A ESCUTA DO SILÊNCIO: SITUAÇÕES REAIS DE USO DA LIBRAS EM ESCOLAS INCLUSIVAS DE SANTARÉM - PARÁ
Palavras-chave: Surdos. Libras. Ensino Bilíngue.
Esta pesquisa tem como interesse principal o atual cenário do ensino de Surdos em escolas do ensino básico da zona urbana de Santarém - Pará, envolvendo a Língua Brasileira de Sinais – Libras e a Língua Portuguesa, em modalidade escrita. Verificaremos, por meio de relatos de pessoas Surdas, como foram suas trajetórias educacionais. Por meio desses relatos poderemos encontrar respostas para nossa principal indagação: As metodologias utilizadas no ensino de Surdos em Santarém-PA contemplam a utilização da Libras na promoção de um espaço bilíngue e inclusivo? Buscamos identificar se esses ambientes dispõem de recursos que possam favorecer o ensino bilíngue (Libras/ Língua Portuguesa). Os dados da pesquisa serão gerados através de entrevistas semiestruturadas com Surdos egressos do ensino básico, para que eles possam expressar, por meio de sua língua, as experiências que tiveram em suas trajetórias de formação. Os relatos de experiência estão relacionados a 06 Surdos egressos, usuários da Libras, com idade entre 19 e 40 anos. Os Surdos egressos irão relatar suas opiniões acerca do ensino que receberam, e assim faremos a recolha e análise desses relatos que se desdobrarão nos resultados dessa pesquisa. Como falaremos de uma língua, nos sentimos motivados a investigar seus aspectos em situações reais de uso através de seus falantes. Para dialogar teoricamente com esse trabalho, citamos importantes obras de autores como Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), entre outros. O desfecho dessa pesquisa poderá trazer contribuições para o conhecimento dos aspectos intrínsecos à utilização da Libras no ensino de Surdos e ampliar a reflexão e debates acerca da necessidade de expansão e oferta do ensino bilíngue na cidade de Santarém.