Banca de DEFESA: IRLEY DE BRITO PALMEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRLEY DE BRITO PALMEIRA
DATA : 26/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: StreamYard/YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=fNmkkfFqNl4
TÍTULO:

UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS ATIVA NA SOCIOEDUCAÇÃO: SOB O MANTO DO PERITO DE DOROTHY HEATHCOTE


PALAVRAS-CHAVES:

socioeducação; ensino de inglês; Manto do Perito; metodologia ativa; BNCC.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

No Brasil, as instituições socioeducativas desempenham um papel essencial na inclusão social e educacional de adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles em conflito com a lei. Embora haja um reconhecimento crescente da importância do ensino de língua inglesa nesse contexto, são escassas as pesquisas que investigam metodologias específicas para essa finalidade. Este estudo busca preencher essa lacuna, propondo o uso da metodologia Manto do Perito (MMP) – inicialmente uma técnica de ensino desenvolvida por Dorothy Heathcote – como abordagem para o ensino de inglês em unidades socioeducativas. O objetivo geral da pesquisa foi identificar os fundamentos teóricos da MMP e demonstrar sua aplicabilidade ao ensino e à aprendizagem de inglês, em consonância com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltadas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A fundamentação teórica ancorou-se nos princípios da pedagogia crítica de Freire (1996, 2019) e da pedagogia da possibilidade de Kumaravadivelu (2001), enfatizando a conscientização crítica, a construção da identidade e a participação ativa do estudante. Também se apoiou na abordagem dramática de Heathcote (1994) e em contribuições de Dewey (1997, 2007), Freire (2014), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Ausubel (2000), Piaget (2006) e Vygotsky (2000), que defendem uma aprendizagem experiencial e significativa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, ancorada na Pesquisa em Design Educacional (McKenney e Reeves, 2012), com as fases de análise e exploração, design e construção. Foram realizadas uma revisão bibliográfica sobre os fundamentos da MMP, uma análise documental das habilidades da BNCC para o componente de Língua Inglesa, e uma descrição contextual das instituições socioeducativas brasileiras. Com base nisso, elaboraram-se quatro unidades de ensino interdisciplinares, utilizando o modelo de planejamento reverso de Wiggins e McTighe (2005), com os temas: desigualdade social, culinária regional, sustentabilidade e meio ambiente, e investigação científica. Cada unidade propôs cenários ficcionais nos quais os estudantes assumem o papel de peritos para resolver problemas complexos, utilizando a língua inglesa como meio de comunicação. Os resultados evidenciaram o potencial da MMP para desenvolver competências comunicativas, cognitivas e socioemocionais, além de promover o engajamento crítico dos estudantes. Conclui-se que o Manto do Perito é aplicável ao contexto socioeducativo, configurando-se como uma alternativa viável para transformar práticas pedagógicas tradicionais em experiências de aprendizagem ativas, situadas e significativas, que valorizam o protagonismo juvenil e fortalecem habilidades essenciais à reintegração e inclusão social desses adolescentes. Embora a autora tenha implementado elementos dessa metodologia em suas aulas, destaca-se a necessidade de testar, de forma sistemática, as unidades de ensino no ambiente socioeducativo, a fim de avaliar sua efetividade e adequação prática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - ***.248.270-** - DENISE VON DER HEYDE LAMBERTS - Unipampa
Interna - ***.078.307-** - JULIANA CUNHA MENEZES - UFPA
Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Notícia cadastrada em: 12/05/2025 14:30
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