populações.

>> Linha de Pesquisa 1: Conhecimento da Biodiversidade
Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam o conhecimento da biodiversidade amazônica nos seus mais variados aspectos, entre eles:
- análises taxonômicas e filogenéticas;
- estimativa da biodiversidade;
- estudos sobre diversidade das paisagens;
- morfologia, reprodução e comportamento das espécies;
- interações entre as espécies nos ecossistemas;
- valorização da biodiversidade, etc...

>> Linha de Pesquisa 2: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade
Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade amazônica nos seus mais variados aspectos, entre eles:
- análise da diversidade genética das populações das espécies amazônicas por meio de marcadores clássicos e moleculares;
- conservação de germoplasma "in situ" e "ex situ";
- micropropagação vegetal;
- reprodução de animais silvestres;
- recuperação de áreas degradadas;
- desenho e implantação de sistemas agroflorestais, etc...

Área 2: Biotecnologia
Essa área de concentração tem como objetivo formar doutores voltados para a Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos. As disciplinas que são oferecidas nessa área procuram oferecer aos estudantes a base teórico/prática das ciências biomoleculares bem como das tecnologias de bioprocessos, além dos marcos regulatórios em bioprospecção e bionegócios. A partir desse conhecimento e tendo a disposição essa imensa biodiversidade, atividades (disciplinas, projetos, workshops e outros) que visem o desenvolvimento de novas biotecnologias para fins industriais e também para a conservação dos ecossistemas amazônicos são priorizadas, com o intuito de desenvolver pólos de bioindústrias na Amazônia e desta forma contribuir para a conservação do bioma amazônico e o bem estar de suas populações.

>> Linha de Pesquisa 1: Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos
Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos projetos que visam a bioprospecção e o desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos, nos seus mais variados aspectos, entre eles:
- análise da composição química das espécies;desenvolvimentos de bioensaios clássicos e modernos;
- desenvolvimentos de fitoterápicos e fitofarmacos;
- desenvolvimento de tecnologias de produção de enzimas industriais;
- análises toxicológicas, ensaios pré-clinicos e clínicos;
- escalonamento de bioprocessos;
- aprimoramento dos marcos regulatórios referentes a acessos propriedade intelectual e uso sustentável da biodiversidade, etc..

O ingresso no programa de doutorado ocorre mediante edital de seleção o processo seletivo se dá pela avaliação de um projeto de pesquisa submetido pelo candidato com a defesa desse projeto para uma banca e avaliação de currículo.
O processo de seleção é realizado pelas Comissões Estaduais de Processo Seletivo e pela Comissão Geral de Processo Seletivo, indicadas para este fim, pelos Coordenadores Estaduais e pela Coordenadora Geral do PPG-BIONORTE e a inscrição deverá ser efetivada obrigatoriamente por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico, através do site www.bionorte.org.br

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Unidade Tapajós, Bloco Modular Tapajós 1 (BMT 1)
Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Salas 227 (coordenação) e 214 (secretaria), 1º andar
Telefone: (93) 2101-4933
Contato: bionorte.stm@ufopa.edu.br (coordenação)
                 secretariapos.isco@ufopa.edu.br (secretaria)


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - ROSA HELENA VERAS MOURAO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa