A CONCEPÇÃO DE IDENTIDADE SOCIOCULTURAL NA BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) DO ESTADO DO PARÁ: UMA CRÍTICA DO DISCURSO
Identidade sociocultural. Análise do discurso. BNCC.
Esta pesquisa parte da análise do tema identidade sociocultural na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do estado do Pará, e em outros documentos curriculares normativos de responsabilidade governamental nas esferas estadual e nacional, constituídos para orientação e cumprimento de suas disposições. A elaboração e construção destes documentos nos dão indícios de que os mecanismos ideológicos presentes em textos desta natureza não são favoráveis a um espaço de crítica e outras abordagens que vão de encontro a suas características hegemônicas de poder. Analisar os papéis representados pelos participantes em determinados contextos institucionais nas dimensões da ADC (Análise de Discurso Crítica) em sua vertente Dialético relacional de Fairclough (2001) como também investigar como estão situados no texto os modos de operação da ideologia classificados por Thompson (2011) norteiam os objetivos desta pesquisa. Os referenciais de identidade trazidos por Fairclough dialogam com as de Stuart Hall (2006) que apresenta a identidade cultural na pós-modernidade. Os documentos curriculares oficiais serão o ponto de investigação do qual traçaremos análises sobre como o discurso constrói significados, influência nas formações de identidades e na prática social, de modo a favorecer grupos posicionados em ambientes institucionais principalmente na educação e na política, em espaços como a mídia e redes sociais. Dessa forma, discurso de “construir”, moldar ou definir uma identidade se manifestam na proposta curricular e se são passiveis de influências, reprodução ou mudanças sociais.