Início das atividades do Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola – PPGE/UFOPA

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA) iniciou, em janeiro, as atividades referentes ao EDITAL Nº 05/2025 – PPGE/UFOPA, publicado em 12 de novembro de 2025, que regulamenta o Processo Seletivo Especial 2026 para os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, destinado a candidatos indígenas e quilombolas.

A 1ª fase do processo seletivo corresponde ao Seminário de Educação Indígena e Quilombola de nível superior, caracterizado como curso preparatório, de frequência obrigatória, realizado no período de 9 a 24 de janeiro. Essa etapa tem caráter formativo e orientador, constituindo-se em espaço fundamental de aprofundamento teórico, político e metodológico sobre a educação indígena e quilombola, bem como de introdução à pesquisa acadêmica em nível de pós-graduação.

A coordenação geral desta etapa está sob a responsabilidade do Prof. Dr. Zair Henrique Silva, docente do PPGE/UFOPA, que conduz a organização acadêmica, o acompanhamento das atividades e a articulação entre os encontros formativos e as orientações para elaboração dos projetos de pesquisa.

O seminário articula encontros presenciais e on-line, além de atividades supervisionadas, totalizando 60 horas, distribuídas entre momentos de estudo coletivo, debates temáticos e orientações para a elaboração do projeto de pesquisa e do currículo comentado, exigidos nas fases subsequentes do processo seletivo.

A programação contempla temas centrais como o processo seletivo especial do PPGE/UFOPA, as ações afirmativas na pós-graduação, a educação na Amazônia, a pesquisa em educação, a educação indígena, a educação quilombola e a elaboração de projetos de pesquisa em nível de mestrado e doutorado, contando com a participação de docentes do Programa e pesquisadores convidados.

Os encontros possuem duração de quatro horas, totalizando 36 horas de atividades síncronas, sendo as 24 horas restantes destinadas à orientação específica, supervisão de estudos e acompanhamento individual e coletivo da elaboração dos projetos e currículos comentados.

Ao final dessa primeira fase, prevista para 31 de janeiro, os(as) participantes deverão submeter à coordenação do processo seletivo especial indígena e quilombola, por meio do e-mail institucional indicado no edital, o projeto de pesquisa e o currículo comentado, conforme as orientações estabelecidas. Prosseguirão para a fase seguinte do processo seletivo aqueles(as) que alcançarem frequência mínima de 90% e realizarem a entrega integral da documentação exigida.

O desenvolvimento dessa etapa demonstra o compromisso do PPGE/UFOPA com as políticas de ações afirmativas, com a valorização dos saberes e das trajetórias indígenas e quilombolas e com a consolidação de uma pós-graduação socialmente referenciada, comprometida com a diversidade, a equidade e a justiça social na Amazônia.

Notícia cadastrada em: 09/01/2026 17:22
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa