PEÇAS DE UMA HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE APLICAÇÕES MATEMÁTICAS (LAPMAT) DA UFOPA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NA REGIÃO OESTE DO PARÁ
História da Matemática. História da Educação Matemática. Laboratório de Ensino de Matemática. Formação de Professores.
A História da Educação Matemática converge para a formação profissional dos professores que precisam compreender as heranças que acompanham o seu trabalho ao longo dos anos e presentes em suas práticas. Estabelecer uma relação histórica com as práticas profissionais realizadas no passado tende a desenvolver melhores práticas atuais visando a produção de formas eficientes de ensino e aprendizagem, de forma permanente. Nesse contexto, a UFOPA se destaca, como referência regional na produção de estudos e pesquisas sobre o Ensino de Matemática, em especial, no desenvolvimento de projetos que visam contribuir para a formação de professores. Por não possuírem registros e memórias das atividades desenvolvidas, alguns projetos permanecem no anonimato, como é o caso das ações realizadas no LAPMAT. Este trabalho busca investigar quais ações foram desenvolvidas no período de 2009 a 2020 no LAPMAT da UFOPA e quais foram as contribuições, decorrente destas ações, para a Educação Matemática, da região oeste do Pará. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, configurando-se como uma pesquisa documental e elementos da pesquisa narrativa e história oral. Também, possui aspectos de um estudo de caso, reunindo uma variedade de informações para a análise, com base em um registro de depoimentos, por meio de questionários e entrevistas. Pretende-se identificar as ações que foram desenvolvidas no período selecionado, através do registro científico das ações formativas e do levantamento das ações realizadas, além de verificar quais as contribuições de tais ações, realizadas pelo LAPMAT, para a Educação Matemática da região. O que é desenvolvido em Matemática atualmente, será parte integrante da História da Matemática daquele ambiente e é essa História que vai nortear os futuros professores, visto que a matemática tem seu desenvolvimento de forma processual e que se desenvolve com base na sua própria História e, portanto, precisa fazer parte das discussões entre os espaços formativos.