POPULARIZANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A DIVERSIDADE DE PEIXES DO TAPAJÓS: PESQUISA & COMUNIC(AÇÃO) PARA ACESSIBILIZAR A COLEÇÃO ICTIOLÓGICA DA UFOPA, PARÁ, BRASIL
ictiofauna; peixes amazônicos; comunicação científica; popularização; ciência no Tapajós.
A coleção científica de peixes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) reúne cerca de 600 espécies coletadas na bacia do rio Tapajós. Grande parte das espécies é procedente de drenagens na confluência da Floresta Nacional do Tapajós e rios Arapiuns, Cupari e Tapajós, abrangendo os municípios de Aveiro, Belterra, Itaituba, Rurópolis e Santarém. Este acervo é crucial para determinar a diversidade e distribuição geográfica da ictiofauna e compreender a influência de variáveis ambientais locais sobre a composição de espécies. Apesar dos esforços dos pesquisadores ao longo dos últimos dez anos, essas informações não estão amplamente acessíveis à sociedade, exceto por meio de publicações científicas restritas ao público acadêmico. Assim, este trabalho visa disponibilizar o conhecimento sobre a diversidade de peixes, entendendo as funções educativas da comunicação científica ao tornar acessíveis informações sobre os peixes da bacia do rio Tapajós, alinhando-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 14 da ONU para a conservação da biodiversidade amazônica. A pesquisa é descritiva e exploratória, qualitativa com aspectos quantitativos e pesquisa-ação, organizada a partir do monitoramento, planejamento, coleta e análise dos dados, implementação e avaliação dos resultados. A pesquisa está alinhada aos objetivos do Programa Nacional de Popularização da Ciência, especialmente na promoção da alfabetização científica, incentivo ao uso de tecnologias digitais para inclusão digital e inovação, e atividades que estimulem a inovação, a criatividade, a investigação científica e a interdisciplinaridade no ensino das ciências. Para captar a percepção dos potenciais usuários do app, foi aplicada pesquisa com 39 participantes entre 21 e 68 anos, representando diversos níveis de escolaridade: médio (7,7%), superior incompleto (35,9%), superior completo (20,5%), pós-graduação (33,3%), e mestrado (2,6%). O estudo analisou a percepção de consumo e conhecimento sobre os peixes da bacia do Tapajós. Observou-se que 69% consomem peixe regularmente, adquiridos em feiras e mercados, e 97% demonstraram interesse em aprender mais sobre as espécies locais, embora 85% nunca tenham utilizado aplicativos para isso. As espécies mais citadas foram tambaqui, pirarucu e curimatã, mas 67% perceberam uma redução nos estoques naturais, atribuída principalmente às ações humanas (97%). A maioria considera útil um aplicativo que promova conhecimento sobre as espécies, educação ambiental, consumo consciente e conservação, com 87% dispostos a contribuir com informações e 62% preferindo uma interface simplificada. Embora 54% desconheçam a Coleção Ictiológica da UFOPA, seu papel na pesquisa e preservação foi destacado pelos conhecedores. Os resultados indicam o potencial de tecnologias digitais para educação e engajamento comunitário na conservação da biodiversidade.