PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A CASA FAMILIAR RURAL DE BELTERRA: EXPERIÊNCIAS DOS JOVENS EGRESSOS
CFR de Belterra. Pedagogia da Alternância. Egressos. Educação Profissional
Busca-se investigar o processo formativo de egressos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra na perspectiva de perceber e contextualizar a Pedagogia da Alternância e sua estrutura de organização em rede, a partir da organização de associações locais mantenedora das Casas Familiares Rurais, compreender a educação profissional dos jovens alternantes da CFR de Belterra a partir do Plano de Formação e seu currículo para o desenvolvimento do meio e refletir entre os egressos como evidenciam as contribuições da formação na CFR em termos da melhoria da produtividade, economia e qualidade de vida comunitária onde está inserido. Este trabalho adotou como opção teórico-metodológica a abordagem qualitativa dando ênfase aos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, narrativa, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram: os egressos da CFR de Belterra. Para análise do referencial teórico, são tomados como base os estudos de Gimonet (1999); Begnami (2004); Prazeres (2008); Meneses (2010) e Ferreira (2015) entre outros. Considerando a trajetória dos jovens egressos da CFR que têm permanecido no campo sob diferentes formas ou arranjos de condição camponesa, atendendo às expectativas dos agentes do campesinato e das famílias é um ponto positivo dentro do processo formativo. Vale ressaltar um desafio que talvez seja o maior para o desenvolvimento das Casas Familiares Rurais é que a proposta de caminhar no sentido de se transformar em política pública, isso pressupõe que as CFRs passem a fazer parte dos sistemas educacionais dos municípios, estados ou da união. Isso gerará um debate profundo sobre a Pedagogia da Alternância, haja vista que, as Casas Familiares Rurais são administradas por uma entidade formada pelos pais.