Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIVELTON BENITI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIVELTON BENITI
DATA : 28/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: online
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CLASSES MULTISSERIADAS: NARRATIVAS DE DOCENTES DO MUNICÍPIO DE ITAITUBA - PARA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo, Classess Multisseriadas, Desenvolvimento Profissional Docente, Narrativas.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

O estudo sobre Desenvolvimento profissional de professores que atuam em classes multisseriadas: narrativas de docentes do município de Itaituba – Para, busca investigar como os professores que atuam em classes multisseriadas constroem o próprio processo de desenvolvimento profissional docente, partindo da seguinte questão norteadora: Em que medida as experiências formativas de professores (as) que atuam em classes multisseriadas na educação do campo no município de Itaituba contribuem para o processo de desenvolvimento profissional docente? Para isso, se adotou uma metodologia de cunho descritivo-analítico, embasada no método das narrativas autobiográficas. Para a fundamentação teórica, embasamo-nos em Hage (2010, 2011, 2014), Ximenes-Rocha (2007), Munarim (2008), Molina; Sá (2012), Caldart (2009),Clandinin e Connelly (2011), Arroyo (2010), Nóvoa (2007), Crecci; Fiorentini (2018) dentre outros, que assentam sobre as temáticas de Desenvolvimento Profissional Docente, Educação do Campo, classes multisseriadas e narrativas. Acredita-se que a presente pesquisa, mediatizada pelas narrativas autobiográficas, trará relevância política pedagógica, pela importância da formação desse profissional que atua em classes multisseriadas, seu processo formativo, as reflexões, o aprofundamento teórico-metodológico, ampliação de conhecimentos e o compartilhamento de saberes e experiências. Dessa maneira, a pesquisa se mostra relevante, por reconhecer as vozes dos educadores(as) que lecionam nesses espaços, oportunizando-lhes refletirem o percurso vivenciado mediante narrativas, bem como desafios e superações; favorece ainda um olhar especial no tocante às suas práticas de ensino e às estratégias didático-metodológicas adotadas frente ao contexto e desafios das classes multisseriadas. Espera-se que o presente estudo traga contribuições no que tange à formação de professores voltada ao desenvolvimento profissional docente dos educadores que atuam em classes multisseriadas


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Externa à Instituição - RENATA PORTELA RINALDI - UNESP
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 10:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa