Banca de DEFESA: HILTON CARLOS PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HILTON CARLOS PEREIRA DA SILVA
DATA : 21/02/2026
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Ciências da Educação (Iced) - Prédio H, 2o. Andar, Sala 202
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE KIT MAKER PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PRÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTARÉM-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Cultura Maker; Metodologias Ativas; Educação Básica.


PÁGINAS: 224
RESUMO:

Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a avaliação de kit maker aplicados ao ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Santarém-PA, diante do desafio de superar as dificuldades recorrentes dos estudantes em conteúdos como potência, proporcionalidade, estatística e interpretação de gráficos. O objetivo foi investigar em que medida a implementação de atividades práticas, fundamentadas na cultura maker e no construcionismo, contribui para a aprendizagem e o engajamento discente. A pesquisa adotou abordagem qualitativa de caráter interventivo, organizada em quatro fases, com a participação de 21 alunos voluntários dos 8º e 9º anos, envolvendo diagnóstico inicial, desenvolvimento de sequência didática, aplicação do kit maker e análise dos resultados, a partir de questionários, registros escritos, quadros organizadores, frequência e produções gráficas, analisados por triangulação. Os resultados apontam progressos significativos na compreensão de conceitos matemáticos, maior envolvimento dos estudantes, fortalecimento da aprendizagem colaborativa e relação mais crítica entre teoria e prática. Constatou-se ainda que a assiduidade influenciou diretamente a qualidade dos resultados. Conclui-se que a proposta maker constitui alternativa viável e inovadora para o ensino de Matemática em contextos de recursos limitados, valorizando o protagonismo discente e aproximando os conteúdos escolares do cotidiano. Como produto educacional, foi elaborada uma sequência didática com kit maker, passível de aplicação e adaptação em outras escolas públicas, visando à inovação pedagógica e à melhoria do ensino de Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190506 - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
Interno - 1335625 - CLAUDIR OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1580905 - JOSECLEY FIALHO GOES - UFOPAExterno ao Programa - ***.129.532-** - LUCIANO GONCALVES DA SILVA - IFPA
Notícia cadastrada em: 01/02/2026 23:18
SIGAA | SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - jboss-sigaa-02.ufopa.edu.br.srv2sigaa