Banca de DEFESA: HELTON LUIS NINA LAMEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELTON LUIS NINA LAMEIRA
DATA : 26/06/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/pqp-bvjn-mph)
TÍTULO:

Ciência Cidadã: perspectiva docente, ferramenta de monitoramento em ecologia aquática e a integração de alunos para a avaliação da qualidade ecológica de igarapés amazônicos


PALAVRAS-CHAVES:

Ciência cidadã. Percepção docente. Pesquisas globais. Ecologia aquática. Monitoramento participativo.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

A ciência cidadã (CS), também conhecida como ciência participativa, é uma colaboração entre cientistas e pessoas curiosas e motivadas a participar de projetos científicos e pela preservação da natureza. Este estudo avalia a percepção de docentes do ensino superior brasileiro acerca da ciência cidadã; analisa tendências e lacunas da ciência cidadã no campo da ecologia aquática e envolve alunos da educação básica na avaliação da qualidade ecológica de igarapés amazônicos. A pesquisa está organizada em três objetivos principais que condiz a um capítulo distinto da tese, que está estruturada no formato de artigos. Nesse sentido, a tese está dividida em três capítulos que abordam especificamente um desses objetivos: i) analisar a percepção de docentes de Universidades Federais brasileiras acerca do envolvimento do público em diferentes estágios dentro do processo da ciência cidadã; ii) identificar padrões e lacunas na literatura científica sobre ciência cidadã no campo da ecologia aquática; e envolver alunos da educação básica como participantes ativos na pesquisa científica focada na avaliação da qualidade ecológica de igarapés da Amazônia. Em termos metodológicos, o estudo utilizou uma combinação de questionário online com perguntas semi-estruturadas, análise cienciométrica e estudo de campo. O questionário online foi usado para a coleta de dados sobre a percepção de docentes do ensino superior brasileiro acerca da ciência cidadã. As respostas do questionário foram transcritas, tabuladas e separadas por aspectos temáticos e critérios de análise. Para a análise cienciométrica foi utilizado duas bases de dados (Web of Science e Scopus), com resultados organizados em planilhas do Microsoft Excel e tratados pelo software Bibliometrix/biblioshiny, que são extensões do software R. O estudo de campo envolveu busca de riachos e público-alvo, treinamentos/workshops, coleta de dados abióticos e bióticos, com dados organizados em planilha do Microsoft Excel e as análises estatísticas processadas no software R. Os resultados mostram que a maioria dos docentes tem uma percepção positiva e educacional da ciência cidadã, apesar das limitações metodológicas e práticas. Perspectivas futuras enfatizam a adoção de protocolos padronizados na pesquisa e projetos colaborativos, especialmente envolvendo comunidades quilombolas e indígenas. Reconhecimentos, nominal e de coautoria dos voluntários são valorizados, assim como programas de treinamento e validação dos dados por profissionais são fortemente recomendados. Embora o corpo docente acredite que a CS democratiza o acesso à ciência, a maioria não participa ativamente. A pesquisa revela uma visão favorável dos docentes em relação à CS, mas destaca desafios práticos. Uma análise cienciométrica de 185 artigos publicados sobre ciência cidadã no campo da ecologia aquática revelou que o maior número de publicações se deu no ano de 2023 e que os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido lideram a produção científica e são as áreas mais estudados. Os estudos se concentram em ecossistemas marinhos, enquanto ambientes de água doce, como rios permanecem subrepresentados. Grupos taxonômicos como peixes e mamíferos aquáticos foram os mais comumente estudados. O foco do monitoramento foi na ecologia e conservação de espécies. Os projetos adotaram um modelo contributivo de engajamento cidadão, com predominância de cidadãos urbanos. Os participantes foram treinados, principalmente, por meio de plataformas online e cursos presenciais, enquanto os métodos de comunicação mais expressivos foram compartilhamento de fotos e vídeos, e uploads online. Portanto, é essencial expandir os estudos sobre ecossistemas de água doce e comunidades rurais e tradicionais, integrando diferentes níveis de participação cidadã. Para o trabalho de campo, esperamos encontrar um maior índice biológico (BMWP) de macroinvertebrados aquáticos em igarapés menos perturbados; uma relação forte positiva entre abundância e riqueza de espécies de Odonata (principalmente Zygoptera) e o índice de integridade de habitat (IIH); esperamos que as condições ambientais dos igarapés urbanos (menor integridade) sejam inferiores do que aqueles em áreas distantes de intensa urbanização (maior integridade); esperamos que estudantes de escolas de educação básica, de vários níveis educacionais, após serem treinados possam usar métodos simplificados de monitoramento ecológico de igarapés. Acreditamos que os resultados do monitoramento ecológico realizado por estudantes de escolas de educação básica (análise primária) serão consistentes com os de métodos científicos mais rigorosos (análise auditada).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2143267 - JOSE MAX BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 1961826 - FRANK RAYNNER VASCONCELOS RIBEIRO
Externa à Instituição - KARINA DIAS DA SILVA - UFPA
Externa à Instituição - LENIZE BATISTA CALVÃO SANTOS - UNIFAP
Externo à Instituição - MIGUEL PUIG-CABRERA
Externo à Instituição - RONALDO ADRIANO RIBEIRO DA SILVA - UNILA
Notícia cadastrada em: 20/06/2025 13:59
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