Banca de DEFESA: ALDINE CECÍLIA LIMA COELHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALDINE CECÍLIA LIMA COELHO
DATA : 16/08/2024
LOCAL: Google mett

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL COMO PROMOTORA DE QUALIDADE DE VIDA DE ESCOLARES A PARTIR DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA/PA

Programa Saúde na Escola. Educação em Saúde. Saúde Ambiental. Qualidade de vida. Amazônia.

O Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado à Estratégia Saúde da Família, torna viável a criação de núcleos e relações entre os setores públicos de saúde e educação para os espaços escolares, auxiliando no diagnóstico precoce de situações que podem prejudicar a qualidade no aprendizado e na saúde dos estudantes. Assim, este estudo formulou a seguinte problemática: Como o Programa Saúde na Escola (PSE), no novo ciclo (2021-2022), vem contribuindo através de suas ações de saúde ambiental para a melhoria da qualidade de vida dos escolares? O objetivo geral visou analisar o Programa Saúde na Escola e suas ações de saúde ambiental, no novo ciclo (2021-2022), como promotoras de melhoria da qualidade de vida de escolares no município de Altamira/Pa. Os objetivos específicos são: mapear as ações do PSE e o seu planejamento no novo ciclo (2021-2022); verificar como são planejadas e implementadas as ações de Saúde Ambiental no PSE;  examinar a percepção dos profissionais atuantes no PSE sobre o programa e seu papel para melhorar as condições de saúde dos escolares; identificar a atuação desses profissionais quanto a promoção e desenvolvimento de uma Educação em Saúde Ambiental; analisar a percepção dos estudantes participantes das ações do PSE sobre a importância do programa para a sua qualidade de vida. O lócus da pesquisa é o município de Altamira/Pará e a delimitação do estudo é o PSE, com o estudo empírico realizado junto à 02 coordenadores do PSE das Secretarias de Saúde e Educação; 03 enfermeiros coordenadores de 03 Unidades de saúde; 02 Coordenadores pedagógicos de 03 escolas que são assistidas por essas unidades, e 82 estudantes dessas escolas, com idades entre 10 e 12 anos, gerando uma amostra total de 89 participantes. As escolas foram o núcleo de referência para definir a amostra, sendo escolhidas escolas municipais que são consideradas prioritárias, que estivessem localizadas na zona urbana e as unidades de saúde ligadas a elas. A pesquisa será bibliográfica, documental e empírica, de abordagem quali-quantitativa e caracteriza-se como estudo de caso. Os dados produzidos foram tratados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), com uso do software N Vivo 14, e aplicando a técnica da triangulação de dados. Enquanto resultados, percebe-se na visão dos pesquisados que o PSE melhora a qualidade de vida dos estudantes através da promoção de suas ações e, por conseguinte, da comunidade, pois potencializa o desenvolvimento da criticidade quanto aos hábitos de vida, além do programa socializar informações fidedignas de como prevenir e promover a saúde. Para o alcance da qualidade de vida se faz essencial a construção da Educação em Saúde Ambiental no Programa Saúde na Escola, percebendo-se que mudanças são necessárias uma vez que essas ações têm se limitado a combater ao aedes aegypti. Conclui-se assim que a implementação de uma Educação em Saúde Ambiental crítica como eixo transversal no planejamento colaborativo das outras 12 ações do PSE poderá efetivar seu compromisso com uma educação integral dos estudantes, além de potencializar a participação da comunidade na transformação de hábitos saudáveis.

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES