Dissertation/Thèse

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2023
Thèses
1
  • ERIKSON DOS SANTOS FERREIRA
  • CHALLENGES IN TEACHING MATHEMATICS USING GOOGLE MEET IN HIGH SCHOOLS IN WESTERN PARÁ CITIES

  • Leader : CLAUDIR OLIVEIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLAUDIR OLIVEIRA
  • HAMILTON CUNHA DE CARVALHO
  • ANGELICA FRANCISCA DE ARAUJO
  • RUDINEI ALVES DOS SANTOS
  • Data: 6 oct. 2023


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  • This study aims to understand the impact of the COVID-19 pandemic on the educational landscape, with a focus on the effectiveness of the Google Meet and Google Classroom platforms in the context of hybrid and remote teaching. To achieve this, an explanatory qualitative methodology was adopted, with data collection carried out exclusively through online questionnaires directed at high school teachers from both public and private schools in the Western Pará region. The theoretical framework is based on the National Common Curricular Base (BNCC) and the Theory of Cognitive Flexibility, encompassing contemporary studies on Information and Communication Technologies (ICTs), Virtual Learning Environments (VLEs), and Virtual Learning Objects (VLOs). The results indicate that both teachers and students have adapted to a culture of remote and hybrid teaching, in which Google Meet plays a crucial role in addressing the educational challenges posed by the pandemic. In the specific context of mathematics education, the study suggests that a deeper mastery of virtual learning environments can enhance pedagogical benefits.

2
  • ANDREY CAMURÇA DA SILVA
  • Desafios e possibilidades do uso da inteligência artificial generatica na elaboração e revisão de itens de Matemática

  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLAUDIR OLIVEIRA
  • EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • Data: 22 déc. 2023


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  • No período recente sistemas de Inteligência Artificial (IA) voltados para o processamento de linguagem natural criou um clima de entusiasmo e preocupações, sobretudo no âmbito da educação. Chats baseados em Grande Modelos de Linguagem (GML) ou chats inteligentes, como é o caso do ChatGPT, são capazes de escrever textos em linguagem natural sobre um número quase irrestrito de assuntos, além de desenvolver tarefas variadas como, por exemplo, elaborar um item (questão) sobre um determinado assunto de matemática. Na prática, o usuário fornece condições, parâmetros e instruções, e obtém respostas ou até novas perguntas sobre o tema abordado na conversa. Tendo em vista o potencial dessas ferramentas, este estudo investiga as limitações e as possibilidades dos chats inteligentes na construção de itens de múltipla escolha para avaliar a aprendizagem em matemática no ensino fundamental. Os chats utilizados são ChatGPT, baseado no Modelo GPT 3.5, e o Bing Chat. O autor fornece orientações e critérios em linguagem natural para os chats elaborarem ou revisarem itens de matemática relacionados a habilidades específicas. Os resultados indicam que os chats apresentam problemas em todas as partes de um item: enunciado, suporte, comando e alternativas. No entanto, os chats também demonstram capacidade de compreender as habilidades solicitadas e formular situações que as envolvam. Alguns itens produzidos com o auxílio dos chats e revisados pelo autor mostraram bom poder discriminativo, sugerindo que as ferramentas podem ser úteis para o processo de elaboração de itens de matemática, desde que sejam aprimorados pelo docente/elaborador.

2022
Thèses
1
  • ÂNDREA DE SOUSA VASCONCELOS NINA
  • O USO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: um estudo em escolas de ensino médio da rede pública estadual do município de Santarém- PA

  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ARGEMIRO MIDONÊS BASTOS
  • CASSIO ANDRE SOUSA DA SILVA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • Data: 22 mars 2022
    Ata de defesa assinada:


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  • Large-scale external evaluations make it possible to construct national education performance indices. This study, by general objective, intends to verify if the State Department of Education (SEDUC), within the scope of the 5th Regional Teaching Unit to which schools in the city of Santarém-PA, make use of the results of large-scale evaluations, for example, as a guideline for the elaboration of measures that reflect on the pedagogical practices of the school and aim to improve teaching and learning and consequently the indexes of schools in these evaluations. Bibliographic and field research was used as a methodology, through the application of questionnaires to eight managers and twelve teachers from eight State High Schools and to the reference technician of the 5th URE, in Santarém, using Google Forms as a tool for collect. It was found that Santarena schools have a good index in IDEB, being the first school in the ranking of the State of Pará, Escola São Francisco with IDEB of 5.6. For managers and teachers, large-scale external evaluations are fundamental for school planning, and therefore, they seek information about the results, considering that their dissemination should be expanded by the 5th URE. They consider that the results of these evaluations are not enough to promote education, thus, they hold regular discussions with the school team for the efficient use of the data, as these demonstrate whether or not there has been learning. In this way, they consider that the dissemination of the results of external evaluations should be improved, as they demonstrate what should be changed in national education, being used as a reference for the school curriculum. Teachers reported having knowledge about the exam's referential matrix, about the distractors and the proficiency scales of the external assessments. For the 5th URE's reference technician, the results of external evaluations are made available quickly, as they are very relevant to face the low indicators of approval, failure and school dropout. Thus, the institution uses strategies for diagnostic assessment, as well as access to digital platforms for student learning, in addition to continuing education for teachers on external assessments. It was concluded that the results of large-scale external evaluations in Santarém are being used by the 5th URE to promote actions that strengthen the teachinglearning process of state schools, so that the student can have access to quality education, reaching the goals proposed by the MEC for national education.

2
  • MARCELO DE LIMA LOPES
  • DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL E SUA APLICAÇÃO EM NÚMEROS ESPECIAIS

  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLAUDIR OLIVEIRA
  • JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MARIO TANAKA FILHO
  • Data: 26 avr. 2022
    Ata de defesa assinada:


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  • The present work was motivated by the need to strengthen knowledge about arithmetic, seeking to achieve better results in the teaching-learning process of Mathematics, because in several cases, among the problems indicated by educators for the low performance of students in mathematics, is the low mastery of basic mathematical operations. The domain of functional programming in Haskell by the proponent, allowed him to develop and present the Senes, an Educational Software for the learning of arithmetic and special numbers. The aim of the research is to verify the influence of the software on the learning of arithmetic. The software would be applied in schools, with students of basic education, however, due to the pandemic of Covid-19, the application was carried out voluntarily, through the availability of the software on its own web page for this purpose, and disseminated by social networks, where participants could know and make use of the software, and then contribute to the research by answering an electronic questionnaire. For the development of exploratory research, characterized as Survey, a questionnaire was applied to participants with open and closed questions, which allowed the participants answers more appropriate to their needs, classifying the present study as qualitative and quantitative due to the types of questions and the consequent analysis of the answers. The results indicated the adequacy of the Senes for the learning of arithmetic by contributing to the practice and apprehension of new knowledge in a relaxed and playful way, also pointed out that educational tools of this type can contribute significantly to improve the quality of mathematical education, because it allows the visualization of the practical application of knowledge, besides involving and attracting the attention of the learner.

3
  • VANESSA KAROLINE SILVA DA COSTA
  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM UTILIZAÇÃO DE MEIOS TECNOLÓGICOS NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA DURANTE A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS

  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLAUDIR OLIVEIRA
  • LENILSON MOREIRA ARAUJO
  • MARIO TANAKA FILHO
  • VIRGILIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO
  • Data: 16 déc. 2022
    Ata de defesa assinada:


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  • The corona virus pandemic started in 2020, still makes many victims in the world, has already claimed thousands of lives, and has become a great challenge to doctors and science, and to the entire world population that had to adapt to various situations. of survival and coping with this deadly virus that has spread fear in all countries. All types of work activities had to adapt to the new reality, among the security measures, social isolation was imposed on everyone, with rare exceptions (essential activities). And the educational sector was completely affected, with face-to-face classes paralyzed, and only months after the beginning of the pandemic, a teaching proposal in the Ead modality, Distance Education. It is about this reality that still prevails in several schools in the world and in Brazil, which is intended to address in this work aimed at five schools, public and private, in the municipality of Santarém-PA.
    The objective of this work is to investigate which methodological strategies, in the teaching of mathematics, were used by teachers to promote learning, even during the period of the corona virus pandemic.
    The methodology used was bibliographic research with qualitative analysis.
    It was found that the insertion of existing technologies becomes a proposal to assist in these changes that are necessary in the teaching process, mainly due to the period in which we live in the corona virus pandemic and that the use of technology as a facilitating instrument of the teaching process -learning, while the corona virus pandemic is still worryingly present in the world, is a way to provide continuity without major damage to elementary and high school students.

2021
Thèses
1
  • HIJAOEKES SILVA SOUZA
  • GEOMETRY AS A DISCIPLINARY PROPOSAL FOR ELEMENTARY SCHOOL: A FIELD STUDY AT THE SCHOOL CENTRO EDUCACIONAL ANCHIETA, IN THE MUNICIPALITY OF ITAITUBA-PA
  • Leader : JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MARIO TANAKA FILHO
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • Data: 12 févr. 2021


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  • Geometry is everywhere in which the human being establishes himself, giving him the opportunity to investigate through his different knowledge, mathematics and his diversity. About 1,500 d. C. modern symbolic algebra took its first steps, constituting with archethintics and geometry the disciplinary tripod in the teaching and learning process of mathematical knowledge in European schools. Although Euclidean geometry and aritmetics were already consolidated as disciplines of European school education, this disciplinary tripod lasted until the 20th century, when from 1950, the school curriculum in the world underwent a modernization and reformulation, which emphasized algebra, with geometry approached intuitively, to the detriment of the logical process deducible until then consolidated. Such changes were established with the Movement of Modern Mathematics (MMM), of global scope, which made geometry, aritmetic and algebra, contents of the discipline Mathematics. Educators in the United States of America, later followed by the vast majority of European educators, quickly abandoned the new approach proposed for Mathematics Education, as they realized that the focus on algebra, aritmetics and set theory, with the superficiality of geometric knowledge, would cause serious distortions in the learning process of mathematics. Unfortunately, in Brazil this approach is still strongly present, being an important factor for repetition and low rates, obtained by students of basic education in national and international evaluations, related to mathematical knowledge. This work brings to the discussion, using the Field Research, a pilot project implemented from 2014 at the Centro Educacional Anchieta, in the municipality of Itaituba-PA, in which the pedagogical planning of the school made geometry a discipline, with a monthly workload of 20 h, making available to its faculty a programmatic grid that would develop a solid basis of the most important geometric concepts of elementary and high school , with the aim of improving the teaching and learning process of mathematics, and consequently reducing repetition and obtaining better results in national evaluations. To this end, a schedule of all geometric contents to be completed bimonthly, from the 6th to the 9th grade of elementary school was created, jointly with algebra and aritmetics, seeking skills and competencies arranged in the PCN's and abncc. The research shows that the emphasis on the study of Geometry, with specific classes of this theme, together with new methodologies and educational technologies, succeeded in reducing repetition and significantly improved the average of the students' grades in the ENEM exam. The paper also presents the opinion of mathematics teachers, from the municipality of Itaituba, about the adoption of Geometry as a discipline. 

