Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA BEATRIZ DE ANDRADE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA BEATRIZ DE ANDRADE AGUIAR
DATA : 21/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O TRABALHO ARTÍSTICO FEMININO E A INDÚSTRIA CULTURAL ESTADUNIDENSE NA OBRA CINEMATOGRÁFICA BIG EYES, DE TIM BURTON.


PALAVRAS-CHAVES:

Big Eyes; Tim Burton; Trabalho artístico feminino; Indústria Cultural; Aura e Reprodutibilidade Técnica.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Esta pesquisa tem como foco a obra cinematográfica Big Eyes (2014), de Tim Burton, ambientada nas décadas de 1950 e 1960, período de rígidas convenções sociais, que limitavam em especial a conduta feminina, e consequentemente sua liberdade profissional, a arte emergia como uma importante possibilidade de expressão para as mulheres. O filme em questão retrata a vida e a arte da pintora Margaret Keane, no período de sua ascensão profissional e conflitos vivenciados para afirmação de seu trabalho legitimo como uma mulher artista. A partir do qual serão analisadas as temáticas do trabalho artístico feminino, indústria cultural estadunidense, e os conceitos de Aura e Reprodutibilidade Técnica na obra supracitada. Objetiva-se realizar levantamento bibliográfico tanto sobre a temática do trabalho artístico feminino, assim como acerca dos conceitos referentes à indústria cultural estadunidense, a partir de teóricos como Adorno (2002), a fim de estabelecer discussões em consonância ao contexto cinematográfico e artístico, representados por meio da obra previamente mencionada. Essa pesquisa também busca fazer levantamento teórico acerca do período histórico retratado na obra (final dos anos 1950 e início dos anos 1960). Pesquisaremos também os conceitos de Aura e Reprodutibilidade Técnica segundo Walter Benjamin (1985), conectando-os ao contexto do cinema e do objeto desta pesquisa. Busca-se analisar a configuração do trabalho artístico feminino através da representação da pintora Margaret Keane, relacionando os conceitos de aura e reprodutibilidade técnica e indústria cultural ao filme Big Eyes. Esse estudo tem abordagem na análise fílmica, a partir dos preceitos de Xavier (2005), Bordwell; Thompson (2013), Rosenfeld (2013), com cenas selecionadas do filme. O trabalho encontra-se em processo de exploração do arcabouço teórico coletado e consolidação dos conceitos mencionados nas temáticas apresentadas anteriormente. Através dos procedimentos já realizados e discussões levantadas, compreende-se que a questão do trabalho artístico feminino está intrinsecamente ligada à história do trabalho feminino como um todo, marcada por séculos de exploração e inferiorização das mulheres, principalmente durante o processo de ascensão do capitalismo. No filme em análise, a representação do trabalho artístico feminino mostra os percalços vivenciados pela personagem diante do contexto social desfavorável para mulheres artistas, além de lidar com a manipulação de seu marido, que se apropria da autoria das obras de Margaret por muitos anos. Esta pesquisa visa preencher lacunas existentes na literatura sobre esse campo de estudo. Espera-se elucidar a manifestação das temáticas mencionadas anteriormente e enfatizar sua relevância para o segmento da análise cinematográfica, contribuindo para uma compreensão mais profunda das suas implicações culturais, artísticas e sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2385427 - ELDER KOEI ITIKAWA TANAKA
Interno - 479459 - ODENILDO QUEIROZ DE SOUSA
Interno - 1706851 - RAINERIO DOS SANTOS LIMA
Externa à Instituição - FABIANA VALERIA DA SILVA TAVARES
Notícia cadastrada em: 17/07/2025 18:38
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