Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRLENE NASCIMENTO DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRLENE NASCIMENTO DE JESUS
DATA : 25/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Biotecnologia de Plantas Medicinais
TÍTULO:

EFEITO DA OLEORRESINA DE Copaifera reticulata Ducke NA PRODUÇÃO DE ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO POR NEUTRÓFILOS DO SANGUE HUMANO.


PALAVRAS-CHAVES:

Copaifera reticulata. Espécies reativas de oxigênio (ERRO). Ação Anti-inflamatória. Oleorresina. Neutrófilos.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Entre os produtos naturais mais utilizados na medicina tradicional, a oleorresina da Copaifera reticulata Ducke (Copaíba) destaca-se como uma fonte rica em compostos bioativos, especialmente sesquiterpenos, conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias. No entanto, os mecanismos precisos pelos quais a oleorresina exerce sua ação anti-inflamatória ainda não foram completamente esclarecidos. Além disso, há uma questão em aberto relacionada à formulação e dosagem ideais para garantir um efeito anti-inflamatório eficaz e seguro. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral avaliar como a oleorresina de Copaifera reticulata modula a produção de espécies reativas de oxigênio (ERO) por neutrófilos do sangue humano. Para alcançar esse objetivo, propomos uma série de objetivos específicos, incluindo a avaliação das características físico-químicas da oleorresina, sua citotoxicidade em neutrófilos, sua capacidade antioxidante em um sistema livre de células e seu efeito na produção de ERO pelos neutrófilos. Trata-se de um método de análise in vitro, ao qual compreende a realização de ensaios de citotoxicidade, avaliação da atividade antioxidante da oleorresina e um ensaio para avaliar seu efeito na produção de ERO por neutrófilos, utilizando a quimioluminescência dependente de luminol com diferentes concentrações da oleorresina e tempos padronizados. Ressalta-se que os neutrófilos serão obtidos de amostras de sangue periférico humano de participantes voluntários saudáveis, com idades entre 20 e 40 anos e igualmente distribuídos entre ambos os sexos. Portanto, espera-se que os resultados demonstrem a capacidade da oleorresina de modular a atividade dos neutrófilos durante processos inflamatórios, inibindo a geração de espécies reativas de oxigênio. Isso poderia posicionar a oleorresina de Copaíba como um promissor produto natural para o desenvolvimento de fitoterápicos com propriedades anti-inflamatórias, uma vez, que este estudo visa contribuir para o avanço do conhecimento sobre os efeitos da oleorresina de Copaíba na regulação da resposta inflamatória mediada por neutrófilos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776289 - ELAINE CRISTINA PACHECO DE OLIVEIRA
Interno - 2383549 - GUSTAVO DA SILVA CLAUDIANO
Externo ao Programa - 1243405 - THALIS FERREIRA DOS SANTOS - UFOPA
Notícia cadastrada em: 05/06/2024 16:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa