QUILOMBOLAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
CIENTÍFICO LOCALIZADO SOBRE TERRITÓRIO, NATUREZA E CULTURA
Ações Afirmativas; comunidades quilombolas; Pós-graduação.
INTRODUÇÃO: A presença de quilombolas na pós-graduação representa uma conquista
significativa no cenário acadêmico brasileiro, refletindo políticas de ação afirmativa e lutas
históricas por reconhecimento e inclusão. Esse acesso ampliado ao ensino superior tem
possibilitado a produção de conhecimentos que dialogam diretamente com as experiências,
vivências e saberes tradicionais dessas comunidades, promovendo a valorização de
epistemologias historicamente marginalizadas. A produção científica quilombola não apenas
desafia paradigmas hegemônicos, mas também propõe novas formas de interpretar e interagir
com o território, a natureza e a cultura. O conhecimento localizado, produzido a partir das
experiências concretas das comunidades, contribui para uma ciência mais diversa e conectada
às realidades sociais e ambientais. OBJETIVO: Analisar como as políticas de ações
afirmativas na pós-graduação têm impactado a produção acadêmica de estudantes
quilombolas, com foco na ressignificação dos conceitos de natureza e cultura, e como essa
produção tensiona os paradigmas hegemônicos do conhecimento acadêmico. MÉTODO: A
pesquisa será conduzida por meio de uma abordagem qualiquantitativa, combinando a análise
de dados estatísticos e a interpretação crítica de produções acadêmicas. O primeiro passo do
estudo consiste na revisão bibliográfica, com o objetivo de mapear pesquisas que tratam da
presença de quilombolas na pós-graduação no Brasil. Destacando como a presença de
quilombolas na pós-graduação contribui para a valorização de saberes tradicionais e para a
construção de uma ciência mais diversa e plural. Ressaltando a importância do conhecimento
situado, enraizado nas experiências e na cosmovisão quilombola, e como isso desafia
paradigmas acadêmicos tradicionais. CONTRIBUIÇÕES: O desfecho primário do projeto é
uma tese que contemple: a) mapeamento dos programas de pós-graduação no Brasil que
implementam políticas de ações afirmativas voltadas para estudantes quilombolas; b)
Identificação das produções acadêmicas de estudantes quilombolas relacionados aos temas de
natureza e cultura nos últimos 20 anos; c) avaliação do impacto das políticas afirmativas na
valorização e visibilidade dos saberes quilombolas no ambiente acadêmico.