DO ESTUDO AO ENSINO DE GRAMÁTICA NAS OBRAS DE MÁRIO PERINI
(1986 [1985]; 2003 [1995]; 2016)
Gramática. Ensino. Língua portuguesa. Mário Perini.
A Gramática, que conhecemos tradicionalmente, não é recente assim como os desafios e dificuldades enfrentadas, em sala de aula, relacionados ao ensino e aprendizagem dos conteúdos gramaticais, na disciplina de Língua Portuguesa. Ante a isso, destaca-se que a Gramática tradicional se mantém incólume e circulando (em especial no sistema escolar), mesmo diante das profundas mudanças teóricas, metodológicas e empíricas, pelas quais tem passado o estudo da linguagem verbal, desde o séc. XVII. Apesar de todas as críticas a que ela tem se submetido, ainda se encontra naturalizada no discurso e nas operações das linguísticas. Visto isso, tomando como base as profundas mudanças pelas quais o estudo da linguagem tem passado, embora contenha falhas, a gramática tem exercido função relevante nos estudos um aspecto da realidade linguística. Diante deste panorama desafiador e das críticas relacionadas às falhas encontradas na gramática e ao ensino e atento aos desafios da realidade do trabalho docente, no que concerne ao ensino de gramática, e mais especificamente, na região oeste do Pará, na Amazônia, inspirado pelo Simelp/2013, o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa), criou o projeto: “Língua, gramática, variação e ensino”, e junto a este desenvolve, desde 2017, o subprojeto: “Análise de gramáticas escritas por linguistas brasileiros”. Assim, os estudos e pesquisas desenvolvidas pelo Gelopa, buscam responder a quatro questões norteadoras: O que é gramática?; O que é ensinar gramática?; Para que ensinar gramática?; e Como ensinar gramática?. Neste projeto se insere esta pesquisa, a qual busca responser às questões a partir da análise das obras gramaticais de Mário A. Perini: Para uma nova gramática do português (1986 [1985]), Gramática descritiva do português (2003 [1995]) e Gramática descritiva do Português Brasileiro (2016). Desta forma, no primeiro momento, analisa as ocorrências do termo “gramática” nos PCN e na BNCC, depois apresenta um resumo das pesquisas realizadas pelo Gelopa, até o momento; em seguida fez uma breve descrição das obras de Perini em análise, e, após buscar responder às questões propostas, apresenta uma síntese com as respostas das pesquisas do Gelopa, e conclui destacando que o autor propõe uma reformulação nos estudos gramaticais e no ensino de língua, de modo que este contribua para a formação científica e intelectual dos estudantes.