2
  • JOILSON SENA DE SOUSA
  • THE PROBLEM OF NEUSIS AND THE ELEMENTS OF EUCLIDES: A research proposal for the teaching of geometry.
  • Leader : CASSIO ANDRE SOUSA DA SILVA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CASSIO ANDRE SOUSA DA SILVA
  • JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MIGUEL ANGELO MORAES DE SOUSA
  • Data: 12 oct. 2021


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  • Failed attempts to solve the trisection problem of trisection from any angle resulted in numerous mathematical discoveries and served as a source for the emergence of new ideas and unknow paths is in its universe of trial and error that this work is found. Through the problem of Neusis construction, thus defined by the Greeks, the challenge of trisecting any angle using only a ruler and compass will be studied applying the theorical bases of the postulates described on the first book (or chapter) of Euclid’s most famous work: “The elements “. Even though Wantzel proved to be a mathematically impossible task to perform, the aim is to trisect the angle, and thus instigate the search for the solution causing the reader to discover the already known or even new relationships between lines, circles and angles
    present in geometry.

3
  • JOSÉ ROCHA NETO
  • PRIOR KNOWLEDGE OF THE 6TH YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY EDUCATION AT EMEF PROFª RAIMUNDA CABRAL ABOUT THE DECIMAL NUMBER SYSTEM AND THE FOUR FUNDAMENTAL OPERATIONS OF ARITHMETIC

  • Leader : CLAUDIR OLIVEIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLAUDIR OLIVEIRA
  • JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • Data: 16 déc. 2021


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  • The teaching of mathematics has presented over the years some problems of coherence, empathy, understanding, applicability, among others, becoming the target of execution, research, interventions and proposals in order to try to solve such problems. In this sense, one of the possibilities for study and intervention in working with mathematics in formal education is to know the students' prior knowledge before starting specific activities of a given year/grade in order to have a parameter of how the student is being received and thus being able to plan the most important actions that meet your real needs. In this context, this work sought to conduct a survey on prior knowledge of the Decimal Numbering System and the four fundamental operations of arithmetic, not aiming to identify the main problems related to understanding the issues and thus planning actions for the necessary teaching process as soon as achieve more learning results that enable the improvement of the mathematics learning process. Thus, qualitative research was started with 6th grade students in a public school in Vitória do Xingu-PA. For this, a study was carried out on the data obtained through applied questions, highlighting not only the analysis of the solutions but also the difficulties encountered in this process, so that it was specifically sought to know, describe and analyze this prior knowledge, aiming to have a parameter of how students are leaving the 5th year and entering the 6th year of elementary school, considering the differences between the two levels of education. Thus, it was detected, in general terms, that the students showed several difficulties in understanding and using the topic under study as a result of several factors, mainly because they are unaware of fundamental elements related to this knowledge, which requires an intervention that permeates the diagnosis, of teachers and the applicability of this knowledge through innovative methodologies and use of concrete materials.

2020
Thèses
1
  • MAYKON SULLIVAN DE JESUS DA COSTA
  • ANÁLISE PEDAGÓGICA DO EXAME DE ACESSO AO PROFMAT: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • Data: 2 sept. 2020


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  • The present work aims to analyze descriptively, the responses of teachers/candidates submitted to the National Access Exam (ENA), Notice 2019 of Profmat, candidates at the Federal University of Western Pará, using the parameters of the Classical Theory of Tests, to conduct a reflection on the teacher education of the mathematics teacher and the evaluation process to which these teachers were submitted. The ENA 2019 contains items that address areas of Mathematics of Basic Education, justifying the importance of this work in revealing which important areas of Basic Education teachers perform below expected taking into account the evaluation process used. Methodologically, the work began with a literary selection in the perspective of solidifying the theoretical foundations. Among the works chosen are those of the authors Hoffman (2005), Luckesi (1990), Rabelo (2013) and Pasquali (2017). Sequentially, we proceeded to characterize the sample to be analyzed, tabulating the responses collected in the response cards to perform the data processing and thereby generate the analysis using the parameters of the Classical Theory of Tests. This study measured, at the regional level, the performance of the teachers/candidates who responded, expressed by the difficulty index, bisserial point correlation, graphic and pedagogical analysis of the items answered by this group, besides diagnosing whether the ENA has been able to satisfactorily assess the knowledge necessary to enter Profmat, through the discrimination index and the item's accuracy index. This treatment of the data allowed a reflection on some aspects to be taken into account in the initial and continued training of the mathematics teacher submitted to an evaluative process used by them in their teaching work. Revealing more strongly, the lack of collective ability of teachers in more laborious issues dealing with Equations of the 2nd degree and Probability, a worrying panorama, since even though this performance was a reflection of a deficient academic background, these teachers have daily contact with these contents, because they are responsible for teaching classes on these domains in basic education. This performance of teachers/candidates also demonstrated that the Exam as an evaluation process with a view to selecting and classifying them is not fulfilling its objective efficiently, a fact verified by the analyses in which more than half of the test items present some limitation by not properly discriminating the most proficient subjects in the domains of the others. The work is structured as follows: in the initial sections we approach the theoretical aspects on Evaluation, Teacher Training of Mathematics and Classical Theory of Tests. Then, the details of the methodology used, the subjects and locus of the research. In the following section, the main results obtained from the analysis and treatment given the teachers' answers are given. Finally, the final considerations.

2
  • WILNAIANNY LIDEL PEDROSO CAVALCANTE
  • A PROPOSAL OF ACTIVITIES FOR TEACHING GEOMETRY BASED ON GEOMETRIC CONSTRUCTIONS WITH ORIGAMI

  • Leader : LENILSON MOREIRA ARAUJO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • LENILSON MOREIRA ARAUJO
  • ANGELICA FRANCISCA DE ARAUJO
  • KALED SULAIMAN KHIDIR
  • Data: 21 déc. 2020


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  • The geometric patterns, so present in nature and in human constructions, show us how it is necessary to know the space around us to develop important skills, such as the ability to describe and represent the world in which we live, and the art of folding role and giving shape to the representation of objects present or not in the physical world only reinforce how such capacities are, in fact, necessary, and may awaken other skills, such as the ability to create. Thus, this work is a text addressing some content of geometry, through a playful approach provided by the use of origami in the construction of objects and geometric shapes. The text begins with a brief presentation of the art and geometry of origami and some of its applications. Then, basic elements of geometry are enunciated and presented by means of representations made on the sheet of paper and the axioms of origami are also explained by means of geometric arguments. Right after we show some classic geometric construction problems that can be solved by using origami constructions, as well as checking theorems that have a lot of applicability in mathematics and in construction problems involving folding. And, finally, we present some proposals of activities involving origami, to be applied in the 9th year of Elementary School, serving as support material in the approach and application of some essential mathematical contents that must be worked in Elementary School according to the Base National Common Curriculum.

3
  • CARLOS CÉSAR MAIA FEITOSA
  • AN ANALYSIS OF THE RESULTS OF SAEB / TEST BRAZIL OF THE NON-YEAR AT FREI OTHMAR STATE SCHOOL IN SANTARÉM / PA
  • Leader : CLAUDIR OLIVEIRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLAUDIR OLIVEIRA
  • MARCELA LUCIANO VILELA DE SOUZA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • Data: 21 déc. 2020


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  • Large-scale assessments have been present in Brazilian schools for 30 years, and through these, along with other indicators, each school receives an index that indicates its development, thus showing whether the works are achieving the desired effects or not. The results of these assessments are made available for schools in the country to use in order to adopt strategies that aim to improve their performance. Thus, this work addresses a study on the possibilities, with emphasis on SAEB, of using its results to improve the teaching and learning process in the 9th grade classes, at the State School of Elementary and High School Frei Othmar in the city of Santarém -Pan. The objective is to analyze the actions taken at the school as a strategy to obtain improvements in the educational indicators of the school. The results pointed out in this work refer to the use of internal diagnostic evaluations and pedagogical practices of the school. The aim is to emphasize to the school community that the results of these assessments can be used as work tools and, in addition, contribute to overcome knowledge learning deficiencies at all levels of education. With the analysis of the school's results, considering the external evaluation to which it has been submitted and analyzing through a historical series, there are signs of positive results resulting from the actions taken.

2019
Thèses
1
  • ALEX PEREIRA DA SILVA
  • MATHEMATICS TEACHING AND THE USE OF GAMES AS A FACILITATOR DIDACTIC RESOURCE IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS.

  • Leader : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • RUDINEI ALVES DOS SANTOS
  • Data: 5 avr. 2019


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  • The present work aims to suggest the use of games in the Mathematics classes of Elementary School, in several contents, as a facilitator instrument of the teaching-learning process. In addition, it is in our interest to verify the progress made by the students of the 6th and 9th years of the Júlio Walfredo da Ponte School, located in the Urban Zone of Mojuí dos Campos, regarding the mathematical contents of the respective series after using different educational games mathematicians. During the year 2017, mathematical games were presented and worked with the students. The games involved contents such as: basic operations with natural numbers and integers; equations of the first degree; basics of Geometry and Trigonometry. In grades 616 and 913, 6th
    grade and 9th grade respectively, assessments were made to verify whether or not there was progress in students' learning in the mathematics content of the respective grades. These results were compared with students in classes 617 and 914 who were not receiving activities involving games. The analysis of the results will be done with the tabulation of information taken from evaluations carried out in both classes at the end of the activities with the games. The results showed that the students who had the aid of the games, obtained, in
    their evaluations, superior results in relation to the students who did not have this resource being used. We also highlight other aspects that have improved substantially such as behavior, concentration on activities, willingness to learn content, important aspects that facilitate teaching work and contribute significantly to student learning.

2
  • JONES PAULINO DE SOUZA
  • ANALYSIS OF ERRORS IN CALCULUS: APPLIED RESEARCH METHODOLOGY WITH UFOPA STUDENTS
  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
  • LENILSON MOREIRA ARAUJO
  • MARIO TANAKA FILHO
  • Data: 12 avr. 2019


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  • Error is not only the effect of ignorance, uncertainty, chance, but the effect of prior knowledge, which is now an obstacle (Brosseau apud (CURY, 2007)). With this understanding, the study of errors, of their causes, can help the students in their difficulties and the teachers in the understanding and reduction of repetitions and school drop-outs (FELTES, 2007). A curricular component of the academy that has a high rate of reprobation and abandonment is the Differential and Integral Calculus, a traditional discipline that has preserved its original structure and that although in some cases its teaching explored with the most varied didactic resources, also observes that some errors remain frequent among students when the solution of derivatives and integrals (MARIANI, 2005). The present study aimed to investigate the errors committed by academics of the Integrated Degree in Mathematics and Physics, of Integrated Degree in Biology and Chemistry, and of professors in continuous formation of Profmat 2018 of UFOPA, in the city of Santarem during the second semester of 2018 in the solution of a test of Calculation. The research was based on the analysis of errors, a research methodology that uses the three phases of the content analysis of (BARDIN, 2002): the pre-analysis, the exploitation of the material and the treatment of the results. Following these phases, we tried to classify and analyze the errors committed by this group of students, present the results obtained and discuss the possible difficulties of students in items that follow the standards of national drafting bodies. The answers presented in the test, the opinions given in the questionnaires of students and teachers involved in the research showed that the difficulties of assimilation of the Calculus remain and related to knowledge of basic mathematics, as in the simplification of algebraic fractions and in the difficulty of representing a problem algebraically, as well as in basic concepts of the discipline (limits, derivatives and integrals). In this way, the analysis of errors allowed to detect, by the answers given in the test and in the questionnaires, the main difficulties of the students in Calculus.

3
  • JOSÉ MARCOS NUNES DO AMARANTE
  • ERROR ANALYSIS: REFLECTIONS ON THE TEACHING OF GEOMETRY IN THE MUNICIPALITY OF ÓBIDOS-PA FROM OBMEP QUESTIONS

  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • MARIO TANAKA FILHO
  • MIGUEL ANGELO MORAES DE SOUSA
  • CASSIO ANDRE SOUSA DA SILVA
  • GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
  • Data: 22 avr. 2019


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  • The teaching of mathematics in basic education is a topic on which discussions and ideas about the development of student learning can be developed. There is a long way to go in order to achieve quality mathematics education, and for this reason, everyone needs to work together. The present work used the methodology of the Error Analysis (Cury, 2007) aiming to investigate and analyze the errors committed by students of two schools of the state public school in Óbidos-PA, in questions of Geometry taken from the test of the second phase of the the Brazilian School Mathematics Olympiad (OBMEP) Thirteenth Edition. Therefore, a third grade class from each school was chosen, and since that moment some meetings were held, with the objective of making revisions on the subjects addressed in the selected questions for the application of the research. In order to classify the analyzed errors, we first sought to determine the types of errors found in the student’s answers and then to classify and distribute the types of errors in the five classes of errors created by RADATZ (1979). Based on this classification it was possible to have no overview of the main mistakes made by the students who participated in the research, which had a mixed character (qualitative and quantitative), in which OBMEP questions were chosen respecting the skills and competences suggested by the PCNs. The results obtained indicate a high index of errors related, mainly, to contents that should have been consolidated in the initial series of basic education. Another type of error highlighted is about deficiencies in the interpretive part of mathematical concepts. Based on the processes described above, it is concluded that the results obtained through the analysis of errors will allow the teachers of these schools to seek alternatives that can help them in their teaching practices, in order to achieve together with their students a quality education .

4
  • WELTON NOGUEIRA DA SILVA
  • analysis and reflections on the results obtained by the students in the municipality of Santarém regarding the Objects of Knowledge of Mathematics and its Technologies in the ENEM of 2017. 

  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CLAUDIR OLIVEIRA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • RODOLFO MADURO ALMEIDA
  • RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
  • Data: 25 avr. 2019


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  • The present work aims to present to the elementary school teacher an analysis and reflections on the results obtained by the students in the municipality of Santarém regarding the Objects of Knowledge of Mathematics and its Technologies in the ENEM of 2017. Some schools with different characteristics were selected as private, public,
    and public schools with the aim of identifying proficiency in order to propose better planning and effective preparation of students in these places. The research deals with a brief reference about the evaluation process in Brazil, from the evaluating state to the large scale evaluation. A methodological construction of results was performed using R programming codes and using the ENEM Microdata of 2017 as a basis for information collection. As a result of the procedures, the analyzes were presented through tables and graphs created in Rstudio and Excel, where it was possible to observe the students' performance in relation to correct answers and errors in ENEM 2017 questions.

5
  • WELSON NOGUEIRA DA SILVA
  • A HISTORICAL APPROACH TO PROBABILITY

  • Leader : AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • CRISTINA LUCIA DIAS VAZ
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 6 mai 2019


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  • The present work deals with History of Mathematics, in particular, the History of Probability. Its content objectively, modestly, fill the gap of material of this subject in national language. For that, a careful bibliographical research was carried out, in which the most important mathematicians and their achievements for the development of Probability, from Antiquity to the 20th Century, were highlighted. Some problems are also dealt with, with great repercussion in the mathematical environment, which motivated important studies for the evolution of Probability Theory. There is also a collection of electronic addresses for digital copies of historical books cited at work, available free of charge on the Internet.

6
  • FRANCIRLEY MOURA PORTO
  • A didactic engineering for the teaching of operations with fractions and notable products

  • Leader : RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
  • Data: 1 juil. 2019


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  • This research aims at the elaboration, application and analysis of two didactic sequences, one for the approach of operations with fractions associated with figural representation, and the other for notable products related to the rectangle areas. Such research is classified as field research regarding data collection, and as descriptive when addressing its objectives. The hypothesis of the research is that the application of didactic sequences facilitates the learning of the contents addressed. The methodology used was Didactic Engineering, which allowed us to validate the activities internally, and for the elaboration and analysis of the didactic sequences the Theory of Didactic Situations was used. The subjects of the research were students of the sixth and eighth years of two classes of elementary school in a public school in Juruti-PA. The data were collected through the production of the students and the observations made during the course of the application of the didactic sequences, besides the application of a questionnaire in a complementary way. In the sixth grade class there was a better performance in addition, subtraction and multiplication of fractions. The greatest difficulty was in the items related to the division operation. In the eighth year the insertion of fractions in some items of the activities negatively influenced the percentage of correct answers. The students demonstrated difficulties in the items pertinent to the production of some text, without this necessarily being related to their understanding of the concept approached. The application of the didactic sequences provided the structuring of didactic situations that presented the potential to allow its reapplication.

7
  • NEYLANE LOBATO DOS SANTOS
  • Flipped classroom: an experiment on mathematics teaching

  • Leader : RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • LENILSON MOREIRA ARAUJO
  • NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
  • RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
  • Data: 8 oct. 2019


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  • The objective of this research was to investigate the use of the pedagogical approach Flipped Classroom in the teaching of Mathematics, with technology support, in a state public school and to analyze its potentialities. For this, we used a participatory research line of qualitative nature, adopting the Inverted Classroom model, with 2nd grade high school students, who had previous access to the content of Trigonometry in the form of video lessons, through the educational tool Google Classroom. We rely on authors such as Sams and Bergmann (2017), Moran (2018), Valente (2018) and Borba (2016). The main results indicated that the approach provided a greater flexibility of time in the classroom with the use of TDIC, a collaborative and interactive classroom environment, providing greater attention by the teacher to the students who most needed help, the behavior change of the students, developing their independence from the teacher, engaging in addressing mathematics content and developing their potential, as well as overcoming difficulties with content.

8
  • VANDERLEI SILVA NEIS
  • THE USE OF CONCRETE MATERIALS IN FRACTION EDUCATION

  • Leader : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • LENILSON MOREIRA ARAUJO
  • GERSON RIBEIRO BACURY
  • Data: 12 déc. 2019


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  • The objective of this work is to investigate the cases of learning difficulties on fractions commonly detected in elementary school classes. To carry on this research it will be taught some contents of fractions to students of 6th Grade, using tractable materials. Firstly, the content of fractions will be taught in a traditional way and then the answers will be collected in test. The same content will then be explained with the touchable materials, assuming that the student will participate of the construction and development of them. The student takes the main part of learning process, being altogether the author of his own learning, and the teacher will be only a supervisor. Then another questionnaire with the same level of difficulty will be applied and the results are compared. After developing the contents with explanations using touchable materials, it is expected the student to have better perform in the resolutions of the activities, with more appropriated answers. However, the experience of working the contents fraction with touchable materials can be said to bring positive results because students are willing to face this challenge and thus solve activities with these materials and participate in content development with high self-esteem.

9
  • JOELSON MAGNO DIAS
  •  Active methodologies:The  teaching-learning mathematics in the high school under flipped clasroom approach.

  • Leader : SEBASTIAN MANCUSO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • GERSON RIBEIRO BACURY
  • HUMBERTO JOSE BORTOLOSSI
  • Data: 13 déc. 2019


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  • This research aims to present a proposal in order to leverage the interest presented by high school students from the state public school in the county of Santarém-PA, in relation to the process of teaching-learning mathematics. The following research problem arose: "How to design and test a methodological proposal, based on an Inverted Classroom model, using the technological means available to students?". The overall objective was to design and test a methodological proposal based on an IAS model, using the technological means available to students. Through bibliographic reviews, master dissertations were analyzed involving the application of the IAS and the positioning of theorists about the subject. Then, three sequences of didactic activities involving the contents were developed: root revision; exponential functions and equations; definition of logarithm and its consequences; and a project built, executed and presented at the school's Scientific Day. The use of Google classroom and WhatsApp were fundamental for the organization of studies and the construction of the project presented at the III Scientific Journey of the School. For 88.5% of the students surveyed, the SAI method contributed to mathematics learning. The feedback provided by the students during the study moments and through the evaluation questionnaire of the developed activities gave us the conviction of the positive effects of SAI.

2018
Thèses
1
  • MICHAEL MACHADO DE MORAES
  • Análise de Erros em Problemas de Aritmética: Uma Abordagem na 2a Fase da OBMEP no Oeste do Pará.
  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MARIO TANAKA FILHO
  • RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
  • Data: 28 févr. 2018


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  • O presente trabalho descreve uma abordagem investigativa por meio das técnicas de análise de erro, tendo como público alvo os alunos da Educação Básica nas escolas públicas do Oeste do Pará. Tal pesquisa é classificada como Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory). Os dados que compõem o corpus da pesquisa são as provas da 2ª fase da 12ª OBMEP, donde foram selecionados problemas dos três níveis que exigem conhecimentos de aritmética. O objetivo desta comunicação cientifica é empregar a análise de erros como metodologia de pesquisa, visando detectar os erros de Aritmética cometidos com maior frequência pelos alunos da Educação Básica na rede pública, produzindo um estudo capaz de atribuir um grau de aprendizagem nos tópicos de Aritmética com base nos erros. Como a população é toda a Região Oeste do estado do Pará, foi feito um plano de amostragem, baseado nas técnicas de inferência estatística, permitindo a pesquisa ter uma margem de erros de 3%, com nível de confiança de 95%. As análises foram feitas dividindo os dados em três níveis conforme a separação na OBMEP, isto é, nível 1 (6o ano e 7o ano do Ensino Fundamental), nível 2 (8o ano e 9o ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio). Os resultados apontam um alto índice de erros, sendo boa parte devido aos conceitos básicos, demonstrando que uma parcela considerável dos alunos não possui domínio dos tópicos de Aritméticas, além de dificuldades na compreensão e interpretação nos itens escolhidos. Conclui-se que às respostas dos alunos estão carregadas de informações, que permitem ao professor uma visão das habilidades dos alunos em compreensão e aptidão de resolver problemas. Assim é possível instruir “novo métodos” capazes de transformar essas informações em algo positivo para o aprendizado do aluno, criando estratégias que permitam aos educandos desenvolver o pensamento crítico em relação as próprias soluções.
2
  • ANDREI ALAN BENTO BORGES
  • TIC E A MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM A PRODUÇÃO DE VÍDEO-EXPERIMENTOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SANTARÉM
  • Leader : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • PEDRO FRANCO DE SA
  • Data: 8 mai 2018


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  • Com a constante evolução “das máquinas inteligentes”, dos computadores e, mais notadamente, da tecnologia a sociedade tem presenciado importantes impactos desses avanços tecnológicos em seu cotidiano e na vida da população. Nesse contexto, de profundas transformações, o processo de ensino-aprendizagem também é impactado e o professor deve adequar-se a essa nova realidade que lhe é imposta. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho faz uma breve reflexão acerca da importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no contexto escolar como ferramenta de ensino nas aulas de matemática e de física subsidiado pelas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). O trabalho contempla três abordagens; a primeira corresponde à pesquisa de cunho bibliográfico em que se realizam as reflexões sobre a relação TIC’s, ensino e Matemática. Na segunda abordagem, vislumbram-se as análises concernentes à pesquisa de campo aplicada, mediante questionário, a professores de Matemática, do ensino médio, da rede estadual de ensino, na cidade de Santarém-Pará, com o objetivo de constatar de que forma os professores dessa ciência exata fazem uso das TIC’s em ambiente de sala de aula. A terceira abordagem contempla a análise da operacionalização de um projeto denominado “projeto-experimento carrinho movido à energia”, na disciplina Física. Todo o processo envolvido desde a fase inicial, referente à pesquisa, organização, fundamentação teórica e apresentação do projeto final, que foi a gravação e exibição de um vídeo envolvendo todas as etapas do projeto, processouse com a ferramenta CM (Computador de Mão), ou seja, o popular celular. Os resultados do trabalho mostraram uma possibilidade de relacionar as TIC’s, essencialmente, o celular, como ferramenta didática pertinente, eficiente e eficaz em favor da aprendizagem significativa.
3
  • RONILSON AQUINO SILVA DE SANTANA
  • UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM.
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTINA LUCIA DIAS VAZ
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • Data: 18 mai 2018


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  • O pensamento geométrico está presente no ser humano desde a antiguidade, prova disto são suas representações (triângulos, quadriláteros, círculos e etc.) através de desenho e ornamentos em cavernas e cerâmicas, seu ensino é visto como primordial desde a criação das primeiras escolas, podemos citar, por exemplo, a Academia de Platão. Mas nas últimas décadas seu ensino, na educação básica, foi de certa forma abandonado, e isso tem seus reflexos negativos tanto no ensino- aprendizagem dos alunos quanto na formação desses cidadãos. Vários motivos podem ter contribuído para seu abandono: deficiência na formação dos professores, falta de estrutura das escolas, motivação dos professores, negligência dos governos com a educação e assim por diante. Nesse contexto, o trabalho consiste em analisar uma dessas possíveis causa do abandono do ensino da Geometria na educação básica, que é a formação dos professores, para isso analisamos os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura em matemática das universidades federais que ofertam (ou Ofertaram) esse curso em Santarém a fim de verificarmos a carga horária destinadas a Geometria juntamente com os objetivos dos cursos e as ementas das disciplinas de Geometria bem como fazer um comparativo entre os PPCs, considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para educação básica, além de fazer entrevistas com três professores da Universidade Federal do Oeste do Pará e com três egressos dos cursos analisados, para vislumbramos suas opiniões sobre a formação de professores de matemática pelas instituições.
4
  • ERIKA ELANE DA SILVA XAVIER
  • AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA E SEUS REFLEXOS NA APRENDIZAGEM PARA O 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MARCOS MONTEIRO DINIZ
  • Data: 18 mai 2018


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  • Apesar da Geometria está fortemente presente em diversas situações do cotidiano, infelizmente tem sido deixada “de lado”, dando-se mais importância à Álgebra e à Aritmética e esse “abandono” da Geometria, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, deu-se em meados dos anos 60, com o movimento da Matemática Moderna, onde os professores foram pegos de surpresa pelas mudanças propostas, sentindo-se despreparados. Contudo, a partir dos anos setenta, essas ideias começaram a ser repensadas, dando início, em todo mundo, a um movimento a favor do ensino da Geometria. No Brasil, esses debates resultaram em propostas voltadas para o ensino fundamental, com o intuito de resgatar a Geometria trabalhando-a através de construções com régua e compasso. Esse resgate do ensino de Geometria remete a uma reflexão a respeito de práticas pedagógicas que possam ser utilizadas para superar as dificuldades que aparecem no desenvolvimento da Matemática, assim como, levanta questionamentos concernentes à sua finalidade. Portanto, esse trabalho irá desenvolver metodologias baseadas no Modelo Van Hiele de aprendizado e na linha tradicional de ensino, visando verificar práticas pedagógicas que facilitem o aprendizado, tornando-o mais prazeroso e eficaz, para que o aluno seja capaz de perceber o conhecimento geométrico no mundo que o cerca.
5
  • TONI ALDENIS FERREIRA SILVA
  • ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7° ano do ensino fundamental
  • Leader : AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MARCOS MONTEIRO DINIZ
  • Data: 19 mai 2018


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  • No ensino da matemática, um dos problemas que se tem observado é a dificuldade dos alunos para compreenderem os conceitos básicos de geometria. O cálculo da área de figuras planas é um dos assuntos dentro do currículo de matemática com aplicação direta na vida cotidiana do cidadão e isto, por si só, justifica a importância de se preocupar com o ensino deste tema. Para tentar diminuir essas dificuldades e melhorar o entendimento desses conceitos, este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência de atividades baseadas no modelo do casal Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico voltada para alunos do 7o ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria de Lourdes Almeida que contribuísse para construção do conceito de área de figuras planas, bem como para a atribuição de significado às principais fórmulas utilizadas com a finalidade de calcular a área das figuras planas mais básicas como triângulos e retângulos. Este trabalho foi desenvolvido em três etapas, na primeira foram realizadas pesquisas bibliográficas que serviram de embasamento teórico para o planejamento das ações que seriam realizadas; a segunda etapa foi a concretização das ações planejadas por meio de sua execução em sala de aula com os alunos; e a terceira etapa consistiu em um momento de reflexão sobre as ações já executadas. Esta dissertação foi organizada em quatro capítulos: introdução; referencial teórico; descrição e a análise das atividades; e considerações. Os resultados apresentados através da análise das atividades mostram algumas das vantagens, bem como limitações, de se seguir o caminho proposto pela teoria em estudo e visam contribuir com a busca por um ensino de matemática de excelência, divulgando as metodologias de ensino proposta pelo casal Van Hiele.
2017
Thèses
1
  • MARCOS PATRICK SOUZA SILVA
  • O ENSINO DE TRIGONOMETRIA/GEOMETRIA ESFÉRICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA CRA
  • Leader : SEBASTIAN MANCUSO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • RUDINEI ALVES DOS SANTOS
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • Data: 31 mars 2017


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  • Nesta dissertação apresentam-se noções de Trigonometria/Geometria Esférica e algumas de suas aplicações básicas. Há uma necessidade de fazer o aluno construir o conhecimento através da experiência, e materiais concretos e softwares permitem modificar, construir, fazer e desfazer figuras e objetos geométricos, o que pode facilitar a compreensão de conceitos abstratos da Matemática. Objetiva-se através de pesquisa bibliográfica, apresentar propostas de atividades sobre o tema Geometria/Trigonometria Esférica, aplicar em sala de aula e fazer uma análise dos resultados. Foram elaboradas aulas para turmas de segundo ou terceiro ano do Ensino Médio com propostas metodológicas e sequência didática de aulas simplificadas para o ensino da Trigonometria/Geometria Esférica. A partir dos resultados da pesquisa, atestamos que o método utilizado pode surtir efeitos positivos, dado que os discentes obtiveram bom desempenho no teste aplicado. O questionário aplicado revela que os discentes se interessaram pelo tema e que a sequência Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) os auxiliou na compreensão do conteúdo. Com a pesquisa verificamos a importância do tema proposto, pois este possibilita ao aluno ampliar seu conhecimento sobre uma Geometria não-Euclidiana bem como aprofundar seus conhecimentos sobre Trigonometria. Conclui-se que é possível fazer um trabalho diferenciado com os alunos, no sentido de conduzir o aluno ao conhecimento, o que pode ser feito de diversos modos. A sequência CRA possibilita um caminho seguro à aprendizagem, mesmo sendo mais complexa do que abordagens tradicionais.
2
  • IVANA PAULA LIRA DA COSTA
  • A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: uma aplicação para alunos e professores da rede pública de ensino
  • Leader : JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • RONIEL DE LIMA BRELAZ
  • Data: 31 mars 2017


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  • Considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos nas aulas de Matemática, sabe-se que despertar o interesse do alunado pelo estudo deste componente é um desafio e que o modelo de ensino utilizado pelo professor são fatores que influenciam diretamente na educação. Pensando nesta problemática, este trabalho apresenta uma proposta de ensino pautada no uso de tecnologia, na tentativa de produzir dentro das aulas de Matemática um ambiente estimulador de aprendizagem, despertando nos alunos um maior interesse e curiosidade. O objetivo principal desta pesquisa, caracterizada como pesquisa-ação, é apresentar um projeto com aplicação direta em sala de aula com intuito de contribuir com o enriquecimento do ensino, promovendo um aprendizado relevante e diferenciado da Matemática, através da utilização do software GeoGebra. Para conferir se essa utilização traz resultados positivos para o ensino-aprendizagem foi realizado um projeto de intervenção com 25 alunos do 3º. ano do ensino médio da EEEFM Santo Antônio e para complementar a proposta na busca de contribuir ainda mais no processo educacional, foi levado também ao conhecimento de onze docentes, acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física do PARFOR/UFOPA, em Alenquer-Pará, a possibilidade de fugirem da ministração de aulas somente nos moldes tradicionais utilizando quadro e pincel, oferecendo-lhes um minicurso de como utilizar as novas tecnologias no auxílio do processo de ensino-aprendizagem. Nesta intervenção são utilizados assuntos matemáticos limitados, mas com o esforço e curiosidade pode ser estendido para outros conteúdos. Os resultados obtidos foram satisfatórios e a hipótese de estudo deste trabalho foi comprovada, uma vez que confirmada tanto pelos alunos quanto pelos professores acadêmicos participantes da pesquisa que quando o conteúdo matemático é apresentado de forma dinâmica e manipulado, com o auxílio do computador, a aprendizagem fica facilitada. Para enriquecer a proposta foi desenvolvida uma sequência didática que está sendo deixada como produto educacional em apoio a professores e alunos que queiram sair da forma tradicional de ensinar e aprender Matemática.
3
  • RAUL FRANCISCO DA SILVA NASCIMENTO
  • ANÁLISE DE ERROS NO PROCESSO DE RESOLUÇÕES DE PROPORCIONALIDADE.
  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MARIO TANAKA FILHO
  • RUDINEI ALVES DOS SANTOS
  • Data: 30 sept. 2017


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  • O estudo objetiva realizar uma análise sistemática nos erros cometidos pelos alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de duas escolas do Oeste do Estado do Pará, no processo de resoluções de Proporcionalidade, e tem como hipótese que o erro tratado como informações importantes para a elaboração de ações didáticas possibilita o aprendizado de forma significativa. De acordo com Imenes (2008), a Proporcionalidade, provavelmente, é o conceito matemático mais disseminado no mundo, além disso, apresenta a maior incidência no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, o que de fato comprova sua importância e justifica a iniciativa deste trabalho. Nos erros cometidos pelos alunos identificados no questionário encontra-se o objeto da pesquisa iniciada metodologicamente com uma criteriosa seleção literária na preocupação de solidificar os fundamentos teóricos. Dentre as obras escolhidas destacam-se as dos autores Souza (2011), Bardin (2016), Rabelo (2013), Cury (2007) e Polya (2006). A etapa seguinte foi a coleta de dados através da aplicação de um questionário avaliativo de quatro itens, que foram elaborados de acordo com a Engenharia de Construção de Itens. Em termos estruturais o trabalho apresenta nos capítulos iniciais a abordagem dada à Proporcionalidade e a fundamentação teórica de Educação Matemática, Avaliação, Análise de Conteúdo e Análise de Erros. Os capítulos seguintes explicitam a Metodologia usada, a ação avaliativa e os mecanismos de coleta de dados. A parte final mostra que a análise feita resultou num acervo de informações de erros categorizados por classes. A conclusão deste trabalho revela que a visão do docente em relação ao erro deve ser na intenção de usá-lo como um feedback do aluno em relação a aprendizagem e que o professor encoraje e estimule o aluno a raciocinar, fortalecendo a prática sem medo de errar.
4
  • GORDIANO SANTANA AMARAL
  • CALCULADORA FINANCEIRA HP - 12C EM SMARTPHONES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO.
  • Leader : AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
  • Data: 27 nov. 2017


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  • Os aplicativos de smartphones são vistos como um meio acessível para o uso da tecnologia na sala de aula. Deixar de incorporar esta importante ferramenta no ensino de Matemática é privar, os estudantes de terem o mínimo acesso aos recursos tecnológicos como ferramenta de ensino. A pesquisa sobre a utilização do aplicativo de smartphone Calculadora Financeira HP – 12C como recurso didático para o ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio, foi realizada com uma turma do 3º ano (3ª série) da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Odila de Souza, localizada na cidade de Altamira – Pará. Tendo como objetivo principal estudar a inserção do uso do aplicativo no ensino da Matemática Financeira, mediado pelas novas tecnologias, gerando possibilidades no ensino de Matemática e ambientes de aprendizagem alternativos, capazes de ajudar até mesmo na inclusão digital. A pesquisa foi primeiramente bibliográfica, trazendo as concepções de alguns pesquisadores sobre o tema proposto e, depois, de campo, com a permanência em sala de aula com os estudantes durante quatro meses, desenvolvendo os conteúdos e aplicando atividades investigativas para coleta de dados que posteriormente foram analisados através de gráficos, quadros e figuras seguidos de textos dissertativos. Os resultados mostraram que o uso do aplicativo Calculadora Financeira HP – 12C contribui significativamente para o ensino da Matemática Financeira e que este pode ser uma boa ferramenta pedagógica, promovendo inclusão digital, além de desmistificar a recusa irrestrita de smartphones e congêneres em sala de aula, requerendo apenas dos professores habilidades com o uso do aplicativo e uma boa compreensão sobre o momento oportuno para utilizar esse recurso. Palavra Chave: Aplicativos. Smartphones. Tecnologias no Ensino. Ensino de Matemática. Matemática Financeira. Calculadora Financeira HP – 12C.
2016
Thèses
1
  • SILVINHO CAMPOS AMORIM
  • Estudo das Construções Geométricas Básicas pelos Métodos Tradicionais e Dinâmico no 8º ano do Ensino Fundamental
  • Leader : SEBASTIAN MANCUSO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • Data: 5 janv. 2016


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  • Este trabalho aborda geometria plana, dando enfoque nas construções geométricas básicas especificamente as utilizadas para se determinar os pontos notáveis do triângulo, envolvendo o método tradicional de construção com régua e compasso e o uso do software GeoGebra. Numa abordagem construtivista que visa o desenvolvimento da postura crítica e a argumentação lógica no aluno. A metodologia da proposta teve um enfoque qualitativo e teórico direcionado aos alunos do 8o ano do ensino fundamental. Nesse estudo, procurou-se mostrar as vantagens da utilização de dois metódos cada um no momento oportuno na aplicação de conceitos, definições, teoremas e axiomas, a fim de tornar mais eficiente o estudo da geometria plana. Com essa finalidade foram elaboradas 4 propostas de aula com o uso de régua e compasso e posteriormente com o uso do software GeoGebra para potencializar o ensino de geometria plana.
2
  • ODENILSON PEREIRA VIEIRA
  • A UTILIZAÇÃO DE RECURSO DE GEOMETRIA DINÂMICA - GEOGEBRA - PARA A CONSTRUÇÃO, INTERPRETAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS NO ESTUDO DE RETAS EM GEOMETRIA ANALÍTICA
  • Leader : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 4 mai 2016


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  • Este trabalho é uma abordagem ao software Geogebra versão 5.0 e sua utilização no desenvolvimento de atividades voltadas para o Estudo da reta, assunto este que faz parte da Geometria Analítica. Por ser um software livre de Geometria Dinâmica, o Geogebra reúne recursos de álgebra, geometria e calculo, permitindo que os alunos façam interações entre os elementos matemáticos construídos dos, facilitando dessa forma, a compreensão dos assuntos apresentados. Faremos uma investigação exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, para dar embasamento teórico e pedagógico aos procedimentos utilizados durante o desenvolvimento desta pesquisa. Optamos por uma abordagem descritiva cujo enfoque principal e a dinâmica do problema a partir da aplicação de um conjunto de atividades em uma turma da terceira serie do Ensino Médio. Para alicerçar nosso proposito na construção deste trabalho, buscamos fundamentação teórica em VALENTE (2002)[30], BRITO e PURIFICAÇÃO (2006)[9], ALLEVATTO (2005)[1], GRAVINA (2001)[20], dentre outros. Estudiosos estes que confirmam as grandes vantagens que a utilização dos recursos tecnológicos traz para o ensino da matemática. Os resultados mostram que apesar das dificuldades dos alunos com conteúdos matemáticos, o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem pode minimizar essas dificuldades, pois atualmente, os alunos já nascem mergulhados num mundo de tecnologias onde as informações se processam rapidamente. E aliar essas tecnologias as praticas pedagógicas pode facilitar a compreensão de conteúdos e contribuir na formação de um cidadão crítico, dinâmico e participativo, consciente dos seus direitos e deveres, numa sociedade que a cada dia que passa sofre inúmeras transformações.
3
  • RICARDO WILLIAM RAMIREZ VOJTA
  • A MATEMÁTICA COMERCIAL COMO FERRAMENTA NECESSÁRIA PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DA CIDADANIA DO SER HUMANO
  • Leader : SEBASTIAN MANCUSO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSE MIGUEL MARTINS VELOSO
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • Data: 4 mai 2016


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  • A matemática comercial tem inúmeras aplicações na nossa vida cotidiana. A proporcionalidade é um dos conceitos que mais estão presentes em nossas atividades tanto doméstica, escolares quanto profissionais, e é um dos alicerces da matemática comercial. Embora se tenha em mente que matemática comercial trabalha somente com dinheiro, neste trabalho veremos que mais do que imaginamos, as ferramentas de matemática comercial, principalmente proporções, regras de três e porcentagem, são diariamente vistas e utilizadas nas atividades mais simples de nosso dia-a-dia. Além disso, estabelece-se a diferença entre porcentagem e taxa percentual, que em várias situações são utilizadas como palavras sinônimas. As relações matemáticas existem mesmo que uma pessoa não saiba identifica-las por meio de cálculos formais. Empiricamente, mesmo sem estudos formais, o ser humano entende a proporção existente nas relações matemáticas, principalmente as que envolvem dinheiro (compra e venda), pois diariamente realizam essas condutas. Em grande parte desta obra, observa-se que vários problemas podem ser resolvidos por meio de regra de três ao invés de fórmulas predeterminadas. Também apresentamos formas alternativas de resolução de problemas, onde as fórmulas são desenvolvidas a partir de situações cotidianas e não somente colocadas prontas, como aparecem na maioria dos livros didáticos. Abrimos espaço para a possibilidade de uso de calculadoras eletrônicas e planilhas eletrônicas na resolução de alguns exercícios. Dessa forma, os assuntos mais comuns observados por todos nós, como os relacionados à inflação, aumento salarial, reajuste dos preços de energia elétrica e combustíveis, variação do preço das moedas estrangeiras, desvalorização da moeda real, e outros tantos assuntos que são bastante conhecidos por todos nós, são elementos que estão apresentados de modo prático neste trabalho de pesquisa.
4
  • ROSIANY MARLA RIKER MADURO
  • O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA: ATIVIDADES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSE MIGUEL MARTINS VELOSO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 5 mai 2016


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  • Na prática de ensino da Matemática para alunos do Ensino Médio, percebe-se a dificuldade dos alunos de compreender as noções intuitivas de funções, alguns conceitos de Matemática Financeira e na interpretação de alguns gráficos. Neste sentido este trabalho trás como proposta o uso do Celular em sala de aula nas aulas de Matemática com o objetivo de discutir e refletir sobre a inserção do celular nas aulas de Matemática para o ensino médio, visando à aprendizagem dos alunos e tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. Diante desse objetivo foi oferecida uma alternativa para abordagem de tais conceitos. Uma oficina realizada com os alunos do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Batista Belo De Carvalho dividida em cinco blocos cada bloco corresponde a um encontro de três aulas de 45 minutos cada, que apresenta a possibilidade de tornar os conceitos trabalhados em sala, mais claros por meio da realização de uma sequência de atividades utilizando vários recursos do celular tais como Software FreeGeo, calculadora e internet como fonte de pesquisa. Neste aplicativo, FreeGeo, desenvolvido para celulares, o ambiente de Geometria Dinâmica possui uma janela algébrica e gráfica simultaneamente, além do dinamismo, o aplicativo oferece uma série de ferramentas específicas que possibilitam uma melhor visualização por parte dos alunos, apresentando um ambiente de fácil manipulação tanto para os alunos como para os professores. E a calculadora do celular para desenvolver as atividades de Matemática Financeira que é uma das ferramentas mais usadas. E a Internet como fonte de pesquisa para desenvolver algumas atividades referende a gráficos. Diante disso, pensou-se que este ambiente pode propiciar uma melhor compreensão do que está sendo tratado na disciplina de Matemática. Neste sentido, serão apresentadas algumas atividades utilizando esses recursos que o celular disponibiliza para dinamizar as aulas de Matemática.
5
  • ELISEU DA ROCHA MARINHO FILHO
  • CRIPTOGRAFIA: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA, COM FUNÇÕES, MATRIZES E CIFRA DE HILL, PARA O ENSINO MÉDIO
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • Data: 5 mai 2016


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  • O presente trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática com o tema Criptografia envolvendo os conteúdos de Funções e Matrizes do Ensino Médio e, introduzindo conteúdos novos, como cálculo de inversa de Funções Quadráticas e tópicos de Aritmética Modular, bem como incentivando a utilização da calculadora científica como instrumento facilitador para cálculos longos. Criptografia é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais uma informação pode ser transformada (codificada) da sua forma original para outra ilegível. As transações comerciais modernas e a comunicação entre pessoas necessitam de sigilo, em virtude disto, faz-se necessário um estudo das várias formas de se criptografar uma mensagem ou uma informação que se deseja enviar, a fim de que esta não seja lida pela “pessoa errada”. As hipóteses foram: existe uma relação entre o tema Criptografia e a Matemática do Ensino Médio; a abordagem de conteúdos matemáticos do Ensino Médio associados à Criptografia pode trazer uma maior assimilação desses conteúdos. A problemática pesquisada foi como desenvolver uma sequência didática que apresentasse a Matemática como uma ferramenta que pudesse ser amplamente aplicada à codificação das transações e comunicações humanas, ou seja, à Criptografia. O objetivo geral desta pesquisa foi a implementação de uma Engenharia Didática, para o tratamento do tema Criptografia, associado aos conteúdos de Matemática trabalhados no Ensino Médio. Os objetivos específicos, para atingir o objetivo geral, foram: revisão teórica sobre a história da Criptografia; mostrar como a Criptografia se relaciona com o nosso cotidiano; estabelecer as principais formas de se criptografar uma mensagem, dando enfoque às que usam conteúdos do Ensino Médio; Criar uma sequência didática que pudesse ser aplicada ao 2º ano do Ensino Médio, usando Funções, Matrizes e Aritmética Modular. A utilização da Engenharia Didática, como metodologia da pesquisa, possibilitou que a análise dos dados fosse feita internamente, validando as atividades desenvolvidas. A Engenharia Didática, vista como metodologia de pesquisa, é um esquema experimental baseado em “realizações didáticas” em sala de aula, ou seja, na concepção, realização, observação e análise de uma sequência de ensino. Desenvolveu-se as quatro fases da Engenharia Didática, quais sejam: análises preliminares; concepção e análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação. A fase de experimentação foi desenvolvida na Escola Estadual Belo de Carvalho, do município de Santarém-Pa. Os resultados indicam que a sequência didática com o tema Criptografia possibilitou aos alunos associar os conteúdos matemáticos trabalhados, no ensino médio, a um tema atual e de relevância para o cotidiano deles. Possibilitou ainda, revisar conteúdos que já haviam sido esquecidos, além de obter o conhecimento de conteúdos novos. Permitiu uma maior interação entre os alunos, além de promover o trabalho em grupo e a divisão de tarefas para a realização de um objetivo. Também possibilitou desenvolver as capacidades de concentração nas atividades e de criação de estratégias de resolução de problemas. 
2015
Thèses
1
  • SERGIO SILVA DE SOUSA
  • Software Geogebra como ferramenta de Apoio para o Ensino e Aprendizagem de Função Afins na 4ª Etapa/EJA (8º e 9º ano - Ensino Fundamental.
  • Leader : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • TADEU OLIVER GONÇALVES
  • Data: 13 févr. 2015


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  • O estudo aborda o Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afi ns na 4a etapa/EJA (8o e 9o Ano-Ensino Fundamental), realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eilah Gentil. O objetivo e demonstrar que o uso do software Geogebra pode ser um incentivo a compreensão da função a m para alunos iniciantes, mostrando inicialmente o manuseio dessa ferramenta no ensino de geometria plana e sua relevância na pratica funcional do ensino de matematica. O trabalho e norteado em um estudo de caso, por meio de pesquisa bibiografi ca, que contribui para melhores esclarecimentos sobre o assunto. A abordagem e do tipo descritiva, tendo o enfoque contemplado pela dinâmica do problema. Para isso, fundamenta-se em Victor Giraldo, Jose Valente e Rogéria Rêgo, dentre outros. Os estudiosos confi rmam a vantagem dos recursos tecnologicos para o ensino da matematica. A pesquisa mostra que, apesar dos alunos sentirem di ficuldades em manusear o software, com treinamento os obstaculos podem ser superados. Mesmo com as vantagens e/ou desvantagens comprovadas na pesquisa, fi ca registrada a importância do computador e a utilização e ficaz do software Geogebra no processo ensino e aprendizagem, tornando sujeitos participativos, dinâmicos, criticos e transformadores da sociedade.
2
  • MARIA ALDETE DE SOUZA
  • Introdução ao Estudo de Função para Alunos com Deficiência Visual com o Auxílio do Multiplano
  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • MARIO TANAKA FILHO
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • NEUZIVAN LIMA ÁVILA
  • Data: 4 avr. 2015


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  • A Educação Especial deve oferecer o Atendimento Educacional Especializado aos alunos com de ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Dentre os alunos com de ciência, encontram-se os alunos com de ciência visual. O objetivo desta dissertac~ao e propiciar oportunidades iguais de aprendizagem, em espec co aos que possuem de ciência visual, muitas vezes, deixados a margem do sistema de ensino. Assim, enfatizam-se os recursos pedagogicos aplicados a essa de ciência, frente as exigências das polticas educacionais, contemplando a diversidade no contexto da Educac~ao Inclusiva e tambem contextualiza essa modalidade de atendimento na cidade de Santarem. O referencial teórico baseia-se em trabalhos desenvolvidos pelo psicologo russo Lev Vigotski e em algumas dissertac~oes, dentre elas a de Ferronato e de Oliveira. Culminando com uma sequência Didatica que foi aplicada em duas turmas do 1o EJA médio de duas escolas da Rede Estadual de ensino, entretanto a analise dos resultados restringiu-se aos casos de alunos com de ciência visual. A sequência proposta foi motivada a partir das atividades da dissertac~ao de Oliveira. Tal sequência diferencia-se dos modelos de ensino, propostos nas escolas da rede estadual em Santarém, para introduzir o conceito de função, nos quais os professores levavam gra cos prontos sem que o aluno com de ciência visual, muitas vezes, n~ao soubesse o real signifi cado daquelas marcas. O instrumento Multiplano desenvolvido por Rubens Ferronato representa uma possibilidade para as difi culdades dessa clientela no que tange ao ensino da matematica, propiciando uma oportunidade concreta de visualizac~ao, ainda que tatil, fator importante para as abstrações.
3
  • VANESSA PIRES SANTOS MADURO
  • Um Estudo da Prática Docente com Base na Teoria Antropológica do Didático.
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSÉ AUGUSTO NUNES FERNANDES
  • SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
  • Data: 10 avr. 2015


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  • A presente pesquisa buscou analisar como ocorrem as organizações matemáticas e didáticas utilizadas por professores de matemática do 1º ano do ensino médio para organizar o estudo de Função Quadrática. A coleta de dados foi realizada por meio de observação das aulas da professora participante, entrevista com questões semiestruturadas, e análise do livro didático utilizado pela docente. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, e, para a análise das organizações matemáticas, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático – TAD, em que buscamos identificar o conceito e os componentes de uma praxeologia: tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Para a análise das praxeologias didáticas, utilizamos os seis momentos de estudo, propostos por Chevallard dentro da TAD. Dentre os resultados obtidos, observamos que as práticas efetivas na sala de aula valorizam o momento do trabalho das técnicas, e, de acordo com Bosch e Gascón (2001), essas organizações podem ser chamadas de organizações didáticas tecnicistas.
4
  • ANDRÉA FEITOSA REIS
  • A Matemática nos Formatos de Papel.
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSÉ AUGUSTO NUNES FERNANDES
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • Data: 10 avr. 2015


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  • Trata-se de um texto destinado a professores de Matemática da Educação Básica, que fornece propostas de contextualizar o ensino da Matemática, utilizando como instrumento principal a folha de papel, principalmente a folha de papel A4 (A quatro). Este trabalho contem referências e citações sobre as normas existentes hoje que padronizam as dimensões dos papéis utilizados em desenhos técnicos, na indústria gráfica e em outras situações. Descreve as características dos formatos das folhas de papéis das séries A, B e C, deduz as medidas destas folhas e aponta os conteúdos matemáticos envolvidos nestas séries de formatos, bem como sugere atividades que podem ser aplicadas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, explorando a regularidade existente nestas séries de formatos. Esta regularidade envolve diretamente ap2 como razão de semelhança entre estas folhas de papel. Além disso, mostra que a sequência das áreas das folhas de cada série forma uma progressão geométrica, e calcula as taxas de ampliação e de redução de um formato para outro. Por fim, o texto relata uma experiência da autora em sala de aula abordando o tema.
5
  • SIDCLEY MOTA MARINHO
  • Ensino e Aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Uma Proposta de Atividades Utilizando o Cas Maxima.
  • Leader : JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • RENATO BORGES GUERRA
  • Data: 13 avr. 2015


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  • O baixo rendimento dos alunos do ensino básico tornou-se um dos problemas que afetam o país, e também o professor de Matemática. Mas através da análise do problema, é possível enxergar caminhos capazes de quebrar este ciclo de desvirtudes. Um destes caminhos é a qualificação, mas as autoridades educacionais ainda não a oferecem a todos os professores. Com isso, o professor torna-se responsável por promover sua qualificação a fim de desenvolver domínio sobre a Matemática que pretende ensinar. Uma forma de enriquecer o ensino e aprendizagem de Matemática é por meio da qualificação continuada do professor e também do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) a favor do processo de aprendizagem. Assim, elaboramos uma proposta de atividades de Matemática com aplicação direta em sala de aula. O método empregado foi de pesquisa bibliográfica. Para isso, escolhemos desenvolver um trabalho de resolução de problemas algébricos específicos nas séries finais do ensino fundamental utilizando-se de TICs em sala de aula. Adotamos o Sistema de Álgebra Computacional Maxima como tecnologia capaz de gerar um ambiente estimulador de aprendizagem e demonstramos sua utilização na resolução de problemas referente a equações do primeiro grau com uma incógnita. O resultado foi uma sequência de atividades relevantes e com possibilidade de aplicação, não somente em um laboratório de informática, mas também em sala de aula com o uso do tablet/smartphone do aluno, sem a necessidade de internet. Observamos que a aprendizagem de Matemática possui particularidades e que aprender é o processo de passagem do entendimento para a compreensão. Portanto, uma condição para a aprendizagem matemática é por meio da prática de exercícios. Ela exige que todos os envolvidos a pratiquem, a começar pelo professor em sua qualificação. Ademais, como as TICs estão hoje muito mais presentes na vida dos jovens proporcionando entretenimento, então o professor deve valer-se do seu uso a favor do processo de aprendizagem cabendo a ele utilizá-las de forma conveniente ao ensino. Investigamos que as TICs são fundamentais para gerar ambientes estimuladores de aprendizagem que atenderão os estilos de aprendizagem específicos e concluímos que uma forma de enriquecer significativamente o ensino da matemática é por meio da qualificação continuada do professor a fim de sanar as deficiências de conteúdo a ser ensinado e pelo uso das TICs de forma favorável ao ensino.
6
  • MELISSA SANTOS DE OLIVEIRA
  • Introdução de Funções Polinomiais Através da Resolução de Problemas no 1º ano do Ensino Médio.
  • Leader : ALDENIZE RUELA XAVIER
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • RENATO BORGES GUERRA
  • Data: 13 avr. 2015


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  • Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a introdução de funções polinomiais utilizando a metodologia de resolução de problemas considerando as dificuldades em relação à compreensão e aprendizagem desse assunto. São apresentadas algumas definições de problema matemático e os tipos de aprendizagem matemática, segundo Huete e Bravo (2007). É feito um breve relato sobre a origem do conceito de função. São apresentadas sequências de atividades compostas por situações problema em que são explorados os principais conceitos presentes no estudo de funções afim e quadrática. Para auxiliar na elaboração das atividades foi utilizado como fonte de pesquisa o livro A Arte de Resolver Problemas de autoria de George Polya (1887-1985).
7
  • HELLITON MAIA SOUSA
  • A Resolução de Problemas como Estratégica Didática para o Ensino da Matemática.
  • Leader : ALDENIZE RUELA XAVIER
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • HAMILTON CUNHA DE CARVALHO
  • Data: 17 avr. 2015


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  • Este trabalho trata de um dos assuntos mais difundidos na cultura de qualquer sociedade: a proporcionalidade. E mostra o interesse em se aplicar certos conceitos da matemática pura ao processo pedagógico do ensino da matemática. Para tanto, utilizamos a resolução de problemas uma ferramenta eficaz ao ensino. O trabalho está dividido em três capítulos, sendo que: no primeiro é defendido a importância da resolução de problemas. Mostrando que ela é desencadeadora de conhecimento e que ao desenvolver o raciocínio lógico proporciona uma aprendizagem sólida e segura em matemática, diferente do ensino baseado em simples repetições de comandos. O capítulo ainda apresenta as quatro etapas de resolução de um problema idealizadas pelo matemático George Polya e o contexto da pesquisa, proporcionalidade um conhecimento básico, abrangente, útil e funcional. O primeiro capítulo finaliza com uma breve reflexão sobre a prática de ensinar. No segundo capítulo, tratamos de questões de proporcionalidade e dos diversos métodos de resolução. Onde, por meio de exemplos genéricos e práticos, são apresentadas, além da teoria, algumas situações envolvendo proporcionalidade. O último capítulo relata o processo de desenvolvimento e avaliação (nos âmbitos: quantitativo e qualitativo) de quatro atividades realizadas em sala de aula. Os resultados das avaliações mostram contribuições significativas ao ensino da matemática.
8
  • MÁRCIO CONCEIÇÃO BESSA DE SOUSA
  • Construção de Histórias em Quadrinhos para o Ensino da Matemática com alunos do 2º ano de Ensino Médio.
  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • MARIO TANAKA FILHO
  • HAMILTON CUNHA DE CARVALHO
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • Data: 17 avr. 2015


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  • Nos últimos anos muito se discute sobre o ensino de Matematica, as difi culdades de aprendizagem e as varias metodologias utilizadas pelo professor em salas de aula na sua pratica cotidiana. O uso das histórias em quadrinhos e uma delas. A sua utilizac~ao nas aulas de Matematica pode ser uma forma de estimulo, para que os estudantes criem suas próprias histórias envolvendo o conteudo matematico e mostrando que esta disciplina pode ser trabalhada de forma descontrada e atraente sem perder o rigor. Este trabalho apresenta uma experiência com alunos de uma turma de 2o. Ano do Ensino Médio, envolvendo a construção de histórias em quadrinhos que abordam assuntos referente a disciplina de Matematica. A metodologia utilizada envolveu os professores de Artes, Lingua Portuguesa e Matemática, que desenvolveram o cinas sobre quadrinhos, e a participação dos estudantes que foram os autores das hq's que veremos durante o trabalho. Apresenta tambem a análise, de três das seis histórias, que foram construidas, feita pelos três professores visando identi car os elementos que são utilizados na construção das hq's e se o conteudo de Matematica foi desenvolvido nas histórias de forma adequada.
9
  • ELIESIO ALVES DA SILVA
  • Desenvolvimento de Aplicações no Geogebra Direcionadas ao Ensino da Geometria Espacial e Função Quadrática.
  • Leader : MARIO TANAKA FILHO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • MARIO TANAKA FILHO
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MARCOS MONTEIRO DINIZ
  • Data: 4 mai 2015


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  • Neste projeto buscou-se apresentar ferramentas tecnológicas de apoio pedagogico que podem ser desenvolvidas por meio do Software Geogebra voltadas para o ensino da Função Quadratica e Geometria Espacial tendo como público alvo docentes e discentes do Ensino Médio. Na primeira parte do trabalho desenvolveu-se aplicações (aplicativos) direcionadas ao ensino da Função Quadratica conectando-se o processo de produção de um aplicativo ao ensino, fazendo uso de atividades como: construção de protótipos (foguetes), experimentação, produção e publicação de midia. A segunda parte, destina-se ao desenvolvimento de aplicativos com foco na geometria espacial a partir da geometria dinâmica, proporcionada pelo Software Geogebra, visando a inserção de educadores e educandos nessa realidade interativa. Os aplicativos produzidos almejam favorecer a compreensão do usuario no estudo da função quadratica e na construção de formas geometricas espaciais basicas. Portanto, espera-se que estes, a partir do uso/análise das aplicações desenvolvidas, possam maximizar o seu entendimento, além de buscar desenvolver outras aplicações tendo por base alguns códigos-fonte presentes no trabalho.
2014
Thèses
1
  • JADSON DAVID OLIVEIRA DA SILVA
  • Processamento de imagens digitais e o ensino de matrizes
  • Leader : ALDENIZE RUELA XAVIER
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ADAN JOSE CORCHO FERNANDEZ
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 21 févr. 2014
  • Voir Mémoire/Thèse  

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  • Este trabalho vem lançar um novo desafio no modo de pensar a matemática, através de um fazer matemático muito conhecido pelos usuários de linguagem de programação - a construção de algoritmo para solucionar um problema - abordando uma aplicação pouco difundida de matrizes e o processamento de imagens digitais nos moldes estabelecidos pelo projeto Klein. O trabalho aborda o tema a partir de três aspectos principais: a relação matrizes e imagens digitais; o uso do software no processamento de imagens digitais; e uma sequência de atividades planejadas e organizadas de forma prática com material concreto e diferenciado apresentando desafios cada vez maiores aos alunos e permitindo a construção do conhecimento. Tem como principal objetivo o aprimoramento do conhecimento através do fortalecimento das definições e propriedades aliando o uso do computador ao ensino de matemática, levando o aluno a alterar sua forma de agir, pensar e questionar o conteúdo trabalhado de maneira diferente da qual estão habituados, servindo de instrumento para professores e fonte de pesquisa para alunos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
2
  • RONIEL DE LIMA BRELAZ
  • O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula
  • Leader : ALDENIZE RUELA XAVIER
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ADAN JOSE CORCHO FERNANDEZ
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 21 févr. 2014
  • Voir Mémoire/Thèse  

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  • Ensinar matemática utilizando métodos tradicionais em uma sociedade informatizada tornou-se uma tarefa árdua para o professor, principalmente porque a influência da informatização na educação é uma realidade irreversível. Tal realidade vem obrigando os profissionais a repensarem sobre sua prática pedagógica. Mudanças na postura do professor em relação ao ensino tradicional tornaram-se inevitáveis com a chegada dos laboratórios de informática nas escolas. Por isso, este trabalho tem como propósito estimular o professor de matemática a utilizar software educativo para complementar o conteúdo ensinado, facilitar o processo ensino-aprendizagem e tornar as aulas mais atrativas, criando um ambiente propício para a educação que a sociedade atual exige. Mas, devido a dificuldade do professor em implementar essa nova tecnologia no ambiente escolar, este trabalho, além de mostrar a importância da utilização de software educacional para o ensino da matemática, apresenta uma proposta metodológica com os procedimentos que devem ser adotados para contribuir com eficiência na aplicação do programa, facilitando a aprendizagem do conteúdo ensinado. A proposta foi baseada no que Grando (2000) em sua tese de doutorado chamou de “Momentos de jogo” e neste trabalho denominado “Momentos do processo”, no qual é utilizado o Geogebra para mostrar de forma detalhada os passos que devem ser adotados na aplicação do software, de maneira que o professor compreenda a importância do computador no processo ensino-aprendizagem. Mas, para verificar se realmente a metodologia era eficiente, a proposta foi aplicada em turma de 7ª série e os resultados foram apresentados em forma de tabela. Através dos resultados e depoimentos dos alunos foi possível concluir que a proposta apresenta resultados satisfatórios.
3
  • RUDINEI ALVES DOS SANTOS
  • Poliedros de Platão: Uma Abordagem Segundo o Modelo de Van Hiele de Desenvolvimento de Pensamento Geométrico.
  • Leader : SEBASTIAN MANCUSO
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • Data: 15 mars 2014
  • Voir Mémoire/Thèse  

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  • O objetivo deste trabalho visa a obtenção de resultados que ressaltem a eficácia da aplicação do Modelo de Van Hiele do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico e do uso de material concreto no ensino da geometria espacial, quando comparado com a metodologia tradicional do ensino da geometria e a manipulação de material concreto sem a fundamentação teórica de nenhuma metodologia em particular. O estudo foi realizado em três turmas distintas da segunda série do Ensino Médio. Na primeira turma, no processo de aplicação do Modelo de Van Hiele, fez-se uso de material concreto construído pelo professor e seus alunos. Os recursos utilizados tornaram a abordagem do conteúdo mais dinâmica e prática, conduzindo o educando a uma reflexão acerca dos conceitos matemáticos explorados, tirando-o da posição de sujeito passivo do processo de ensino/aprendizagem. A segunda foi submetida ao ensino tradicional, o professor desenvolveu suas atividades, utilizando, somente, pincel, quadro e livro didático. Na terceira além do método tradicional houve a simples manipulação de sólidos geométricos. As turmas foram submetidas a dois testes: 1) Geometria plana aplicado antes e após os estudos, para verificar o nível dos alunos e a contribuição do ensino da geometria espacial para o conhecimento em geometria plana; 2) Geometria plana e espacial aplicado no final, para constatar a eficácia das metodologias sobre o aprendizado dos alunos. Os resultados obtidos nos testes mostraram que a turma submetida ao Modelo de Van Hiele, não somente, teve o melhor resultado no segundo teste, como também apresentou o maior crescimento percentual das médias no teste de geometria plana.
4
  • REILSON MATOS DE SOUSA
  • O Uso da Geogebra no Ensino de Função Quadrática
  • Leader : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 4 avr. 2014


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  • O estudo aborda “O uso do GeoGebra no ensino de Função Quadrática” com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os objetivos foram contextualizar de forma preliminar alguns pressupostos teóricos relativos à função quadrática e aos recursos computacionais para o ensino médio; apresentar a teorização da função quadrática em suas relações operacionais; articular os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa e, finalmente, mostrar a aplicabilidade do GeoGebra diante das atividades realizadas, seguidas de seus resultados. O trabalho foi norteado em um estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica que contribuíram para melhores esclarecimentos sobre o assunto; a abordagem foi do tipo descritiva, tendo o enfoque contemplado pela dinâmica do problema. A pesquisa revelou que o uso do software GeoGebra, utilizado de forma adequada e planejada, é capaz de despertar nos alunos a curiosidade, favorecendo a investigação e, consequentemente, a aprendizagem efetiva de conceitos matemáticos. Com base no estudo, o pesquisador chegou a um parecer de que o uso do GeoGebra ajuda a compreender melhor o conceito de função quadrática diante dos desafios desencadeados pelo processo de busca e de descoberta do novo, do prático e do tecnológico.
5
  • GILMAR CARDOSO DE NORONHA
  • Contribuições da Engenharia Didática para o Ensino e Aprendizagem de Estatística na Educação Básica
  • Leader : ALDENIZE RUELA XAVIER
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA
  • JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
  • Data: 4 avr. 2014


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  • Saber avaliar situações reais do nosso cotidiano através do estudo de dados numéricos e informações gráficas é sem dúvida uma habilidade que todo cidadão deve ter. Seja na área profissional, ou não; ser capaz de interpretar dados e analisá-los são competências fundamentais para o pleno desenvolvimento da cidadania. O presente trabalho, que é fruto de intensa pesquisa bibliográfica feita a respeito do tema (Estatística), e de reflexões de seu autor a respeito do referido conteúdo, teve como objetivo principal propor e avaliar uma metodologia diferenciada através de aplicações práticas para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. A avaliação da proposta foi feita obedecendo às etapas da metodologia da Engenharia Didática, (BRUN, Jean. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.). O conteúdo foi desenvolvido através de algumas atividades práticas de coleta, análise interpretação e apresentação de dados. A aplicação da proposta tornou o estudo mais prazeroso, uma vez que tirou os alunos de sala de aula apontando-nos outra maneira de estudar Matemática.
6
  • ADEMAR FRANCISCO DO NASCIMENTO
  • Estudando Curvas Cônicas com Materiais Concretos e Geogebra
  • Leader : ALDENIZE RUELA XAVIER
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • ALDENIZE RUELA XAVIER
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
  • Data: 20 juin 2014
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  • As curvas cônicas desempenham um papel importante em vários domínios da Física, como Astronomia, Ótica e Acústica, da Engenharia e Arquitetura. Apesar de toda a sua importância histórica e de seu relevante papel no desenvolvimento tecnológico moderno, o estudo das cônicas na nossa escola básica acabou reduzindo-se a simples manipulação e/ou memorização de fórmulas. Esta abordagem leva a um certo desprezo em relação ao tema pelos alunos. Pensando nessa problemática propomos o estudo das curvas cônicas com material concreto e GeoGebra. Pretendemos proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa em relação as cônicas, despertando nos discentes a percepção desta área do conhecimento ao longo do tempo tornando as aulas de matemática mais interessantes e agradáveis. Busca-se também a melhor compreensão do conteúdo por parte dos alunos, a fim de melhorar a relação de ensino e aprendizagem. Esse projeto foi desenvolvido com trinta alunos do 3º ano do ensino médio, com o objetivo de despertar nos alunos a curiosidade e o interesse para aprender conteúdos matemáticos, em especial da geometria analítica seções cônicas. Os participantes do projeto foram divididos em três equipes de dez alunos cada, onde cada equipe desenvolveu uma atividade diferente. Nessas atividades eles construíram as secções cônicas com uso de materiais concreto e uso do Software Geogebra.
7
  • MIGUEL ANGELO MORAES DE SOUSA
  • EXPERIMENTOS DE TRIGONOMETRIA EM SALA DE AULA
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
  • MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
  • Data: 20 juin 2014
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  • O professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio tem o dever de conhecer os principais aspectos da Trigonometria, desde a sua história até o sua aplicação na atualidade, para facilitar no ensino de tal tema. Este trabalho mostra o estudo acerca do ensino de Trigonometria, dando enfoque a Trigonometria no triângulo retângulo. A pesquisa envolve duas turmas de 2° Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Maestro Wilson Dias da Fonseca. Em uma turma, ensinamos Trigonometria com o auxílio do programa computacional Geogebra e, na outra turma, com uma atividade concreta envolvendo a construção do teodolito escolar e sua utilização para estabelecer a altura de algum objeto. A pesquisa revelou que as duas abordagens aplicadas tornaram o processo de ensino e de aprendizagem participativo, construtivo e interativo, provocando o envolvimento dos alunos. Este trabalho busca auxiliar professores na reflexão de suas práticas de ensino e como uma forma de ajudar o aprimoramento de alunos que tiveram o primeiro contato com este assunto.
2013
Thèses
1
  • LEÔNIDAS CARNEIRO DA PONTE
  • JUROS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE AULAS COM BASE NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • CRISTINA LUCIA DIAS VAZ
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • Data: 2 mars 2013
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  • A Matemática Financeira estuda o comportamento do dinheiro no tempo. Juros é o principal assunto desse saber, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Com base na experiência docente, identificou-se que alunos e até professores não sabem ao certo aplicar juros simples e compostos no cotidiano, mesmo consultando livro didático. A Teoria Antropológica do Didático – TAD, desenvolvida por Chevallard, fornece recursos para analisar uma obra didática, propondo seis momentos de estudo. A TAD situa a atividade matemática no conjunto das atividades humanas e das instituições sociais, admitindo um modelo, uma praxeologia. Esta possui duas partes dependentes: a prática, na qual estão as tarefas e as técnicas, e o logos, no qual estão as tecnologias e as teorias. O capítulo central analisa dois livros didáticos utilizados em escolas públicas estaduais na cidade de Santarém (PA) sob a ótica da TAD para fundamentar esta pesquisa. O capítulo final propõe uma sequência de aulas que procura melhorar as limitações encontradas nas duas obras e utiliza recursos, como a calculadora científica, a planilha eletrônica, software de construção gráfica, questões regionais de processos seletivos e o próprio livro didático. As duas obras apresentam quantidade reduzida de tarefas resolvidas e nível de dificuldade aquém em relação aos das tarefas propostas, de modo que não passam pelo momento do trabalho da técnica de forma satisfatória. Os dois autores mostram rapidamente as fórmulas, fazendo que o momento da institucionalização surja prematuramente. O segundo livro destaca-se por trabalhar a noção de equivalência de capitais e pela inclusão da Seção “Autoavaliação”, que remete muito bem ao sexto momento proposto por Chevallard. Em relação à aplicabilidade de juros, as duas obras não apresentam sequer um comentário ou uma tarefa resolvida sobre a aplicação de juros simples no cotidiano. Foi necessário realizar pesquisa em instituições financeiras e em livros específicos de Matemática Financeira para mostrar que, de forma geral, juros simples se aplicam em pequenos atrasos de contas e em desconto de recebíveis.
2
  • AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
  • SISTEMAS DE NUMERAÇÃO: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • SEBASTIAN MANCUSO
  • MARCOS MONTEIRO DINIZ
  • Data: 2 mars 2013
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  • São os sistemas de numeração que permitem a representação dos números, os quais, juntamente com as formas, constituem o principal objeto de estudo da Matemática. É através deles também que se podem justificar os procedimentos adotados para efetuar as quatro operações aritméticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. É, portanto, extremamente importante que o professor de Matemática tenha uma compreensão profunda do funcionamento dos sistemas de numeração, em especial, do sistema de numeração posicional decimal (SNPD), amplamente difundido e utilizado em todas as partes do mundo atual, e que está fundado sobre a base decimal e no chamado princípio de posição. Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, feita a respeito do tema “sistemas de numeração”, bem como das reflexões de seu autor acerca das propriedades dos sistemas de numeração, em especial aquelas relacionadas com os critérios de divisibilidade e a representação dos números reais em sistemas posicionais. O trabalho aborda o tema a partir de três aspectos principais: sua evolução histórica e aplicações; as propriedades puramente matemáticas dos sistemas de numeração posicionais; e a forma como o professor pode utilizar os dois aspectos anteriores em suas aulas. Seu objetivo é reunir, em um único material, as informações mais relevantes a respeito dos sistemas de numeração, dentro dos três aspectos citados anteriormente, para que tanto professores de Matemática quanto outros indivíduos interessados em saber mais sobre o tema, consultando-o, obtenham, com relativa facilidade, sólidas e confiáveis informações a respeito desta temática.
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  • UBIRAELSON DE LIMA RUELA
  • ESCOAMENTO DE ÁGUA COMO ATIVIDADE MATEMÁTICA NA ABORDAGEM LCP.
  • Leader : HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MEMBRES DE LA BANQUE :
  • HUGO ALEX CARNEIRO DINIZ
  • MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
  • MARIO TANAKA FILHO
  • Data: 9 août 2013
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  • Este trabalho aborda o problema da evolução do nível da superfície de líquido, em um tanque, em função do tempo de escoamento por um orifício. Tal problema é utilizado como objeto central de uma atividade. Essa atividade envolve experimentos e é destinada a estudantes do ensino médio. A metodologia da atividade é uma adaptação da abordagem LCP (Large Context Problems), desenvolvida por Stinner. O Teorema de Torricelli, um resultado de Mecânica dos Fluídos a respeito da velocidade de escoamento de líquido por orifício, é demonstrado. Para isso, foram utilizadas apenas algumas noções de Física, estudadas no ensino médio. Outra demonstração via Princípio de Bernoulli, também é apresentada. O Teorema de Torricelli é utilizado para obtenção do modelo matemático do problema, via equação diferencial ordinária. O conceito de Coeficiente de Descarga, da Mecânica dos Fluídos, foi introduzido para maior precisão do modelo. Além disso, é feita uma verificação experimental desse modelo. Os procedimentos são descritos e ilustrados com fotos. Os dados dessa verificação são também testados a respeito das propriedades características das funções quadráticas e exponenciais. Os teoremas de caracterização dessas funções são demonstrados. Por fim, é apresentada a atividade desenvolvida com alunos do ensino médio, assim como análise de questionários respondidos pelos alunos.
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