Banca de QUALIFICAÇÃO: HELTON LUIS NINA LAMEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELTON LUIS NINA LAMEIRA
DATA : 30/04/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/fno-wera-hid)
TÍTULO:

ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES DA CIÊNCIA CIDADÃ: PERSPECTIVA DOCENTE, FERRAMENTA DE MONITORAMENTO EM ECOLOGIA AQUÁTICA E O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ECOLÓGICA DE IGARAPÉS AMAZÔNICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ciência cidadã. Percepção docente. Pesquisas globais. Ecologia aquática. Monitoramento participativo.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

A ciência cidadã (CS), também conhecida como ciência participativa, é uma
colaboração entre cientistas e pessoas curiosas e motivadas a participar de projetos
científicos e pela preservação da natureza. Este estudo avalia a percepção de docentes
do ensino superior brasileiro acerca da ciência cidadã; analisa tendências e lacunas da
ciência cidadã no campo da ecologia aquática e envolve alunos da educação básica na
avaliação da qualidade ecológica de igarapés amazônicos. A pesquisa está organizada
em três objetivos principais que condiz a um capítulo distinto da tese, que está
estruturada no formato de artigos. Nesse sentido, a tese está dividida em três capítulos
que abordam especificamente um desses objetivos: i) analisar a percepção de docentes
de Universidades Federais brasileiras acerca do envolvimento do público em diferentes
estágios dentro do processo da ciência cidadã; ii) identificar padrões e lacunas na
literatura científica sobre ciência cidadã no campo da ecologia aquática; e envolver
alunos da educação básica como participantes ativos na pesquisa científica focada na
avaliação da qualidade ecológica de igarapés da Amazônia. Em termos metodológicos,
o estudo utilizou uma combinação de questionário online com perguntas semi-
estruturadas, análise cienciométrica e estudo de campo. O questionário online foi usado
para a coleta de dados sobre a percepção de docentes do ensino superior brasileiro
acerca da ciência cidadã. As respostas do questionário foram transcritas, tabuladas e
separadas por aspectos temáticos e critérios de análise. Para a análise cienciométrica foi
utilizado duas bases de dados (Web of Science e Scopus), com resultados organizados
em planilhas do Microsoft Excel e tratados pelo software Bibliometrix/biblioshiny, que
são extensões do software R. O estudo de campo envolveu busca de riachos e público-
alvo, treinamentos/workshops, coleta de dados abióticos e bióticos, com dados
organizados em planilha do Microsoft Excel e as análises estatísticas processadas no
software R. Os resultados mostram que a maioria dos docentes tem uma percepção
positiva e educacional da ciência cidadã, apesar das limitações metodológicas e práticas.
Perspectivas futuras enfatizam a adoção de protocolos padronizados na pesquisa e
projetos colaborativos, especialmente envolvendo comunidades quilombolas e
indígenas. Reconhecimentos, nominal e de coautoria dos voluntários são valorizados,
assim como programas de treinamento e validação dos dados por profissionais são
fortemente recomendados. Embora o corpo docente acredite que a CS democratiza o
acesso à ciência, a maioria não participa ativamente. A pesquisa revela uma visão
favorável dos docentes em relação à CS, mas destaca desafios práticos. Uma análise
cienciométrica de 185 artigos publicados sobre ciência cidadã no campo da ecologia
aquática revelou que o maior número de publicações se deu no ano de 2023 e que os
Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido lideram a produção científica e são as
áreas mais estudados. Os estudos se concentram em ecossistemas marinhos, enquanto
ambientes de água doce, como rios permanecem subrepresentados. Grupos taxonômicos

como peixes e mamíferos aquáticos foram os mais comumente estudados. O foco do
monitoramento foi na ecologia e conservação de espécies. Os projetos adotaram um
modelo contributivo de engajamento cidadão, com predominância de cidadãos urbanos.
Os participantes foram treinados, principalmente, por meio de plataformas online e
cursos presenciais, enquanto os métodos de comunicação mais expressivos foram
compartilhamento de fotos e vídeos, e uploads online. Portanto, é essencial expandir os
estudos sobre ecossistemas de água doce e comunidades rurais e tradicionais, integrando
diferentes níveis de participação cidadã. Para o trabalho de campo, esperamos encontrar
um maior índice biológico (BMWP) de macroinvertebrados aquáticos em igarapés
menos perturbados; uma relação forte positiva entre abundância e riqueza de espécies de
Odonata (principalmente Zygoptera) e o índice de integridade de habitat (IIH);
esperamos que as condições ambientais dos igarapés urbanos (menor integridade) sejam
inferiores do que aqueles em áreas distantes de intensa urbanização (maior integridade);
esperamos que estudantes de escolas de educação básica, de vários níveis educacionais,
após serem treinados possam usar métodos simplificados de monitoramento ecológico
de igarapés. Acreditamos que os resultados do monitoramento ecológico realizado por
estudantes de escolas de educação básica (análise primária) serão consistentes com os
de métodos científicos mais rigorosos (análise auditada).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JULIANA SILVA FRANÇA
Interno - 1961826 - FRANK RAYNNER VASCONCELOS RIBEIRO
Presidente - 2143267 - JOSE MAX BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR
Externa à Instituição - KARINA DIAS DA SILVA - UFPA
Externo à Instituição - LEANDRO SCHLEMMER BRASIL - UFPA
Externa ao Programa - 3087577 - WANDICLEIA LOPES DE SOUSA - null
Notícia cadastrada em: 23/04/2025 16:37
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