Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA DUARTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA DUARTE DA SILVA
DATA : 10/05/2024
LOCAL: Meet

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UM ESTUDO DO IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DO PROJETO ECOBAIRRO/UFOPA, ORIXIMINÁ-PA

Extensão universitária. Educação científica. Educação ambiental. Sustentabilidade. Amazônia.

A crise climática global tem acentuado a importância da Educação Científica para o Desenvolvimento Sustentável (ECDS), ainda que com pouca atenção na Amazônia. Assim, esta pesquisa objetiva analisar o impacto socioambiental da ECDS no Projeto Ecobairro da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), campus Oriximiná/PA. Trata-se de estudo de caso qualitativo descritivo, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo, adotando questionário, entrevista, diário de campo e registro fotográfico. A pesquisa será realizada com 198 participantes, organizados em formato de uma pirâmide acadêmica composta por 01 docente pesquisadora doutora efetiva do campus UFOPA/Oriximiná; 01 doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA/ Santarém); 14 voluntários de Iniciação Científica (IC) de graduação da UFOPA/Oriximiná, 38 alunos de IC do Ensino Médio e 120 moradores do bairro Jesus Misericordioso e 24 moradores do Residencial Tia Ana, em Oriximiná/PA. Para a análise dos dados produzidos utilizar-se-á a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a técnica de Triangulação de Dados. Espera-se identificar as contribuições da ECDS para o enfrentamento das problemáticas socioambientais a partir da perspectiva dos atores que compõem a pirâmide acadêmica do Projeto Ecobairro.

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1776327 - THIAGO ALMEIDA VIEIRA