DESAFIOS DOCENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2
Desafios educacionais. Ensino de Língua Portuguesa como L2. Formação docente. Diversidade Linguística.
A presença de alunos estrangeiros e indígenas em escolas estaduais da área urbana de Santarém – PA foi evidenciada pelo Diagnóstico sociolinguístico das escolas estaduais da área urbana de Santarém realizado por Almeida (2022). Considerando esse contexto sociolinguístico, esta pesquisa propõe-se a investigar, através de uma pesquisa de campo, quais desafios enfrentados por docentes no ensino da língua portuguesa como L2 em escolas estaduais de Santarém (PA). A metodologia da pesquisa é dividida em duas grandes etapas: a primeira etapa consiste no levantamento teórico, no mapeamento das escolas e na submissão do projeto ao comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); a segunda etapa da pesquisa consiste na realização de rodas de conversas com professores (Warschauer, 2004), na observação das aulas, aplicação de questionário sociolinguístico (Seiffert, 2009) e na discussão e análise dos dados sob a luz teórica de autores como Oliveira (2009) e Neves e Batista (2021). É importante destacar que a pesquisa ainda está em andamento e, no momento, encontra-se na etapa de observação de aulas, razão pela qual muitos dados ainda serão gerados. Até o presente estágio, com base nas primeiras impressões obtidas nos encontros com os professores, foi possível identificar alguns pontos que despertam preocupação entre os educadores, como a barreira linguística e a necessidade de orientação quanto a metodologias adequadas ao perfil dos alunos. São justamente esses desafios que a presente pesquisa se propõe a investigar.