UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS ATIVA NA SOCIOEDUCAÇÃO: SOB O MANTO DO PERITO DE DOROTHY HEATHCOTE
Socioeducação. Ensino de inglês. Metodologia ativa. Manto do Perito. Inclusão social.
Este relatório visa apresentar o desenvolvimento de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Oeste do Pará. A pesquisa propõe uma metodologia ativa para o ensino de inglês em instituições socioeducativas, utilizando a metodologia Manto do Perito (MMP), criada pela professora de drama Dorothy Heathcote. Os principais pressupostos em que se sustenta a investigação são: (i) a vulnerabilidade dos jovens que vivem em centros socioeducativos no Brasil; (ii) o valor da educação em língua inglesa como meio de empoderamento; e (iii) o potencial pedagógico da MMP. Adotando-se os princípios da Pesquisa em Design Educacional, serão elaboradas unidades de ensino baseadas na MMP, alinhando-as aos resultados de aprendizagem para o ensino de inglês estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular. Espera-se que os resultados contribuam para a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos jovens atendidos por instituições socioeducativas no Brasil, por meio da educação em língua inglesa.