PERCEBENDO A PRÁTICA DOCENTE: UM ESTUDO ENVOLVENDO AS HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS E A TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Habilidades Sociais Educativas; Docentes; Terapia Cognitiva Comportamental.
A presente pesquisa, intitulada “Percebendo a prática docente: um estudo envolvendo as Habilidades Sociais Educativas e a Teoria Cognitivo Comportamental”, tem como objetivo verificar se existe relação entre os repertórios comportamentais dos professores e suas percepções sobre estratégias da TCC na prática docente. Para tanto, buscou-se saber quais as estratégias da Teoria Cognitivo Comportamental são usadas na prática docente, qual o entendimento dos docentes sobre essas estratégias e como são suas habilidades sociais no manejo em sala de aula. Os dados foram coletados mediante questionário sociodemográfico, inventário de habilidades sociais educativas e roteiro de entrevista sobre percepções docentes a partir de práticas baseadas em estratégias da Teoria Cognitivo Comportamental. Espera-se com esta pesquisa produzir insumos teóricos para que instrumentos e métodos sejam desenvolvidos no campo das habilidades sociais e das práticas docentes