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Dissertações |
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ROSA MARIA TEIXEIRA TAVARES
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ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS (ADIs): UMA PROPOSTA DE ENSINO MEDIANTE OS GÊNEROS DISCURSIVOS PARA A AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA DE ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
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Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREI SANTOS DE MORAIS
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HELIUD LUIS MAIA MOURA
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JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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Data: 16/Fev/2024
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Repensar o ensino de Língua Portuguesa, não é, tão somente necessário, é sobretudo, improtelável. O quadro que se perpetua é alarmante e precisa ser repensado com urgência. Apesar de haver várias reflexões nesse sentido, observa-se que ainda predomina nos espaços escolares, práticas que não consideram o caráter sócio-histórico da língua, nem tampouco, o sujeito como ser socialmente constituído. É por ter esta percepção, e principalmente, por almejar uma transformação no ensino, que me proponho a refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa, em consonância com estudiosos que se dispõem a (re) pensarem novas formas de ensinar. Nesse sentido, esse trabalho tem como principal objetivo obter resposta (s) para a seguinte investigação: de que forma uma ação didática desenvolvida por meio dos gêneros discursivos orais e/ou escritos contribui para a ampliação das capacidades linguístico-discursivas dos sujeitos, assim como, com o aumento de sua responsividade e criticidade? A pesquisa se deu por meio de “Ações Didáticas Integradas (ADIs)”, concebidas por Moura (2017), que se concretizam através do entrelaçamento entre atividades de leitura, escrita, oralidade e reflexão linguística, numa perspectiva interacionista/dialógica de linguagem, de forma cíclica, sem que haja a sobreposição de uma sobre a outra. Foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental, em situações reais discursivas e interacionistas. A metodologia usada foi a participante de Tozoni-Reis (2010), numa abordagem qualitativa, que permite a ação/reflexão dos sujeitos envolvidos, maior envolvimento entre os participantes, e, sobretudo, a possibilidade de interpretação e análise dos dados de forma mais reflexiva. As reflexões ocorreram de acordo com as bases teóricas de Bakhtin (1997,2006,2010,2016), Fiorin (2022), que consideram o dialogismo e o interacionismo da linguagem, por meio dos gêneros discursivos em situações reais de usos, além do caráter dialógico dos enunciados. Ancoro ainda, em autores como Moura (2017,2018,2019) que compreende a linguagem como artefato ideológico e sócio-histórico, não sendo possível a sua desvinculação dos contextos ideológicos. Além disso, considero as abordagens de pesquisadores como Marcuschi, (2008), Kleiman (2002,2007), Rojo (2009,2015), Antunes (2003,2009,2017), Koch e Elias (2013), Street (2014), dentre outros que concebem a linguagem nesse dialogismo sócio-histórico, visando a um letramento que seja, de fato, social. Dessa forma, a partir das análises dos dados, ficou evidente a importância das ADIs para a ampliação gradativa, das habilidades linguístico-discursivas dos falantes, assim como, para o desenvolvimento de sua autonomia crítica e responsiva, nos mais diversificados meios sociais. Isto foi constatado, visto que, os alunos participaram das atividades de leitura, escrita, oralidade e refletiram linguisticamente sobre todas elas, por meio de ações interligadas em contextos reais de interação, assim como é concebida a linguagem em seus mais diversos aspectos, nessa pesquisa.
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Rethinking Portuguese language teaching is not only necessary, it is, above all, unthinkable. The situation is alarming and needs to be urgently rethought. Although there have been several reflections along these lines, it can be seen that practices that do not take into account the socio-historical nature of language, or the subject as a socially constituted being, still predominate in schools. It is because I have this perception, and especially because I want to transform teaching, that I set out to reflect on Portuguese language teaching, in line with scholars who are willing to (re)think new ways of teaching. In this sense, the main objective of this work is to obtain an answer(s) to the following question: in what way does a didactic action developed through oral and/or written discursive genres contribute to expanding subjects' linguistic-discursive capacities, as well as increasing their responsiveness and criticality? The research was carried out through "Integrated Didactic Actions (IDAs)", conceived by Moura (2017), which are realized through the interweaving of reading, writing, speaking and linguistic reflection activities, from an interactionist/dialogical perspective of language, in a cyclical way, without one overlapping the other. It was developed with elementary school students in real discursive and interactionist situations. The methodology used was Tozoni-Reis' (2010) participant, qualitative approach, which allows for action/reflection by the subjects involved, greater involvement between the participants and, above all, the possibility of interpreting and analyzing the data in a more reflective way. The reflections took place according to the theoretical bases of Bakhtin (1997,2006,2010,2016), Fiorin (2022), who consider dialogism and interactionism in language, through discursive genres in real situations of use, in addition to the dialogical character of the enunciations. I am also anchored in authors such as Moura (2017,2018,2019), who understands language as an ideological and socio-historical artifact that cannot be detached from ideological contexts. In addition, I consider the approaches of researchers such as Marcuschi (2008), Kleiman (2002,2007), Rojo (2009,2015), Antunes (2003,2009,2017), Koch and Elias (2013), Street (2014), among others who conceive language in this socio-historical dialogism, aiming for a literacy that is, in fact, social. Thus, based on the analysis of the data, the importance of ADIs for the gradual expansion of speakers' linguistic-discursive skills, as well as for the development of their critical and responsive autonomy, in the most diverse social environments, became evident. This was confirmed by the fact that the students took part in reading, writing and speaking activities and reflected linguistically on all of them, through interconnected actions in real contexts of interaction, just as language is conceived in its most diverse aspects in this research.
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CLEOMARA CRUZ GOMES
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O TEMA "SAÚDE MENTAL NA ESCOLA" EM GÊNEROS DISCURSIVOS: UMA INTEGRAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DE LEITURA, ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
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Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREI SANTOS DE MORAIS
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HELIUD LUIS MAIA MOURA
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JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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Data: 20/Mar/2024
Ata de defesa assinada:
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Esta pesquisa desenvolveu-se um desafio no estudo temático a respeito de “Saúde Mental na escola” com os gêneros discursivos, visto que é um problema recorrente na sociedade atual e relevante para as discussões em sala de aula. Ela foi realizada com os estudantes de 8º ano de uma escola de Rede Pública no município de Parintins-Amazonas, no ensino da Língua Portuguesa. Observaram-se as necessidades de alargar noções interacionistas entre o professor e os discentes no que concerne às perspectivas de saúde mental, tendo em vista os casos de depressão, ansiedade e mutilação no contexto escolar. Essa temática propõe ampliar as atividades de integração participante em leitura, oralidade e escrita, a partir das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), a fim de entender o funcionamento da língua nas mais diversas interações sociais e comunicativas. E como analisar essa temática em gêneros textuais discursivos, para melhorar a capacidade de leitura, oralidade e escrita dos estudantes durante o processo escolar? Nesse objetivo de estudar as razões pelas quais os gêneros discursivos acerca da Saúde Mental na Escola contribuem para a ampliação da capacidade argumentativa e produtiva dos alunos de 8º ano do ensino fundamental, adotou-se a partir da metodologia estudada pelas Atividades Didáticas Integradas (ADIs) e, a pesquisa de intervenção participante, uma análise dos dados com os textos a serem lidos, discutidos, refletidos, apropriados e ressignificados pelo grupo de estudantes e o docente, podendo transformar, gradativamente, os conhecimentos adquiridos na pesquisa em novas técnicas de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Dessa maneira, a primeira seção foi à pesquisa bibliográfica a nível teórico e exploratório, nos quais destaco Bakhtin (1997, 2011, 2016), Marcuschi (2010) e Moura (2017, 2019), além de utilizar materiais disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico a respeito do tema da pesquisa. A segunda seção apresenta detalhadamente os procedimentos metodológicos e a organização da proposta de intervenção com atividades diversificadas referente ao uso do tema, onde retrataram acerca dos cuidados e a importância da saúde mental no âmbito social e escolar. A última seção especificou a relação entre a professora-pesquisadora e os estudantes tendo como relevância a temática analisada, em que os discentes desenvolveram práticas a partir de leitura, oralidade e escrita por meio de textos, vídeos, palestra, roda de conversas e produções escritas, com uma proposta de elevar o processo discursivo-argumentativo dos estudantes a fim de proporcionar uma dinâmica interativa em sala de aula. Portanto, as Atividades Didáticas Integradas-ADIs contribuíram para a reflexão de um único tema em diversos gêneros textuais. Nessa perspectiva, é relevante que o método estudado nesta pesquisa, seja explorado com atividades representativas e dinâmicas, o qual possibilite ao sujeito um posicionamento de forma crítica e responsivo aos fatores da sociedade.
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This research developed a challenge in the thematic study regarding “Mental Health at school” with discursive genres, as it is a recurring problem in today's society and relevant for discussions in the classroom. It was carried out with 8th year students from a public school in the municipality of Parintins-Amazonas, teaching the Portuguese language. The need to expand interactionist notions between the teacher and students regarding mental health perspectives was observed, taking into account cases of depression, anxiety and mutilation in the school context. This theme proposes to expand participant integration activities in reading, speaking and writing, based on Integrated Didactic Activities (ADIs), in order to understand how the language works in the most diverse social and communicative interactions. And how to analyze this theme in discursive textual genres, to improve students' reading, speaking and writing skills during the school process? With this objective of studying the reasons why discursive genres about Mental Health at School contribute to expanding the argumentative and productive capacity of 8th year elementary school students, the methodology studied by Integrated Didactic Activities (ADIs) was adopted. and, participatory intervention research, an analysis of the data with the texts to be read, discussed, reflected, appropriated and given new meanings by the group of students and the teacher, being able to gradually transform the knowledge acquired in the research into new teaching techniques and learning the Portuguese language. Thus, the first section was bibliographical research at a theoretical and exploratory level, in which I highlight Bakhtin (1997, 2011, 2016), Marcuschi (2010) and Moura (2017, 2019), in addition to using materials available on the Scielo and Google platforms Academic regarding the research topic. The second section presents in detail the methodological procedures and the organization of the intervention proposal with diverse activities regarding the use of the theme, which portrayed care and the importance of mental health in the social and school context. The last section specified the relationship between the teacher-researcher and the students, having as relevance the theme analyzed, in which the students developed practices based on reading, speaking and writing through texts, videos, lectures, conversation circles and written productions. , with a proposal to enhance students' discursive-argumentative process in order to provide an interactive dynamic in the classroom. Therefore, the Integrated Didactic Activities-ADIs contributed to the reflection of a single theme in different textual genres. From this perspective, it is important that the method studied in this research is explored with representative and dynamic activities, which allows the subject to position themselves in a critical and responsive way to societal factors.
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LIA MARA VELOSO DOS SANTOS CRUZ
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A Literatura Infantojuvenil no Processo da Formação Leitora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma Proposta para Além da Sala de Aula
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Orientador : LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
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LUIZ FERNANDO DE FRANCA
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FERNANDO MAUÉS DE FARIA JÚNIOR
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Data: 20/Mar/2024
Ata de defesa assinada:
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A pesquisa partiu do reconhecimento do ensino público infantil e privilegiou o debate sobre o ensino da leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino, refletindo sobre os resultados positivos de introduzir leitura literária nas series iniciais do Ensino fundamental. Resultados dos exames nacionais (SAEB/ANA, 2016) e internacionais (PISA, 2018) atestam carências de acesso a leituras de textos literários e apontam defasagem nessas leituras, na Educação Básica brasileira. Neste sentido, foi realizada um estudo teórico por meio de pesquisa bibliográfica a qual investigou-se quais elementos presentes na literatura infantojuvenil podem ser utilizados para despertar o interesse nas crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental pela leitura, de modo que contribua, para a sua iniciação leitora e o seu desenvolvimento pessoal. A investigação teórica foi vinculada a atividades práticas em um projeto de ensino, aprovado pela plataforma Brasil, por um comitê de ética, no parecer:
6.108.338. realizado em uma escola da rede pública estadual do Amazonas. Essa intervenção tem como título: Literatura infantojuvenil – Leituras para além da sala de aula. Sua proposta teve como objetivo introduzir a literatura Infantojuvenil nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Seu planejamento incluiu o vínculo entre escola, família e comunidade literária (autores de Literatura Infantojuvenil local). Na realização da intervenção participaram 24 crianças, maioria do sexo masculino, pardos, 2 indígenas, somando a 24 responsáveis e 2 escritores locais. As crianças participantes eram da faixa etária de 8 e 9 anos, sendo a maioria de famílias de baixa renda, o que dificultou acesso a livros literários, antes da idade escolar. Porém com a realização do projeto, foi possível por meio de empréstimos de livros da biblioteca, muitas crianças terem lido no decorrer da intervenção, até 20 livros junto a família. Para embasamento da pesquisa, buscou-se autores que se debruçam acerca desses assuntos tendo vasto conhecimento de causa, entre eles(as), Ariès (1986); Colomer (2003); Zilberman (2009); Cosson (2021). A parte teórica da pesquisa apresenta o início da discussão sobre o aparecimento da Literatura Infantil na Europa e sua chegada ao Brasil e discute as relações da produção da literatura infantojuvenil e o processo formativo do discente, caracterizando o aspecto não pragmático que a literatura infantojuvenil possui como elemento na formação holística dos alunos como indivíduos. Discute-se também sobre o papel social da literatura infantojuvenil (literatura antirracista e antipreconceito) por meio da inserção das literaturas africanas e indígenas e sua representação em meio a literatura branca, nas aulas de língua portuguesa e possibilidades para o estudo interdisciplinar. Apesar desse tema não ser o foco principal da pesquisa, julgou-se de grande relevância dar destaque a importância das crianças terem acesso essas literaturas . Durante o processo de intervenção, foram elencadas pontos positivos e negativos, entre eles as dificuldades para o acompanhamento dos responsáveis nas leituras de seus filhos(as), devido, principalmente, pela necessidade dos responsáveis de trabalharem fora. Entretanto, como pontos positivos, a comunidade escolar, os pais dos alunos e os escritores locais entusiasmaram-se com a realização da intervenção para ajudar a “curtos passos” nessa iniciação de formação leitora dos alunos(as).
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The research was based on the recognition of the importance of public early childhood education and focused on the debate about the teaching of literary reading in the early years of elementary school in the public education system. It reflected on the positive results of introducing literary reading in the early grades of elementary school. Results from national (SAEB/ANA, 2016) and international (PISA, 2018) exams attest to the lack of access to literary texts and point to a gap in reading skills in Brazilian Basic Education. In this sense, a theoretical study was carried out through bibliographic research that investigated which elements present in children's and young adult literature can be used to awaken the interest in reading among children in the early years of Elementary School, in order to contribute to their initiation into reading and their personal development. The theoretical investigation was linked to practical activities in a teaching project, approved by the Plataforma Brasil, by an ethics committee, under opinion number 6.108.338. It was carried out in a school of the Amazonas state public school system. The title of this intervention is: Children's and Young Adult Literature – Reading Beyond the Classroom. Its proposal aimed to introduce Children's and Young Adult Literature in the early years of Elementary School. Its planning included the connection between school, family, and the literary community (local Children's and Young Adult Literature authors). 24 children participated in the intervention, the majority of whom were male, mixed-race, and 2 were indigenous. There were also 24 guardians and 2 local writers. The participating children were between 8 and 9 years old, and most of them came from low-income families, which made it difficult for them to access literary books before school age. However, with the implementation of the project, it was possible for many children to read up to 20 books with their families during the intervention, through book loans from the library. To support the research, authors who are experts on these subjects were sought out, including Ariès (1986); Colomer (2003); Zilberman (2009); Cosson (2021). The theoretical part of the research presents the beginning of the discussion about the emergence of Children's Literature in Europe and its arrival in Brazil. It also discusses the relationship between the production of Children's and Young Adult Literature and the student's formative process, characterizing the non-pragmatic aspect that Children's and Young Adult Literature has as an element in the holistic formation of students as individuals. The social role of Children's and Young Adult Literature (anti-racist and anti-prejudice literature) is also discussed through the insertion of African and indigenous literature and its representation in the midst of white literature, in Portuguese language classes, and possibilities for interdisciplinary study. Although this is not the main focus of the research, it was considered highly relevant to emphasize the importance of children having access to this literature. During the intervention process, positive and negative points were listed, among them the difficulties for the guardians to follow their children's readings, mainly due to the need for the guardians to work outside the home. However, as positive points, the school community, the parents of the students and the local writers were enthusiastic about the intervention to help "in small steps" in this initiation of the students' reading formation.
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SENIRA NIFAELA CUNHA DE SOUZA
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(INTER) AGINDO RESPONSIVAMENTE ATRAVÉS DE GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DAS ADI’S
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Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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HELIUD LUIS MAIA MOURA
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JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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Data: 21/Mar/2024
Ata de defesa assinada:
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Esta pesquisa desenvolveu-se a partir dos gêneros do discurso e das Atividades Didáticas Integradas. O estudo tem como objetivo investigar de que modo uma proposta de ensino com base nas Atividades Didáticas Integradas (ADI’s), considerando os gêneros discursivos multissemióticos, pode contribuir com a ampliação do potencial linguístico-discursivo dos alunos. O Arcabouço teórico do trabalho se apoia nos estudos acerca dos gêneros do discurso e responsividade, nos quais a principal referência é Mikhail Bakhtin (2011,2014,2016,2018); nas Atividades Didáticas Integradas, de autoria do professor Heliud Moura (2017); e no que tange aos temas letramentos e gêneros multissemióticos, nos estudos de Roxane Rojo (2015,2012,2009), Kleiman (2009,2005) e Brian Street (2020). O trabalho com os gêneros multissemióticos se deve ao fato de que as múltiplas linguagens sempre estiveram presentes na comunicação humana, porém com advento da tecnologia a presença desse gênero se intensificou. Nesse sentido, faz-se necessário propor ações didático-pedagógicas que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem de língua que contemplem esse tipo de texto para a ampliação dos letramentos a fim de viabilizar ao aluno um aprendizado que lhe propicie uma participação crítica e efetiva nas práticas sociais. O método de pesquisa utilizado é o qualitativo; para coleta dos dados, recorreu-se à pesquisa participante, que como o próprio nome sugere, implica necessariamente a participação tanto do pesquisador quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo da pesquisa. Nesse processo, as práticas de produção de conhecimento estão sempre atreladas a um projeto de intervenção. Um ponto relevante da pesquisa é aquele que tange à formação cidadã dos alunos, tendo em vista que as atividades se desenvolvem a partir de um tema significativo para a sociedade, por intermédio do qual se pode refletir, questionar e simular soluções por meio dos gêneros discursivos. Através da análise dos dados, constatou-se que um projeto de ensino organizado com base nas ADI’s e nos gêneros discursivos que circulam socialmente é uma alternativa que apresenta efetividade para o ensino de língua portuguesa, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva dos alunos e para a formação de sujeitos responsivos capazes de se expressar de forma crítica e reflexiva.
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This research was developed based on speech genres and Integrated Didactic Activities. The study aims to investigate how a teaching proposal based on Integrated Didactic Activities (ADI's), considering multisemiotic discursive genres, can contribute to expanding students' linguistic-discursive potential. The theoretical framework of the work is based on studies on speech genres and responsiveness, in which the main reference is Mikhail Bakhtin (2011,2014,2016,2018); in Integrated Didactic Activities (reading, speaking, writing and linguistic reflection), authored by professor Heliud Moura (2017); and regarding the themes of literacy and multisemiotic genres, in the studies of Roxane Rojo (2015,2012,2009), Kleiman (2009,2005) and Brian Street (2020). The work with multisemiotic genres is due to the fact that multiple languages have always been present in human communication, but with the advent of technology the presence of this genre has intensified. In this sense, it is necessary to propose didactic-pedagogical actions that favor the process of teaching and learning language that include this type of text for the expansion of literacy in order to enable the student to learn that provides them with critical and effective participation in social practices. The research method used is qualitative; To collect the data, participant research was used, which, as the name suggests, necessarily implies the participation of both the researcher and the subjects involved in the research process. In this process, knowledge production practices are always linked to the intervention project. A relevant point of the research is that which concerns the citizenship training of students, considering that the activities are developed through a topic relevant to society, through which they can reflect, question and simulate solutions through discursive genres. Through data analysis, it was found that a teaching project organized based on ADI's and discursive genres that circulate socially is an alternative that is effective for teaching the Portuguese language, as it contributes to the development of the linguistic-discursive capacity of students. students and for the formation of responsive subjects capable of expressing themselves in a critical and reflective way.
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RAIMUNDA FERREIRA RODRIGUES
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NARRATIVASAMAZÔNICAS:ESTRATÉGIASDELEITURAPARAA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
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Orientador : LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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SIDENY PEREIRA DE PAULA
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
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Data: 26/Mar/2024
Ata de defesa assinada:
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Este trabalho de pesquisa teve como objetivo apresentar estratégias de ensino da Literatura a partir de narrativas com temas amazônicos. As atividades envolveram alunos das séries finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa, na cidade de Manaus - Amazonas. O recorte objetivou investigar o imaginário da Amazônia brasileira manifesto nos estados do Amazonas e do Pará, na ficção narrativa. Neste sentido, se utilizou narrativas da obra Belém de Arrepiar (2021), de Nathan de Moura, como estratégia de experiência de leitura/escrita com alunos do 9º ano a fim de estimular o interesse pelas narrativas com conteúdos regionais; preservar identidade e memória culturais; desenvolver habilidades no campo de atuação artístico-literário do contar e recontar contos, sob os fundamentos das orientações da Base Nacional Comum Curricular-BNCC/Ensino Fundamental Anos Finais – EF69LP53 (2008), e de investigações sobre a educação literária. A pesquisa de fundamentação teórica envolve roda de conversa a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o subgênero conto; questionário de sondagem para verificação de atividades desenvolvidas por diferentes docentes de Língua Portuguesa, no âmbito literário, e roda de leitura. Para tal, foram escolhidos cinco contos de autoria do escritor Nathan de Moura, a saber: “Mundiado por Curupira”; “A lenda do Tabatajá”; “Surra de Matinta”; “A moça que virou estátua”; “A lenda da Cobra Grande”. Esses textos serviram de estudo e de motivação para um produto educacional, no caso um podcast sobre narrativas, que foi criado pelos alunos e finalizado em uma mostra literária no ambiente escolar.
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This research work aims to present strategies for teaching Literature based on narratives with Amazonian themes. The activities involved students from the final grades of Elementary School, from the State School Professor Antenor Sarmento Pessoa, in the city of Manaus - Amazonas. The clipping aims to investigate the imaginary of the Brazilian Amazon manifested in the states of Amazonas and Pará, in narrative fiction. In this sense, we use narratives from the book Belém de Arrepiar (2021), by Nathan de Moura, as a reading/writing experience strategy with 9th grade students in order to stimulate interest in narratives with regional content; preserve cultural identity and memory; to develop skills in the artistic-literary field of telling and retelling stories, based on the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular Ensino Fundamental Anos Finalis – EF69LP53 (2008), and research on literary education. The theoretical foundation research is in preliminary approaches, as well as the application of the teaching project (conversation circles in order to identify the students' prior knowledge about the short story subgenre; verification of activities developed by different teachers of Portuguese, in the literary scope). Five short stories by Moura were chosen: “Mundiado por Curupira”; “The Legend of Tabatajá”; “Surra de Matinta”; “The girl who became a statue”; “The Legend of the Big Snake”. These texts will serve as a study and motivation for an educational product about narratives to be created by students and finalized in a literary exhibition in the school environment.
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CÍRIA REGINA NASCIMENTO RODRIGUES
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LEITURA DE CONTOS DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: A PERSONAGEM FEMININA NO CENÁRIO LITERÁRIO
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Orientador : ANA MARIA VIEIRA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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GERMANA MARIA ARAUJO SALES
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LAURO ROBERTO DO CARMO FIGUEIRA
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Data: 27/Mar/2024
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A presente Dissertação de Mestrado intitulada: Leitura de contos de expressão amazônica: a personagem feminina no cenário literário, desenvolvida no curso do mestrado profissional em letras (PROFLETRAS) é resultado de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo e reflexões acerca do ensino de leitura literária em sala de aula, pois a literatura é um direito de todos e necessária para as significações do leitor enquanto indivíduo social. A pesquisa é direcionada a estudantes da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola da rede municipal de ensino fundamental do município de Monte Alegre-Pará. Objetiva-se com este trabalho investigar como a leitura de contos de expressão amazônica escritos por mulheres sobre a personagem feminina pode contribuir para que o aluno da EJA possa ler, compreender e interpretar as temáticas apresentadas nos contos de Maria Lúcia Medeiros e Monique Malcher, colaborando para a sua formação leitora. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa na linha de leitura e literatura com a etapa exploratória; pesquisa de campo e análise do material. Na etapa exploratória, que consiste na organização, leitura, revisão bibliográfica e seleção do material, foi construído o projeto da pesquisa e o de intervenção, que foi imprescindível para a construção das seções da dissertação. A segunda etapa efetivada foi o trabalho de campo; com a realização do trabalho conduzido pela pesquisa participante, cujo objetivo é a compreensão e interpretação das linguagens e temáticas apresentadas nos contos das contistas paraenses Maria Lúcia Medeiros e Monique Malcher, com a perspectiva de proporcionar o interesse pela leitura de obras escritas por mulheres e que falam sobre personagens femininas, o que, consequentemente, colaborará para o seu processo de formação como leitor literário reflexivo acerca de sua realidade, contribuindo também para que, através da leitura das narrativas das escritoras ora citadas, os estudantes possam ter uma leitura mais reflexiva sobre a realidade feminina retratada no gênero literário conto das referidas contistas. A partir das experiências pedagógicas da etapa da pesquisa participante, foi elaborado um caderno didático com propostas de oficinas de leitura. A proposta para as ações de ensino de leitura literária do projeto de intervenção e do caderno didático, respectivamente, intitulado Leitura de contos com personagem feminina: para ler, fruir, pensar e formar, baseia-se nas estratégias de leitura de Solé (1998) e da sequência básica de Cosson (2021). A terceira etapa do trabalho de pesquisa apresenta a análise e a interpretação dos materiais verificados no decorrer de todo o processo da pesquisa. O trabalho de pesquisa apoia-se nas ideias dos estudiosos que tratam sobre leitura e literatura como Andruetto (2017), Bértolo (2014), Britto (2012, 2015), Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2021), Lajolo (2018), Machado (2021), Silva (1999, 2011), entre outros.
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This Master's Dissertation entitled: Reading short stories of Amazonian expression: the female character in the literary scene, developed during the professional master's degree in letters (PROFLETRAS) is the result of bibliographical research, field research and reflections on the teaching of literary reading in classroom, as literature is everyone's right and necessary for the reader's meanings as a social individual. The research is aimed at students in the 4th stage of Youth and Adult Education (EJA) at a municipal elementary school in the municipality of Monte Alegre-Pará. The aim of this work is to investigate how reading short stories of Amazonian expression written by women about the female character can contribute to the EJA student being able to read, understand and interpret the themes presented in the stories by Maria Lúcia Medeiros and Monique Malcher, collaborating for your reading training. The research presents a qualitative approach in the line of reading and literature with an exploratory stage; field research and material analysis. In the exploratory stage, which consists of organization, reading, bibliographic review and selection of material, the research and intervention project was constructed, which was essential for the construction of the dissertation sections. The second stage carried out was fieldwork; with the carrying out of the work conducted by participatory research, whose objective is the understanding and interpretation of the languages and themes presented in the stories of the Pará short story writers Maria Lúcia Medeiros and Monique Malcher, with the perspective of providing interest in reading works written by women and which talk about female characters, which, consequently, will contribute to their training process as a reflective literary reader about their reality, also contributing so that, through reading the narratives of the writers mentioned above, students can have a more reflective reading about the female reality portrayed in the literary genre of short stories by the aforementioned short story writers. Based on the pedagogical experiences of the participatory research stage, a textbook was created with proposals for reading workshops. The proposal for the literary reading teaching actions of the intervention project and the didactic notebook, respectively, entitled Reading short stories with a female character: to read, enjoy, think and form, is based on the reading strategies of Solé (1998) and the basic sequence of Cosson (2021). The third stage of the research work presents the analysis and interpretation of the materials verified throughout the entire research process. The research work is based on the ideas of scholars who deal with reading and literature such as Andruetto (2017), Bértolo (2014), Britto (2012, 2015), Candido (2011), Colomer (2007), Cosson (2021), Lajolo (2018), Machado (2021), Silva (1999, 2011), among others.
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IVANEIDE DA SILVA PAIXÃO
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ATIVIDADE DIDÁTICA INTEGRADA: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
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Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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HELIUD LUIS MAIA MOURA
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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Data: 11/Abr/2024
Ata de defesa assinada:
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Vinculado ao Grupo de Estudos Linguísticos: Texto, Discurso e Ensino – GELTDE e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, esta pesquisa além de trazer reflexões acerca do ensino de língua em perspectiva interdisciplinar, dialógica, interativa e reflexiva, discute também sobre gêneros discursivos e ensino a partir das Atividades Didáticas Integradas – criação de Moura (2017), informada por princípios da Teoria de Bakhtin. Ao acreditar que os gêneros discursivos são a amálgama de elementos capazes de extrapolar o contexto da sala de aula, explorar a dimensão social da língua na perspectiva do letramento, ampliar as capacidades linguístico-discursivas dos estudantes e capacitá-los para interagir e intervir na sociedade por meio da linguagem, apresentamos e discutimos dados e evidências que comprovam a potencialização do ensino-aprendizagem de língua a partir da organização e realização do trabalho pedagógico em ações didáticas que integram ciclicamente atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística – proposta metodológica denominada Atividades Didáticas Integradas (ADIs). O corpus analisado fora obtido por meio dos dados produzidos e coletados no decorrer das ações do Projeto de Intervenção “Cá entre nós,...”, desenvolvido com os alunos do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Artur Pessoa, unidade de ensino da área rural do município de Altamira-PA – fato este que confere à pesquisa, quanto ao método, a característica de participante, e qualitativa quanto a abordagem. A discussão tecida é fundamentada prioritariamente na teoria de Bakhtin (1981, 2010) e nos estudos de outros pesquisadores como Marcuschi (2007), Kleiman (2002), Koch e Elias (2010), Rojo (2002), Antunes (2003), Geraldi (1997, 2012, 2003) e Moura (2021, 2018, 2017, 1978) que, como Bakhtin, consideram a lingua(gem) atividade cognitiva, social e histórica, e ajudam na compreensão e realização das ADIs. Como resultado, concluímos: à medida em que concebe o dialogismo dos gêneros discursivos e opera o ensino nos eixos leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística ciclicamente, potencializada pela interdisciplinaridade que lhe é inerente, as Atividades Didáticas Integradas constituem-se numa ferramenta didática que, gradativa e sensivelmente, auxilia no desenvolvimento de habilidades linguístico-discursivas dos falantes, formando-os, mediante ação-reflexão-ação de contextos reais de interação, para a responsividade e para a criticidade diante dos eventos sociais de sua vivencia, conferindo-lhes mais autônoma nas diversas esferas de circulação da sociedade.
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Linked to the Linguistic Studies Group: Text, Discourse and Teaching – GELTDE and the Professional Master's Program in Letters – PROFLETRAS, this research, in addition to bringing reflections on language teaching from an interdisciplinary, dialogical, interactive and reflective perspective, also discusses genres discursive and teaching based on Integrated Didactic Activities (ADIs) – created by Moura (2017), informed by principles of Bakhtin's Theory. By believing that discursive genres are the amalgamation of elements capable of going beyond the classroom context, exploring the social dimension of language from the perspective of literacy, expanding students' linguistic-discursive capabilities and enabling them to interact and intervene in society through language, we present and discuss data and evidence that prove the potential of language teaching-learning through the organization and performance of pedagogical work in didactic actions that cyclically integrate reading, speaking, writing and linguistic reflection activities – a methodological proposal called Integrated Didactic Activities (ADIs). The corpus analyzed was obtained through data produced and collected during the actions of the Intervention Project “Cá entre nos,...”, developed with students in the sixth and seventh year of elementary school at the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Artur Pessoa, teaching unit in the rural area of the municipality of Altamira-PA – a fact that gives the research, in terms of method, the characteristic of participant, and qualitative in terms of approach. The discussion is based primarily on Bakhtin's theory (1981, 2010) and the studies of other researchers such as Marcuschi (2007), Kleiman (2002), Koch and Elias (2010), Rojo (2002), Antunes (2003), Geraldi (1997, 2012, 2003) and Moura (2021, 2018, 2017, 1978) who, like Bakhtin, consider language to be a cognitive, social and historical activity, and help in understanding and carrying out ADIs. As a result, we conclude: as it conceives the dialogism of discursive genres and operates teaching along the axes of reading, orality, writing and linguistic reflection cyclically, enhanced by the interdisciplinarity that is inherent to it, Integrated Didactic Activities constitute a teaching tool that , gradually and sensibly, assists in the development of linguistic-discursive skills of speakers, training them, through action-reflection-action of real contexts of interaction, for responsiveness and criticality in the face of the social events of their experience, giving them more autonomous in the different spheres of circulation in society.
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DENILSON CHAGAS DA CRUZ DE CASTRO
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ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS (ADIs): AS VOZES SOCIAIS TRAZIDAS PELO GÊNERO CRÔNICA LITERÁRIA
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Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREI SANTOS DE MORAIS
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HELIUD LUIS MAIA MOURA
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JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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Data: 19/Abr/2024
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Esta pesquisa surgiu a partir de uma necessidade de intervenção nas práticas pedagógicas encrustadas em certas escolas, que visam a disseminação de um modelo de ensino que parte do princípio de que o aluno deve ser um mero expectador e que não deve discordar com aquilo que é ensinado. Nesse sentido, o presente trabalho visa contribuir para os estudos e ensino da língua portuguesa. Para isso foram organizadas atividades por meio de gêneros discursivos orais e escritos que contribuem para a ampliação da capacidade linguístico-discursiva dos alunos pautadas na proposta das Atividades Didáticas Integradas (ADIs), que, por sua vez, se fundamentam na oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística criada por Moura (2017). Tais atividades foram desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, numa perspectiva interacionista e dialógica da língua. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2011, 2013, 2016), Volóchinov (2017), Vygotsky (1998), e em estudos de pesquisadores como Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Kleiman (2007,2008, 2016), Moura (2017a, 2017b, 2018), Antunes (2003), entre outros, que fazem o estudo do ensino da língua levando em consideração a função interativa dela nas práticas sociais. A metodologia desenvolvida neste projeto é pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, em que se procura interpretar, compreender o objeto a ser estudado, uma forma de refletir sobre as atividades de ensino de língua portuguesa com base nas ADIs e como esse processo é recebido pelos alunos e professor. Assim, além de pesquisador, coloca-se também na perspectiva de professor. A descrição e análise dos dados ocorrem a partir da elaboração e desenvolvimento do projeto de intervenção realizado com alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Joaquim Valente, em Alenquer- Pará. Para isso, utiliza-se o diário de campo, gravações para registrar as ações, falas e situações ocorridas. A pesquisa aponta, a partir dos dados e resultados coletados, que a proposta das ADIs por meio dos gêneros discursivos proporciona o protagonismo do aluno em sala de aula, pois ele é incentivado a se pôr como sujeito do discurso, concordando ou discordando, na oralidade e na escrita, sendo que o professor assume o papel de agente de letramento, o que conduz à formação de sujeitos responsivos.
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This research arose from a need for intervention in the pedagogical practices embedded in certain schools, which aim to disseminate a teaching model that assumes that the student should be a mere spectator and should not disagree with what is taught. . In this sense, this work aims to contribute to the studies and teaching of the Portuguese language. To this end, activities were organized using oral and written discursive genres that contribute to expanding the linguistic-discursive capacity of students based on the proposal of Integrated Didactic Activities (ADIs), which, in turn, are based on orality, reading, writing and linguistic reflection created by Moura (2017). These activities were developed with elementary school students, from an interactionist and dialogical perspective of the language. The theoretical bases that support this work are the assumptions of Bakhtin (2011, 2013, 2016), Volóshinov (2017), Vygotsky (1998), and in studies by researchers such as Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Kleiman (2007,2008 , 2016), Moura (2017a, 2017b, 2018), Antunes (2003), among others, who study language teaching taking into account its interactive function in social practices. The methodology developed in this project is qualitative research, characterized as action research, which seeks to interpret and understand the object to be studied, a way of reflecting on Portuguese language teaching activities based on ADIs and how this process is received by students and teacher. Thus, in addition to being a researcher, he also takes on the perspective of a teacher. The description and analysis of data occurs from the elaboration and development of the intervention project carried out with students in the 7th year of Elementary School, at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Joaquim Valente, in Alenquer- Pará. For this, the diary is used field, recordings to record the actions, speeches and situations that occurred. The research points out, based on the data and results collected, that the proposal of ADIs through discursive genres provides the student with protagonism in the classroom, as he is encouraged to position himself as the subject of the discourse, agreeing or disagreeing, orally and in writing, with the teacher assuming the role of literacy agent, which leads to the formation of responsive subjects.
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MARLY ANGELINA GALÚCIO MACIEL
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JORNAL ESCOLAR: PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS (ADIs)
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Orientador : HELIUD LUIS MAIA MOURA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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HELIUD LUIS MAIA MOURA
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JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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Data: 2/Mai/2024
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O presente trabalho tem por objetivo analisar uma intervenção em sala de aula que se propôs a produzir um jornal escolar usando as atividades didáticas integradas (ADIs) de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística e verificar se essa ação didática contribui para ampliar a capacidade linguístico-discursiva dos alunos no âmbito do ensino básico. A pesquisa qualitativa/participante aconteceu em uma escola da rede municipal de Santarém em 2022, em duas turmas do 9º ano do ensino fundamental. A intervenção se deu através do projeto chamado “Jornal escolar: o protagonismo discente” que objetiva viabilizar o ensino de língua portuguesa a partir de uma abordagem interativa, dialógico-discursiva, propondo a produção do jornal escolar com a dinâmica das ADIs, ampliando a capacidade linguístico-discursiva dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Abordo na intervenção o jornal escolar como prática social, usando nas aulas os gêneros discursivos do jornalismo e literário. Este trabalho se insere num campo de pesquisas que vem se produzindo no ProfletrasUfopa sob orientação de Moura (2016, 2017, 2019 e 2020), professor e pesquisador que postulou as Atividades Didáticas Integradas -ADIs. As quais possibilitam integrar as atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística sob uma perspectiva discursiva, interacionista, enunciativa e dialógica da linguagem que está alicerçada nas teorias bakhtinianas. As bases teóricas que respaldam este trabalho são os pressupostos de Bakhtin (2006, 2010a, 2010b, 2011, 2016, 2017), Moura (2016, 2017, 2019 e 2020), Volóchinov (2017), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch e Elias (2009a), Bazerman (2011), Fiorin (2020). O corpus desta pesquisa são as aulas de Língua Portuguesa (LP), registradas através de vídeo, áudio e registros de diário de bordo (tanto a docente quanto dos discentes). Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de integração das atividades de leitura, oralidade, escrita e reflexão linguística no Ensino Fundamental. Dessa forma, vê-se, também, que a capacidade linguístico-discursiva dos alunos aumenta significativamente.
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This work aims to analyze a classroom intervention that proposed to produce a school newspaper using the integrated didactic activities (ADIs) of reading, orality, writing and linguistic reflection and to verify if this didactic action contributes significantly to expanding the linguistic-discursive ability of students in basic education. The qualitative/participant research takes place in a school in the municipal network of Santarém in the present year 2022, in 2 (two) classes of the 9th grade of elementary school. The intervention took place through the intervention project called “School newspaper: the student protagonism” which aims to make the teaching of the Portuguese language feasible from an interactive, dialogic-discursive approach, proposing the production of the school newspaper with the dynamics of the ADIs, expanding the linguistic-discursive ability of students in the 9th year of regular education. In the intervention, I approach the school newspaper as a social practice, using the discursive genres of journalism and literature in classes. This work is part of a research field that has been produced at Profletras-Ufopa under the guidance of Moura (2016, 2017, 2019 and 2020), professor and researcher who postulated the Integrated Didactic Activities -ADIS. The ADIs make it possible to integrate reading, orality, writing and linguistic reflection activities from a discursive, interactionist, enunciative and dialogic perspective of language that is grounded in Bakhtinian theories. The theoretical bases that support this work are the assumptions of Bakhtin (2006, 2010a, 2010b, 2011, 2016, 2017), Moura (2016, 2017, 19). Voloshinov (2017), Marcuschi (2005, 2008), Koch (2003, 2004, 2006, 2008), Koch and Elias (2009a), Bazerman (2011), Fiorin (2020). The corpus of this research are the LP classes, recorded through video, audio and logbook records (both by the teacher and the students). The results of this research point to the need to integrate activities of reading, orality, writing and linguistic reflection in fundamental education, in this way it is also seen that the linguisticdiscursive capacity of students increases significantly.
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PEDRO GERALDO DE SOUSA FILHO
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A ESCOLA NO COMBATE AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO
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Orientador : EDIENE PENA FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDIENE PENA FERREIRA
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LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
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ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
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Data: 16/Mai/2024
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A dissertação ora apresentada tem por objetivo investigar a presença do preconceito linguístico no contexto escolar, e, por meio de ações interventivas, propiciar aos alunos reflexão sobre a temática. Buscou-se compreender como essas formas de discriminação se manifestam e interagem nos contextos educacionais e estratégias para combatê-las. Utilizou-se metodologia exploratória-descritiva e participativa, com revisão de literatura sobre o tema. O local da execução do pesquisa aconteceu em uma escola da rede municipal do município de Altamira/PA, funcionando sob regime militar, no ano letivo de 2023. A intervenção foi feita por meio de aplicação de dois questionários de igual teor aos alunos, sendo um formulário aplicado antes do projeto de intervenção, outro após, com intuito de percebermos a evolução do entendimento sobre a manifestação do preconceito linguístico dos atores envolvidos na pesquisa. O momento ímpar da pesquisa foi a realização de Rodas de Conversa, ocasião que discutimos leituras voltadas ao tema, ouvimos relatos emocionante e preocupante quanto as abordagens a maneira de se expressar do outro, sobretudo no ambiente educacional. Os resultados indicaram a presença de preconceito linguístico na escola, notado pelos alunos em relação à fala dos colegas. O trabalho de intervenção auxiliou os discentes à compreensão do fenômeno preconceito linguístico, e à reflexão crítica com maior sensibilização à inclusão, reflexo das atividades realizadas no decorrer da pesquisa. Este trabalho frisa a importância da diversidade de vozes na educação e sugere investigações futuras para doutorado.
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The dissertation aims to explore and discuss prejudice in various forms, focusing on linguistic prejudice within the school context, especially among students and teachers. It sought to understand how these forms of discrimination manifest and interact in educational settings and strategies to combat them. An exploratory-descriptive and participative methodology was used, along with a literature review on the subject. The research was conducted in a municipal school in Altamira/PA, operating under a military regime in the 2023 academic year. Interventions involved applying two questionnaires to students, one before and another after the interventions and Discussion Circles, to assess the evolution of understanding regarding the manifestation of prejudice in gestures and speech. The Discussion Circles, where thematic readings were discussed and emotional and concerning accounts regarding expression were shared, stood out as a unique moment in the research. The results indicated the presence of linguistic prejudice in school, as noted by students and teachers. The Discussion Circles enhanced understanding of linguistic prejudice, while student essays showed critical reflection and increased sensitivity to inclusion, reflecting the interventions' impact. This work emphasizes the importance of diversity of voices in education and suggests further doctoral research.
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MARIA JOSÉ VIANA SILVA
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TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA EJA - ESTUDO DE CASO.
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Orientador : ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
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ANDREI SANTOS DE MORAIS
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JONATHAN FELIX RIBEIRO LOPES
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Data: 22/Mai/2024
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Este trabalho teve como objeto de estudo validar alternativas metodológicas diferenciadas, como as tecnologias em geral, utilizadas como elementos facilitadores no processo da escrita, produção e oralidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental – EJA, da escola estadual Nelson Alves Ferreira, localizada na cidade de Manaus, neste estudo tratou-se especificamente da inserção das tecnologias digitais, utilizadas como elementos facilitadores no processo, com o propósito de possibilitar aos alunos o aprimoramento da capacidade compreensiva e interpretativa. A pesquisa é participante de cunho qualitativo, em que a professora pesquisadora colheu e analisou os dados obtidos através das observações em sala de aula. Para tanto foram distribuídos questionários e aplicados atividades com inserção das tecnologias propostas. Verificamos que o uso dessas novas tecnologias, em termos técnicos os alunos ainda têm muitas dificuldades. Os procedimentos metodológicos deste trabalho tiveram início com o estudo teórico sobre o desenvolvimento das atividades de leitura e interpretação de textos e o uso das tecnologias digitais, especificamente os jogos, no ensino de leitura e produção as temáticas que permeiam as propostas de ensino, quais sejam: o ensino de língua materna, a noção de texto e de gêneros discursivos, a leitura, a escrita, a oralidade e a reflexão linguística e as atividades didáticas integradas, à luz das teorias de Bakhtin. A proposta de intervenção consistiu em aplicar atividades interrelacionadas ao uso de plataformas digitais e durante essa fase foi feito o registro por meio fotos e coleta de dados que auxiliaram o trabalho de pesquisa. A análise dos dados foi o material para interpretar e compreender como as metodologias usadas nas salas de aula e como o uso de tecnologias digitais podem definir a capacidade de ensino, propondo ações e intervenções que favoreçam a leitura e a interpretação. Salienta-se que como se trata de uma pesquisa em que envolveu tanto professores como alunos, em alguns pontos a correlação de coleta de dados sofreram alterações, não prejudicando em nenhum momento o trabalho final. Assim sendo, é prerrogativa fundamental que o professor de português conheça e domine os recursos tecnológicos e saiba a teoria que abrange sua área de atuação. Os resultados apontam que ainda estamos longe de termos alunos e professores com um conhecimento e domínio das novas tecnologias, mas gradualmente a inclusão de novas tecnologias, se faz necessária para a formação intelectual e crítica de nossos estudantes.
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This work aimed to validate different methodological alternatives, such as technologies in general, used as facilitating elements in the writing, production and speaking process of students in the 9th year of elementary school at the state school Nelson Alves Ferreira, located in the city of Manaus. , in this study it was specifically about the insertion of digital technologies, used as facilitating elements in the process, with the purpose of enabling students to improve their understanding and interpretative capacity. The research is qualitative in nature, in which the research teacher collected and analyzed the data obtained through classroom observations. To this end, questionnaires were distributed and activities were carried out including the proposed technologies. The results indicate that we are still far from ______, which demonstrates that the inclusion of new technologies is necessary for the intellectual and critical training of our students. However, we found that the use of these new technologies, in technical terms, students still have many difficulties. The methodological procedures of this work began with the theoretical study on the development of reading and text production activities and the use of digital technologies, specifically games, in teaching reading and producing the themes that permeate the teaching proposals, namely: mother tongue teaching, the notion of text and discursive genres, reading, writing, orality and linguistic reflection and integrated teaching activities, in the light of Bakhtin's theories. Based on the phases, the intervention proposal consisted of applying activities interrelated to the use of digital games. During this phase, recording was made through videos, photos, and data collection that helped the research work. Data analysis was the material to interpret and understand how the methodologies used in classrooms, with the use of digital technologies, can define teaching capacity, proposing actions and interventions that favor reading and interpretation. It should be noted that as this is a research involving both teachers and students, at some points the data collection correlation may have changed, without affecting the final work at any time. Therefore, it is a fundamental prerogative that Portuguese teachers know and master technological resources and know the theory that covers their area of expertise.
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FRANCISCA DANIELE SOUSA RAMOS
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OS CONTOS AMAZÔNICOS EM SALA DE AULA:
Uma proposta metodológica para a promoção da leitura e a valorização cultural
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Orientador : ANA MARIA VIEIRA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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SIDENY PEREIRA DE PAULA
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ZAIR HENRIQUE SANTOS
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Data: 13/Jun/2024
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A presente dissertação de mestrado intitulada Os contos Amazônicos em sala de aula: Uma proposta metodológica para a promoção da leitura e a valorização cultural surgiu da necessidade de se contemplar no ensino de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental anos finais, a Literatura Brasileira de Expressão Amazônica, em particular, a produção literária de escritores amazonenses e tem como objetivo geral promover a leitura de Contos Amazônicos a fim de desenvolver as práticas de leitura dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, além de contribuir para o (re) conhecimento e a valorização dos elementos socioculturais da região amazônica. A razão para a realização deste estudo se justifica em aproximar os escritores e a literatura amazônica do contexto escolar, uma vez que o ensino de Língua Portuguesa não deve estar dissociado do ensino de Literatura. Para alcançar os resultados pretendidos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, qualitativa e a participante. Dessa forma, desenvolvemos um estudo contemplando os contos produzidos por escritores amazonenses, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica realizada com os alunos do 8º ano, de uma escola localizada na zona Norte da cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Considerando a expressividade artística e literária local, houve a necessidade de delimitar esta pesquisa aos Contos Amazônicos, contemplando as obras dos contistas: Arthur Engrácio, Milton Hatoum, Astrid Cabral e Carlos Gomes. Pretendemos, portanto, a partir desta, promover o conhecimento dos escritores, de suas narrativas, de suas temáticas, refletindo-se assim, em um ensino mais significativo e mais próximo à realidade dos alunos. Os principais teóricos que embasaram essa pesquisa foram: Andruetto (2007), Bértolo (2014), Britto (2015/2012), Candido (2011), Colomer (2007), Lajolo (2001), Souza (2010), Loureiro (2015/2001), Telles (2021), além de outras pesquisas realizadas no âmbito do Profletras que dialogam com esse tema.
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The present master's thesis entitled The Amazonian tales in the classroom: A methodological proposal for the promotion of reading and cultural appreciation arose from the need to consider Brazilian Literature of Amazonian Expression in the teaching of the Portuguese Language, in elementary school in the final years., in particular, the literary production of Amazonian writers and its general objective is to promote the reading of Amazonian Stories in order to develop the reading practices of students in the 8th year of Elementary School, in addition to contributing to (re)knowledge and appreciationof the sociocultural elements of the Amazon region.The reason for carrying out this study is justified in bringing Amazonian writers and literature closer to the school context, since the teaching of Portuguese Language should not be dissociated from the teaching of Literature.To achieve the desired results, we used bibliographical, qualitative and participant research.In this way, we developed a study contemplating the short stories produced by Amazonian writers, through a proposed pedagogical intervention carried out with 8th year students, from a school located in the North zone of the city of Manaus, in the state of Amazonas.Considering the local artistic and literary expressiveness, there was a need to limit this research to Amazonian Tales, contemplating the works of short story writers: Arthur Engrácio, Milton Hatoum, Astrid Cabral and Carlos Gomes.Therefore, we intend, from this, to promote the knowledge of writers, their narratives, their themes, thus reflecting on more meaningful teaching and closer to the students' reality.The main theorists who supported this research were: Andruetto (2007), Bértolo (2014), Britto (2015/2012), Candido (2011), Colomer (2007), Lajolo (2001), Souza (2010), Loureiro (2015/2001), Telles (2021), in addition to other research carried out within the scope of Profletras that dialogue with this topic.
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ANTONIO JORGE DE CASTRO
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O ensino das literaturas africanas de língua portuguesa na escola: rompendo silêncios e construindo novas práticas em sala de aula
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Orientador : LUIZ FERNANDO DE FRANCA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ FERNANDO DE FRANCA
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TEREZINHA DE JESUS DIAS PACHECO
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ZAIR HENRIQUE SANTOS
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Data: 23/Ago/2024
Ata de defesa assinada:
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Esta pesquisa tem o intuito de investigar o silenciamento dos saberes negros em uma escola da rede pública de ensino do estado do Amapá, no norte do Brasil. Está vinculada ao contexto do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS/UFOPA e visa problematizar acerca do ensino das literaturas africanas de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, mais precisamente nas turmas de 9º ano. A pesquisa dialoga com a lei 10.639/2003, Lei 1.196/2008 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e com autores da literatura afro-brasileira e africana. O objetivo principal da pesquisa foi investigar se/e como o ensino das literaturas africanas de língua portuguesa é desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental na escola, bem como apresentar uma proposta pedagógica de inclusão de textos literários africanos. Com o intuito de concretizar tal objetivo, foram desenvolvidos um conjunto de procedimentos metodológicos, que foram os seguintes: uma abordagem bibliográfica e documental, um diagnóstico envolvendo direção da escola, coordenação pedagógica, docentes de língua materna dos anos finais do Ensino Fundamental e estudantes de uma turma de 9º ano também da escola lócus da pesquisa. Após a coleta e análise de dados da pesquisa diagnóstica foi confirmado o silenciamento do ensino de literatura africana de língua portuguesa na escola e a escassez de textos literários afro-brasileiros. Na sequência foi desenvolvida a intervenção a partir de um conjunto de contos moçambicanos em uma turma de 9º ano. Esse processo teve receptividade positiva pelos (as) participantes. Foi possível detectar que docentes e gestores têm pouco conhecimento sobre as leis que obrigam o ensino das literaturas afro-brasileira e africana nas escolas (leis 10639 e lei 1196/2008), bem como constatou-se uma deficiência na formação dos docentes em relação a Educação para as Relações Étnicos-Raciais. Em relação aos discentes, evidenciou-se um silenciamento acentuado em relação ao contato com obras de escritores africanos, afro-brasileiros e quilombolas indicando um epistemicidio. Portanto, a inserção de uma proposta pedagógica como uma possibilidade de rompimento deste silenciamento, por meio dos contos de Moçambique trabalhados na escola constitui um meio efetivo de implementação da Lei 10.639/03, da Lei 1.196/03 do estado do Amapá e da própria Educação Antirracista.
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This research aims to investigate the silencing of black knowledge in a public school in the state of Amapá, in northern Brazil. It is linked to the context of the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS/UFOPA and aims to problematize the teaching of African literature in the Portuguese language in the final years of Elementary School, more precisely in 9th grade classes. The research dialogues with law 10,639/2003, Law 1,196/2008 and the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004) and with authors of Afro literature -Brazilian and African. The main objective of the research was to investigate whether/and how the teaching of Portuguese-language African literature is developed in the 9th year of Elementary School at school, as well as presenting a pedagogical proposal for the inclusion of African literary texts. In order to achieve this objective, a set of methodological procedures were developed, which were as follows: a bibliographic and documentary approach, a diagnosis involving school management, pedagogical coordination, mother tongue teachers in the final years of Elementary School and students of a 9th grade class also from the school where the research was carried out. After collecting and analyzing data from the diagnostic research, the silence in the teaching of African literature in the Portuguese language at school and the scarcity of Afro-Brazilian literary texts was confirmed. The intervention was then developed based on a set of Mozambican short stories in a 9th grade class. This process was positively received by the participants. It was possible to detect that teachers and managers have little knowledge about the laws that require the teaching of Afro-Brazilian and African literature in schools (laws 10639 and law 1196/2008), as well as a deficiency in the training of teachers in relation to Education for Ethnic-Racial Relations. In relation to students, there was a marked silence in relation to contact with works by African, Afro-Brazilian and quilombola writers, indicating epistemicide. Therefore, the insertion of a pedagogical proposal as a possibility of breaking this silence, through the stories of Mozambique worked at school, constitutes an effective means of implementing Law 10.639/03, Law 1.196/03 of the state of Amapá and Education itself Anti-racist.
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FRANCISCA OLIVEIRA DA CRUZ
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A FORMAÇÃO ESTÉTICA LITERÁRIA COM ESTUDANTES DO 6º ANO:
Limites e Possibilidades
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Orientador : ZAIR HENRIQUE SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
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ZAIR HENRIQUE SANTOS
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Data: 16/Set/2024
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Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS. O objetivo consistiu em observar como a formação estética na educação escolar, realizada de forma sistemática por meio da literatura, pode contribuir com a construção do ser humano de forma omnilateral, e considerando o contexto em que se dá, examinar a funcionalidade, a eficiência, a diversidade desse tipo de atividade, ou seja, os modos de proporcionar experiência estética, apontando possibilidades e limitações encontradas no desenvolvimento do processo de ensino da experiência estética literária na escola. A pesquisa de natureza empírica-interventiva, portanto, pesquisa participante, aconteceu em uma escola da rede municipal do município de Altamira-PA. A intervenção foi feita através de uma proposta de mediação, denominada Uma leitura para cada dia; foi pensada e aplicada pela professora-pesquisadora em duas turmas de 6º ano. Nesta intervenção, abordamos o estudo da estética literária, buscando proporcionar aos alunos contato com textos literários, produções audiovisuais que interagem entre si, e com o valor estético que estes têm em relação ao aspecto formador holístico do indivíduo. O corpus desta pesquisa foram as aulas de Língua Portuguesa, o próprio fazer pedagógico, registrados pontualmente através de vídeo, imagens e anotações em diários de bordo (tanto da docente quanto dos discentes). As etapas da pesquisa seguiram os pressupostos de Minayo (2009) e dividiram-se em três: 1. fase exploratória; 2. trabalho de campo; 3. análise e tratamento de material empírico e documental. Os resultados apontam para a importância do contato com a literatura e a relevância da vivência estética literária por meio do estudo e da realização das leituras de textos literários, em relação à formação da criança em todos os aspectos, especialmente na construção de sua personalidade, por meio do desenvolvimento estético e da capacidade crítica, garantindo a reflexão sobre seus próprios valores e crenças, assim como os da sociedade a que pertence; apontam também para a necessidade da formação continuada do docente, elemento fundamental para uma maior possibilidade de um trabalho pedagógico voltado para uma abordagem mais integral, dinâmica e reflexiva.
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LITERARY AESTHETIC EDUCATION WITH 6TH-GRADE STUDENTS:
Limits and Possibilities
Abstract
This dissertation is linked to the Study, Research, and Intervention Group in Reading, Writing, and Literature in School (LELIT) and to the Professional Master's Program in Letters - PROFLETRAS. The aim is to observe how aesthetic education in schools, systematically conducted through literature, can contribute to the holistic development of human beings, considering the context in which it occurs. It examines the functionality, efficiency, and diversity of such activities, specifically the ways of providing aesthetic experiences, while pointing out possibilities and limitations encountered in the teaching process of literary aesthetic experience in schools. This empirical-interventionist research, therefore a participatory research, was conducted in a municipal school in Altamira / PA. The intervention involved a mediation proposal called "One Reading for Each Day," designed and implemented by the teacher/researcher in two 6th-grade classes. This intervention focused on the study of literary aesthetics, aiming to expose students to literary texts and audiovisual productions that interact with each other, emphasizing the aesthetic value these texts hold in shaping the holistic development of individuals. The research corpus consisted of Portuguese language classes and the pedagogical practices themselves, documented meticulously through video recordings, images, and diary entries (both by the teacher and the students). The research followed Minayo's (2009) assumptions and comprised three stages: 1. exploratory phase; 2. fieldwork; 3. analysis and treatment of empirical and documentary material. The findings underscore the importance of literary engagement and the relevance of literary aesthetic experience through the study and reading of literary texts in child development across all aspects, especially in the formation of their personality through aesthetic development and critical thinking. This fosters reflection on their own values and beliefs, as well as those of the society to which they belong. The results also highlight the need for continuous teacher training, a fundamental element for enabling a more comprehensive, dynamic, and reflective approach in educational practices.
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ANA BETANIA FERREIRA ARAUJO
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A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EJA: UMA PROPOSTA DE LEITURA DOS CONTOS DE MILTON HATOUM.
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Orientador : ANA MARIA VIEIRA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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SIDENY PEREIRA DE PAULA
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ZAIR HENRIQUE SANTOS
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Data: 19/Set/2024
Ata de defesa assinada:
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A presente dissertação, que tem como título A Formação do Leitor Literário na EJA: Uma Proposta de Leitura de Contos de Milton Hatoum, está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS –, ofertado em rede nacional aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, que buscam formação continuada para melhorar o exercício da docência e a qualidade do ensino no país. A temática escolhida volta-se para o estudo sobre a leitura literária nas aulas de língua materna, por entender que esta é uma grande aliada do desenvolvimento do cidadão capaz de entender e de interagir no mundo em que vive. Assim, a pesquisa participante tem por objetivo contribuir para a formação de leitores literários na Educação de Jovens e Adultos – EJA –, com base na obra Cidade Ilhada, coletânea de contos de Milton Hatoum. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi preciso dividi-la em dois momentos: o primeiro, a pesquisa bibliográfica, teve como destaque os principais autores que versam sobre EJA, literatura literária e expressão amazônica, como Loureiro (2000), Castilho (2011), Britto (2015), Fernandes (2004), Koch (2015), Silva (1997), Solé (1998), Zilberman (2009), Freire (1987; 1996) e Souza (2008; 2009), além de busca eletrônica em sites, como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o repositório do Profletras Nacional. O segundo momento trata-se da pesquisa de campo desenvolvida em duas turmas de 4ª etapa da EJA, que funcionam na Escola E. E. F. M. Ezeriel Mônico de Matos, localizada na cidade de Santarém, estado do Pará. Para traçar o perfil desses estudantes quanto à prática da leitura de textos literários, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas. Como resultado desse levantamento, constatou-se que dos 34 estudantes matriculados nas turmas, mais de 50% não conhecem os escritores da região. Com base nesses dados, foi proposta uma intervenção baseada nas oficinas Contos para acordar e encantar (Rodrigues, 2020). Após o desenvolvimento da proposta nas turmas selecionadas, constatamos que a utilização de textos que refletem o ambiente cultural dos estudantes pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do interesse pela leitura e para a formação de leitores mais engajados e críticos, reforçando a importância de práticas pedagógicas que valorizem a literatura regional.
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This dissertation, entitled The Formation of Literary Readers in EJA: A Proposal for Reading Short Stories by Milton Hatoum, is linked to the Professional Master's Program in Literature – PROFLETRAS –, offered nationwide to Portuguese Language teachers in Elementary Education, who seek continued training to improve their teaching practice and the quality of education in the country. The chosen theme focuses on the study of literary reading in native language classes, as it is understood that this is a great ally in the development of citizens capable of understanding and interacting in the world in which they live. Thus, the participatory research aims to contribute to the formation of literary readers in Youth and Adult Education – EJA –, based on the work Cidade Ilhada, a collection of short stories by Milton Hatoum. To develop the research, it was necessary to divide it into two moments: the first, the bibliographic research, highlighted the main authors who deal with EJA, literary literature and Amazonian expression, such as Loureiro (2000), Castilho (2011), Britto (2015), Fernandes (2004), Koch (2015), Silva (1997), Solé (1998), Zilberman (2009), Freire (1987; 1996) and Souza (2008; 2009), in addition to electronic searches on websites, such as the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Profletras Nacional repository. The second stage involves field research carried out in two 4th stage EJA classes that operate at the E. E. F. M. Ezeriel Mônico de Matos School, located in the city of Santarém, state of Pará. In order to profile these students regarding their practice of reading literary texts, a questionnaire with open and closed questions was applied. As a result of this survey, it was found that of the 34 students enrolled in the classes, more than 50% were unfamiliar with the writers from the region. Based on these data, an intervention based on the workshops Tales to wake up and enchant (Rodrigues, 2020) was proposed. After developing the proposal in the selected classes, we found that the use of texts that reflect the cultural environment of the students can contribute significantly to the development of interest in reading and to the formation of more engaged and critical readers, reinforcing the importance of pedagogical practices that value regional literature.
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RENILZA FONSECA DA PAIXÃO
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Biblioteca escolar: criação de um lugar de ler e as reflexões sobre as possibilidades e os limites de levar a ler em uma comunidade rural do município de Alenquer/PA.
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Orientador : ZAIR HENRIQUE SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA MARIA VIEIRA SILVA
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VANESSA DE ABREU CAMASMIE
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ZAIR HENRIQUE SANTOS
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Data: 20/Set/2024
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Este trabalho tem como tema Biblioteca escolar: criação de um lugar de ler e as reflexões sobre as possibilidades e os limites de levar a ler em uma comunidade rural do município de Alenquer e está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras –Profletras, ao Grupo de Estudos Leitura e Intervenção em Literatura Infantil e juvenil na Escola – Lelit, da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa – e segue a linha de pesquisa Literatura infantil, literatura e educação, formação de leitor. O objetivo deste é investigar as transformações culturais resultantes da criação da biblioteca escolar na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dulcinéia Campos dos Santos Sá como espaço de desenvolvimento de ações coletivas de ler numa escola de comunidade rural, que oferte ações de ler de forma coletiva e participativa na perspectiva omnilateral, onde o ser humano revela as suas dimensões, sejam elas físicas ou psíquicas. Tem-se como metodologia de investigação a pesquisa de intervenção, em que os agentes da pesquisa estão em parceria constante, para que se institua a biblioteca na escola e se desenvolvam ações leitoras. O estudo começou no primeiro semestre de 2021 e se estendeu até abril 2024, mas espero continuar a observação se a escola continuará as ações de levar a ler. A base teórica é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (2004, 2009), Santos (2016), Bértolo (2014) e Castrillón (2011). Os resultados apontam que ocorreu um envolvimento e ânimo da escola em utilizar o espaço da biblioteca escolar criada e desenvolver atividades leitoras com os estudantes. As ações de leitura contribuíram para o melhor aperfeiçoamento dos envolvidos. Observa-se, porém, que a adesão dos professores ainda é parcial, não se constituindo em ações coletivas, ainda que algumas tenham sido contínuas.
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This work has as its theme School library: creation of a place to read and reflections on the possibilities and limits of taking people to read in a rural community in the municipality of Alenquer and is linked to the Professional Master's Program in Literature – Profletras, to the Group of Reading Studies and Intervention in Children's and Young Adult Literature at School – Lelit, at the Federal University of Western Pará – Ufopa – and follows the line of research Children's literature, literature and education, reader training. The objective of this is to investigate the cultural transformations resulting from the creation of the school library at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Dulcinéia Campos dos Santos Sá as a space for the development of collective reading actions in a rural community school, which offers reading actions in a collective and participatory in an omnilateral perspective, where the human being reveals his dimensions, whether physical or psychic. The research methodology is intervention research, in which the research agents are in constant partnership, so that the library is established at the school and reading actions are developed. The study began in the first semester of 2021 and continued until April 2024, but I hope to continue observing whether the school will continue its actions to encourage reading. The theoretical basis is: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (2004, 2009), Santos (2016), Bértolo (2014) and Castrillón (2011). The results indicate that the school was involved and encouraged to use the created school library space and develop reading activities with students. The reading actions contributed to the better improvement of those involved. It is observed, however, that teachers' adherence is still partial, not constituting collective actions, even though some have been continuous.
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JOEL DE SOUSA ALMEIDA
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INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PEDRO REGALADO DE SOUSA EM PORTO DE MOZ - PÁ: AUSÊNCIA E EXCESSO DE ESPAÇO EM BRANCO, COMO INTERVIR?
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Orientador : RAIMUNDO NONATO VIEIRA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CELIANE SOUSA COSTA
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RAIMUNDO NONATO VIEIRA COSTA
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SARAH ELIZABETH DE MENEZES TEIXEIRA
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Data: 25/Out/2024
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Este trabalho visa observar de que forma a oralidade influencia na aquisição da escrita dos alunos e como os casos de hipossegmentação e hipersegmentação estão incluídas nesse processo; bem como problematizar a ausência e excesso de espaço em branco verificado na escrita de alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Pedro Regalado Antônio de Sousa em Porto de Moz-Pá, ao mesmo tempo, refletir no papel que o profissional da educação, na pessoa do professor, em especial da língua materna, tem para que esses desvios na escrita dos alunos sejam extintos, ou pelo menos diminuídos. O objetivo principal é investigar as causas desses casos e de que modo eles acontecem, para isso, textos produzidos pelos alunos, serão a base nesse processo investigatório, a partir daí irei propor intervenção compatível com as dificuldades encontradas. Para isso, uma intensa pesquisa bibliográfica foi feita a fim de encontrar as hipóteses para esta problemática e estudar maneiras pelas quais ela seja solucionada. A falta de conhecimento por parte dos profissionais de educação no tocante aos processos linguísticos, principalmente os relacionados a fonologia e a fonética da língua portuguesa, assim como a influência da oralidade na escrita são hipóteses levantadas para esclarecer a ocorrência de tais casos. Ainda que todo processo de averiguação a respeito dos casos de hipossegmentação e hipersegmentação em sala de aula, se deu pós período da pandemia da COVID-19 todos as cautelas de prevenção foram adotadas. Assim sendo, é prerrogativa fundamental que o professor de língua portuguesa conheça e saiba a teoria que abrange sua área de atuação. Na perspectiva de atingir o objetivo deste trabalho, será utilizada abordagem teórica, documental e diagnóstica, através de coleta de informações utilizando questionários com perguntas simples, direcionadas aos alunos, responsáveis dos alunos e professores da turma. Diante dos resultados obtidos será proposto atividades interventivas no intuito de minimizar ou até mesmo sanar dificuldades encontradas na escrita dos alunos. Para tanto, tomou-se como pressuposto teórico escritores renomados e relevantes nesse âmbito de estudo, tais como: Silva (1994), Cagliari (2002), Capistrano (2007), Marcuschi (2008, 2010), dentre outros. Além da pesquisa, foram feitas também atividades com alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Regalado Antônio de Sousa, no município de Porto de Moz - Pará; para que produzissem textos, sendo estes analisados durante este trabalho.
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This work aims to observe how orality influences students' writing acquisition and how cases of hyposegmentation and hypersegmentation are included in this process; as well as problematizing the absence and excess of white space verified in the writing of students of the 6th year of elementary school at the Pedro Regalado Antônio de Sousa school in Porto de Moz-Pá, at the same time, reflecting on the role that the education professional, in the person of the teacher, especially of the mother tongue, has so that these deviations in the students' writing are extinguished, or at least diminished. The main objective is to investigate the causes of these cases and how they happen, for this, texts produced by the students will be the basis of this investigative process, from there I will propose intervention compatible with the difficulties encountered. To this end, an intense bibliographic research was carried out in order to find the hypotheses for this problem and to study ways in which it can be solved. The lack of knowledge on the part of education professionals regarding linguistic processes, especially those related to phonology and phonetics of the Portuguese language, as well as the influence of orality on writing are hypotheses raised to clarify the occurrence of such cases. Although the entire process of investigation regarding cases of hyposegmentation and hypersegmentation in the classroom took place after the period of the COVID-19 pandemic, all preventive precautions were adopted. Therefore, it is a fundamental prerogative that the Portuguese language teacher knows and knows the theory that covers his area of expertise. In order to achieve the objective of this work, a theoretical, documental and diagnostic approach will be used, through the collection of information using questionnaires with simple questions, directed to students, students' guardians and teachers of the class. In view of the results obtained, intervention activities will be proposed in order to minimize or even solve difficulties encountered in the students' writing. To this end, renowned and relevant writers in this field of study were taken as a theoretical assumption, such as: Silva (1994), Cagliari (2002), Capistrano (2007), Marcuschi (2008, 2010), among others. In addition to the research, activities were also carried out with students of the 6th grade of the Pedro Regalado Antônio de Sousa Municipal School of Elementary Education, in the municipality of Porto de Moz - Pará; to produce texts, which were analyzed during this work.
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ZILEYCE DAMASCENO PEREIRA
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A análise linguística a partir de orações subordinadas substantivas: uma proposta de descrição e ensino para turmas de ensino fundamental
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Orientador : RAIMUNDO NONATO VIEIRA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CELIANE SOUSA COSTA
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RAIMUNDO NONATO VIEIRA COSTA
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TEREZINHA DE JESUS DIAS PACHECO
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Data: 1/Nov/2024
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O estudo de tema: “A Análise Linguística a partir de orações subordinadas substantivas: uma proposta de descrição e ensino para turmas de Ensino Fundamental”, tem como objeto de investigação as orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Tal objeto, teve como parâmetro para o ensino, a análise linguística, pois essas práticas possibilitam ao estudante, exercitar a análise plena de conhecimentos linguísticos que envolvem os aspectos sintáticos, semânticos e textuais discursivos; desenvolvendo, assim, a consciência desses aspectos e possibilitando aos estudantes ampliarem suas habilidades de compreensão e interpretação de leitura, assim como as práticas de produção textual. Para a efetivação das práticas de análise linguística, desenvolveu-se uma proposta interventiva em uma sequência de dez aulas, algumas de quarenta e cinco minutos e outras de noventa minutos, com a participação de quarenta e nove alunos de nono ano do Ensino Fundamental. A proposta interventiva foi criada a partir de observações em sala de aula por meio da experiência da professora pesquisadora, assim como da problematização abordada em discussões e reflexões de teóricos como Geraldi (1984, 2004), Neves (1997, 2006, 2021), Perini (2006) e Antunes (2007, 2014), no que se refere ao papel do Professor de Língua Portuguesa, ou seja, o que ele deve ensinar para um discente que domina o idioma a ser ensinado. Espera-se, também, com este estudo, sugerir ao docente de Língua Portuguesa uma experiência de práticas do eixo análise linguística/semiótica que faz parte do componente curricular Língua Portuguesa encontrado no documento norteador vigente da educação básica no Brasil que é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018).
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The theme study: "Linguistic Analysis based on noun subordinate clauses: a proposal of description and teaching for elementary school classes", has as its object of investigation the direct objective noun subordinate clauses. This object had linguistic analysis as a parameter for teaching, because these practices enable the student to exercise the full analysis of linguistic knowledge that involves syntactic, semantic and textual discursive aspects; thus developing awareness of these aspects and enabling students to expand their reading comprehension and interpretation skills, as well as textual production practices. For the effectiveness of the linguistic analysis practices, an intervention proposal was developed in a sequence of ten classes, some of forty-five minutes and others of ninety minutes, with the participation of forty-nine students of the ninth grade of Elementary School. The intervention proposal was created from classroom observations through the experience of the research teacher, as well as the problematization addressed in discussions and reflections of theorists such as Geraldi (1984, 2004), Neves (1997, 2006, 2021), Perini (2006) and Antunes (2007, 2014), regarding the role of the Portuguese Language Teacher, that is, what he should teach to a student who masters the language to be taught. It is also hoped that, with this study, it is possible to suggest to the Portuguese language teacher an experience of practices of the linguistic/semiotic analysis axis, which is part of the Portuguese Language curricular component found in the current guiding document of basic education in Brazil, which is the National Common Curricular Base – BNCC (2018).
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